TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos da Hipótese de Incidência

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos da Hipótese de Incidência

Material

Temporal

Espacial

Pessoal

Aspecto material. (o quê?)

O aspecto material da hipótese de incidência é o momento onde surge a obrigação tributária, é a razão do porque se paga o tributo, conforme está na lei, o aspecto material é composto pelo verbo + o complemento da ação descrita como tributável, o aspecto material é classificado como  o mais complexo da hipótese, nele está descrito as informações em ordem objetiva. Podemos citar alguns casos: Ser proprietário de imóvel urbano (IPTU), ser proprietário de veículo automotor (IPVA), prestar serviço (ISSQN), entre outros.

Aspecto espacial. (onde?)

O aspecto espacial é importante para saber os fatos concretos que se enquadram em tese na hipótese de incidência, e se foram praticados dentro do seu território de abrangência, só a informação da razão em que o contribuinte paga o tributo, ou o momento esclarecidos nos aspectos materiais e temporais, não é o bastante, então se faz necessário esclarecer através do aspecto espacial o local onde ocorre a obrigação tributária,  neste aspecto será definido o local onde é devido o tributo em questão. Para facilitar o entendimento temos como exemplos: Município onde está localizado o imóvel urbano (IPTU), o Estado onde está matriculado o veículo automotor (IPVA), o local de prestação de serviço, ou a sede da empresa prestadora de serviços, a depender do caso (ISSQN).

Aspecto temporal. (quando?)

O aspecto temporal é o momento a qual se materializa a hipótese de incidência, no exato momento quando ocorre o fato gerador, o aspecto determina o momento a partir do qual passamos a ser sujeitos da obrigação tributária, ele revela ao sujeito passivo o exato momento do nascimento da obrigação,  o momento é diverso em cada tributo, podendo ser o primeiro dia do ano, o momento de aquisição de um bem, o momento da prestação de um serviço e assim por diante. Decerto que tal momento deverá ser determinado, para que não surjam dúvidas do momento do nascimento da obrigação tributária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com