TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Aberta Empreendedorismo

Por:   •  21/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE SWOT

[pic 1]

Questões para discussão

1. Em sua opinião, quais ações de marketing que podem ser realizadas para que a Onodera Estética-Unidade Bela Vista em Porto Alegre alcance sua visão: “Ser referência no ramo de estética no estado do RS”?

Por se tratar de uma franquia já consolidada em outros estados, qualquer ação a ser feita, deve se basear em apresentar o produto ao público alvo. Deve enaltecer toda a tradição da Onodera e a extrema qualidade de seus tratamentos, porém como os gestores (franqueados) já atuavam na área da fisioterapia e possuíam uma clientela grande e fiel, no material publicitário deve constar que a clínica está sob esta direção, atraindo assim, potenciais clientes que conhecem o trabalho do casal na cidade.

Além disso, devido a sazonalidade e a perecibilidade do negócio, se faz necessário elaborar promoções e pacotes de serviços, estimulando assim, a entrada de clientes nos períodos de baixa.

 

2. Se você fosse o gestor da Onodera – Bela Vista, o que você faria para amenizar ou eliminar as desvantagens apontadas por Paula e Cristiano?

A maioria das desvantagens apontadas pelo casal tem a mesma causa raiz: a falta de poder sob a tomada de decisões frente à franqueadora. Acredito que seria importante aumentar o poder de negociação com a franqueadora, através de um acordo e uma análise do cenário. Considerando que cada localidade possui diferentes desafios, faz-se importante a aplicação de diferentes estratégias de negócio.

Apresentar os resultados positivos do negócio aliado ao fato da franquia ter ficado em primeiro lugar no ranking abre a possibilidade de debate, como por exemplo, sugerir o custeio por parte da franqueadora com os treinamentos e viagens, visto que, o aumento do lucro na franquia impacta positivamente o lucro da franqueadora.

3. Dentre as quatro características dos serviços, em sua opinião, qual é a mais determinante para a Onodera – Bela Vista? Justifique sua resposta.

A perecibilidade seria a característica determinante  para a Onodera - Bela Vista, uma vez que os serviços oferecidos são perecíveis, ou seja, deixam de existir em um determinado período de tempo e não podem ser estocados e distribuídos em outro período. A hora de um médico na clínica por exemplo, tem um custo (salário) elevado, caso não haja clientela para ser atendida essa hora médica especializada será perdida e não poderá ser reutilizada em outro momento. Neste sentido  torna-se desafiador para os gestores lidar com uma eventual demanda sazonal e, portanto, dimensionar a estrutura adequada para prestação dos serviços sem excesso ou escassez.

4. Quais ações que você proporia para trabalhar com cada característica dos serviços?

  • Intangibilidade:

  • Uso de indícios tangíveis. A qualidade dos aparelhos e mobília, decoração do ambiente, a vestimenta e padronização do atendimento dos colaboradores, etc.
  • Criação de sólida imagem organizacional. Utilizar do reconhecimento da franquia Onodera para o marketing, por se tratar de uma franquia já consolidada em outros estados e de possuir vários anos de tradição de qualidade.
  • Inseparabilidade:
  • Dar ênfase na seleção e treinamento do pessoal de contato com o público. Os colaboradores devem realizar o atendimento de forma amistosa e carismática.
  • Heterogeneidade:
  • Padronização do serviço ofertado. Como a unidade faz parte de uma franquia de renome é importante que a forma de atendimento e os materiais utilizados sejam padronizados. Porém, é sabido que cada funcionário, mesmo que bem treinado, pode variar a forma de atendimento de um cliente para outro. Ou ainda, um cliente pode interferir na experiência de outro cliente.
  • Perecibilidade:
  • Precificação criativa para atrair clientela nos períodos de baixa demanda, como por exemplo: promoções e pacotes de serviços.
  • Prestação de serviços complementares, como por exemplo: cortesias.

5. Por que o investimento de Paula e Cristiano em propaganda não foi bem sucedido?

Paulo e Cristiano contavam com um retorno rápido sobre o marketing, uma vez que estavam em um período de baixa demanda. Porém, ao realizar o empréstimo, sem capital de giro, sem planejamento anterior e sem uma devida avaliação dos riscos, eles descapitalizaram a empresa sem a certeza de um retorno financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (73.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com