TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assédio Moral

Por:   •  27/11/2015  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CANELA

Aluno: Rafael Lima da Costa

Curso: Administração de Empresas

Disciplina: Psicologia Organizacional e do Trabalho

Profa.: Eliana A. L. Panozzo

2014/2

Análise de artigo científico

“Assédio Moral: uma guerra invisível no contexto empresarial”

        O artigo analisado traz como tema principal o assédio moral dentro das organizações. As autoras, através de um método de estudo de casos múltiplos, puderam analisar e constatar as semelhanças das conseqüências graves vividas pelas vítimas deste assédio, tanto emocionais como físicas.

        De início as autoras falam das características do assédio moral e seus efeitos, podendo ser definido como um desvio de poder, transformando em elemento nocivo o bem-estar do trabalhador. Pode manifestar-se por inveja, ciúme, rivalidade e insegurança por parte do agressor, utilizando destes métodos abusivos para desqualificar e isolar a vítima.

        As vítimas “preferidas” possuem algumas características em comum, que estimulam o ataque dos agressores como: pessoas muito competentes, criativas, dinâmicas, que possuem uma preferência pessoal do chefe, além de grávidas, homossexuais ou pelo simples fato de se comportarem de maneira diferente do conjunto de colegas.

        Na tipologia do Assédio Moral citam os mais comuns:

        1 – Assédio Moral Vertical Descendente: deflagrado pela direção ou superiores contra o subordinado;

        2- Assédio Moral Horizontal: perseguição dos colegas de trabalho;

        3- Assédio Moral Misto: quando a chefia assedia e todo o grupo passa a fazer o mesmo.

        O assédio moral percorre todos os setores e as conseqüências da vergonha e humilhação podem causar traumas irreparáveis à vítima, pois esta se isola do mundo, sentindo-se até mesmo culpada de ter feito alguma coisa errada. Esta forma de terror psicológico não se limita ao aspecto emocional, mas também o físico.

        Na segunda parte há um estudo de caso com o relato de duas pessoas que sofreram assédio moral no seu trabalho. Uma das vítimas era um representante comercial de uma empresa do setor calçadista e outra uma advogada com atuação profissional em um sindicato. É feita uma análise dos dois casos que são equiparadas para buscar as particularidades, analogias e a compreensão da experiência vivida pelos participantes da pesquisa.

        O estudo nos prova que as pessoas assediadas não são frágeis, incompetentes e indefesas como todos caracterizam, mas sim, pessoas com certo grau de estudo, até mesmo com nível superior e que possuem conhecimento, dinamismo e atitudes que os fazem ser reconhecidos profissionalmente em seu local de trabalho.  Nos dois casos o principal assediador identificado pelos participantes foi um superior hierárquico, caracterizando, de acordo com a tipologia, como assédio moral vertical descendente. Também se identificou assédio moral misto em um dos casos, onde os colegas também começaram a partilhar do assédio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com