TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 2 gestao de varejo

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 11

Atividade 2 – gestão Varejo

  1. É necessário compreender o comportamento de compra do consumidor para saber o que eles compram, onde, como, quando, por que e quanto. Além dessas perguntas, saber como os consumidores respondem às diferentes características, preços e apelos de propaganda.  Influenciam no comportamento do consumidor, representando a categoria SUB CULTURA, pessoas com valores baseados em situações e experiências em comum, por exemplo: Assinale a alternativa incorreta ou que não pertence a categoria Sub Cultura:

[pic 1]

a.

Consumidores Negros;

[pic 2]

b.

Consumidores maduros;

[pic 3]

c.

Consumidores Jovens;

[pic 4]

d.

Consumidor de áreas especifica do país

[pic 5]

e.

Consumidor Referência.

2) Pergunta 2

O comportamento do consumo leva em conta muitas categorias ou variáveis, como vimos ao longo dos estudos deste módulo. Entretanto duas delas se confundem pois levam nomes similares, porém com atuações independentes. Observe as orientações:

I. Uma engloba: Classe Alta, Classe Média e Classe baixa. Definição: Grupos onde pessoas dividem comportamentos parecidos e valores. 
II.
Outra aborda: Pessoas de Referência, Famílias, Funções e Status Sociais.Definição: Grupos influenciadores no comportamento, tais como, FAMÍLIA, FUNÇÕES E STATUS SOCIAIS onde pessoas pertencem ou desejam pertencer.  

Indique a alternativa que corresponda as duas categorias ou variáveis corretas, respectivamente:

[pic 6]

a.

Cultura e Sub Cultura;

[pic 7]

b.

Referencial e Definições;

[pic 8]

c.

Classe Social e Social;

[pic 9]

d.

Fatores Pessoais e Fatores Psicológicos;

[pic 10]

e.

Idade e Estágio de vida e Estilos de vida.

3) Pergunta 3

Observe as sentenças abaixo:
I. A  ______________________ influencia a compra de produto ou serviço sua renda pessoal ou familiar será o balizador na hora de entrar em um financiamento de um bem. É necessário observar as tendências da economia no que se refere à renda pessoal, poupança, e taxas de juros.

II. A classe social irá determinar a busca de um ____________________ como padrão de vida de acordo com sua personalidade: hobby, compromissos sociais, interesses por comida, moda, família, diversão.  Selecione as duas modalidade do comportamento do consumidor, que preenchem e correspondem aos espaços, respectivamente:

[pic 11]

a.

Situação econômica / Estilo de vida;

[pic 12]

b.

Ocupação / Referencial

[pic 13]

c.

Personalidade e / Idade e Estágio de Vida;

[pic 14]

d.

Situação econômica / Fator Psicológico;

[pic 15]

e.

Definição / Fator Pessoal.

4) Pergunta 4

Analise o gráfico a seguir que aborda a influência no comportamento das crianças na hora da compra. Sobre esse cenário, é incorreto afirmar:

[pic 16]

a.

Antes, eles pouco participavam das decisões. Hoje, argumentam, comovem e convencem. 


[pic 17]

b.

Os pequenos tiranos, sobretudo da crescente classe média, nunca tiveram tanta influência sobre os pais e sobre o consumo da família. 

[pic 18]

c.

Os pais, por sua vez, sentem dificuldade em dizer "não", principalmente se os filhos têm bom desempenho escolar e ajudam nas tarefas domésticas.

[pic 19]

d.

"Para os pais, o benefício (um futuro bom para os filhos) tem maior peso nas decisões do que o custo (despesas envolvendo as crianças)".

[pic 20]

e.

As crianças tem mais acesso as informações por meio de TV, internet, celular e o aumento do nível educacional. Contudo, estes fatores não ajudam, ao contrário, atrapalha o consumo. 

5) Pergunta 5

Mundo Sustentável e Tecnológico. Devido ao crescente número de internautas em todo o mundo, além da concorrência das lojas físicas, o varejista deve estar atento às ofertas online. Apesar de ser uma tendência para o futuro, no entanto, pesquisas e estudos apontados durante os estudos mostram que 34% dos shoppers da América Latina preferem comprar em sites de lojas que existam fisicamente, contra 20% dos que preferem sites com vendas exclusivamente on lines.Sobre esses dados devemos considerar correta a afirmação: 

[pic 21]

a.

O consumidor valoriza as empresas pioneiras na adoção de práticas sustentáveis. Isso por confiar no varejo como promotor da sustentabilidade, uma vez que a interação diária com seus clientes é muito forte. 

[pic 22]

b.

Os consumidores gostariam também que o varejo considerasse aspectos socioambientais na seleção de seu mix de produtos. Mas sabem que isso não é comum.

[pic 23]

c.

“A escolha por conveniência no Brasil vem sempre somada à escolha de preço, porque a concentração do varejo do país é alta.

[pic 24]

d.

O consumidor brasileiro encontra diferenças relevantes de preços quando pesquisa em diferentes canais, mas acaba optando na maioria das vezes pela compra online.

[pic 25]

e.

Como no Brasil a concentração de pessoas no Varejo é bem maior, o consumidor prefere economizar mais o próprio tempo, procurando lojas de conveniência, uma vez que sabe que não encontra grande diferença de preço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (138.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com