TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assédio Moral no Trabalho

Por:   •  3/6/2015  •  Dissertação  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Assédio Moral no Trabalho

Em nossos dias o Assedio Moral é recorrente nos tribunais regionais da justiça do trabalho, sendo algo novo dentro do estudo do direito do trabalho. No entanto o assedio moral não é coisa nova, o assedio moral há tempos vem sendo estudado em outras áreas do conhecimento humano, tais como psicologia e medicina.

O estudo do direito do trabalho tem uma ligação direta com os direitos Humanos objetivando a proteção conta as mais diversas modalidades de opressão ao ser humano, protegendo-o das descriminalizações, frutos da modernização das atividades trabalhistas em grande escala, e também a busca por resultados econômicos.

O tema foi estudado por inúmeros pesquisadores recebendo diversas denominações mundo a fora, tais como: mobbing na Suecia, na França harcèlemente moral, nos Estados Unidos e Inglaterra bullging e no Japão Ijine (ostracismo social).

Assédio Moral tem o mesmo significado que violência moral, violência psicológica exposição de trabalhadores a situação de Vexatória, de constrangimento e humilhação, vitimando o trabalhador continuamente e repetitiva, caracterizando atitude desumana, faltando com a ética nas relações de trabalho.

O assédio moral é praticado por vitimadores, que são os chefes, os patrões Companheiros de trabalho, Chefes e patrões buscam resultados econômicos empresariais e administrativos, companheiros de trabalho competem por espaços tornado as relações hierárquicas é o autoritarismo, frias e desumanas, sem ética; como resultado tem se um ambiente de trabalho degradado, muito mais destrutivo que produtivo. O assédio moral é exercido de diversas formas, através de brincadeiras de mau gosto, apelidos e da desvalorização profissional do trabalhador.

As Organizações devem estar sensíveis às mudanças que vem ocorrendo e enxergando a nova realidade, tomando decisão adequada, no sentido de reduzir ao máximo os impactos da busca por resultado, metas produtivas e econômicas, ações práticas e não discriminatórias, objetivando eliminar as causas, que leve a prática do assédio moral no trabalho por seus gestores.

Ética

Para a organização que visa administrar com conduta ética as relações social-administrativas, não pode pressupor um sistema de normas e conduta ética, portanto o administrador deverá exercer a aplicabilidade da ética com profissionalismo, no mais elevado comprometimento com os direitos humanos, desta forma o administrador aproximar-se deste ponto de equilíbrio delicado dentre a conduta ética e a obtenção do lucro pelo lucro.

As organizações juntamente com os seus gestores têm que se instrumentalizar com ferramentas que dissemine a cultura interna formalizando-a através de manuais de conduta e códigos de éticas, pois tal ação sustentará o desenvolvimento empresarial sem o assédio moral.

Trabalho/Rede Sociais

Com as sistemáticas mudanças que vemos em nossos dias, compartilhamento de redes sociais, cabe aos gestores dar sentido do quanto prejudicial é o assédio moral, tanto para a empresa como para os colaboradores, o gestor deve criar mecanismo que detecte ações deste tipo que pode perturbar o meio ambiente de trabalho, é imperativo que não há motivo para marginalizar as novas tecnologias.

Relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com