TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos da Gestão Organizacional

Por:   •  1/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.138 Palavras (9 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

  1. [pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

        

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        ANÁLISE DO AMBIENTE        4

2.1.2        DADOS GERAIS        4

2.2        GESTÃO DE PESSOAS        4

2.3        RESPONSABILIDADE SOCIAL        7

2.4        MATEMÁTICA FINANCEIRA        8

2.5        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        8

3        CONCLUSÃO        11



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho de Gestão Organizacional proposto pela Unopar, referente ao 2° Semestre de 2018 no Curso Superior de Gestão de Recursos Humanos, tem o objetivo de analisar a prática da gestão organizacional da empresa mencionada e aprofundar os conhecimentos sobre sua estrutura e suas implicâncias no aprendizado dos conteúdos, averiguando os agentes determinantes que a fazem ocupar posição relevante no mercado em que atua, identificando e sugerindo as intervenções necessárias, promovendo a integração e a interdisciplinaridade entre teoria e prática e assim, utilizar, compreender e englobar todo o conteúdo ministrado nas tele aulas, web aulas, nos materiais de apoio e nas orientações do tutor de sala.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. ANÁLISE DO AMBIENTE

O objeto desse estudo atua no ramo de atividade médica ambulatorial com recursos para realização de consultas e exames complementares sendo, endoscopia digestiva alta e endoscopia digestiva baixa (colonoscopia) e serviços de diagnóstico por métodos ópticos. Com nome fantasia/razão social Clínica Dr. João Gomes S/S Ltda., situado a Rua Herculano Coelho de Souza, 656 – Reunidas, na cidade de Caçador SC, CEP 89500-000, inscrito no CNPJ 21.942.979/0001-97.

2.1.2 DADOS GERAIS        

Descrição da atividade econômica principal: consulta médica geral e oftalmológica. Descrição das atividades econômicas secundárias: exame de endoscopia digestiva alta e baixa.

Possui em seu quadro o número de 09 funcionárias ao todo e 03 médicos que atuam em conjunto ao corpo clínico, sendo esses, dois clínicos gerais e um oftalmologista. Drº. João Gomes Soares, clínico geral, presta serviços de consultas desde 1993 e exames endoscópicos desde 2003. Drº. José Serrão Cezar, também clínico geral, presta serviços de consultas e exames endoscópicos desde 1995. Drº. Wyler Marinho Robert, oftalmologista, presta serviços de consultas e exames oftalmológicos desde 1998.

  1. GESTÃO DE PESSOAS

        A organização atualmente é definida por Cury (2000), como um “sistema planejado de esforço cooperativo o qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar” (p.116). Meireles (2003) complementa, “a organização é um artefato que pode ser abordado como um conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos matérias, projetado para um dado fim e balizado por um conjunto de imperativos determinantes – crenças, valores, culturas (p.46)”.

Visando atingir os objetivos propostos, foi realizada uma visita na empresa com intuito de melhor entendimento do funcionamento da organização, ramo de atuação e contudo, a obtenção de dados. Para elaborar o instrumento de coletas de dados foi digerido perguntas propriamente relacionadas ao conteúdo do semestre.

Foi solicitado ao diretor clínico que respondesse as perguntas com o objetivo de estimular a reflexão sobre o respectivo tema e assim, identificar, analisar e concluir o questionário.

1 -  A empresa possui um setor de Recursos Humanos?

Por ser uma microempresa, a organização não possui um setor de recursos humanos e nem um profissional apto para atuar no cargo.

2 – Quais os tipos de recrutamento?

Destaca-se o recrutamento externo como opção primordial, visando contratar um novo profissional que esteja disponível no mercado de trabalho, tendo base em novas ideias, conceito e mão de obra qualificada.

Quando há necessidade de preencher uma vaga em aberto, ressaltou o processo por QI (quem indica). O colaborador que já faz parte da organização indica um candidato, tendo conhecimento do seu histórico profissional. O diretor clínico entra em contato com o profissional indicado e acordam o dia e horário para realizar uma entrevista.

3 – Quais as técnicas de seleção?

        É realizada através de uma entrevista, pois é o momento que se tem um contato mais próximo com o candidato. Consiste em uma entrevista não-diretiva, sendo totalmente livre nas questões e nas respostas. O diretor clínico assume a condução da forma que achar mais conveniente, com objetivo de conseguir o máximo de informação do candidato.

4 – É realizada uma entrevista de desligamento?

A empresa em si não realiza uma entrevista de desligamento. No ato da demissão, é constatado os motivos da decisão de rescisão de contrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (182.6 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com