TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Certificadora Processos Gerenciais

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.570 Palavras (11 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERCIDADE VEIGA DE ALMEIDA

DAVI COELHO DA SILVA

ATIVIDADE CERTIFICADORA

RECURSOS HUMANOS

RIO DE JANEIRO

2016

                

DAVI COELHO DA SILVA

ATIVIDADE CERTIFICADORA

RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Atividade Certificadora para obtenção de certificação de Gestor de RH, apresentada à Universidade Veiga de Almeida como requisito para a conclusão parcial do Curso de Graduação Tecnológica de Processos Gerenciais.

Orientadora: Profª Benilda Bezerra Ferreira Sobrinho

RIO DE JANEIRO

2016


SUMÁRIO

  1. Apresentação
  2. Entrevista

A Gestão de Recursos Humanos no Metrô Rio

   O Metrô Rio é um dos transportes mais utilizados na cidade do Rio de Janeiro por ser rápido e seguro, o que lhe torna diferente dos outros meios de transporte.  Tudo começou com a concessão do Governo do Estado para uma iniciativa privada. Muitos acham que os transportes públicos, em geral, pertencem ao Governo, no entanto, o Metrô RJ é uma exceção a essa “regra”. A empresa pertence a um grupo de investimento chamado Invepar, que atua no segmento de transportes, no Brasil e no exterior.

        A Inauguração ocorreu em março de 1979, de uma forma mais tímida. Desde então vem se desenvolvendo e ampliando as linhas de acesso para vários bairros. Além das linhas, também apostou nos ônibus integração que transportam pessoas de alguns bairros para a estação mais próxima da localidade. Pode-se dizer que o Metrô não auxilia apenas no curto tempo de seus percursos, mas também facilita financeiramente já que suas integrações possuem valores acessíveis.

        No início eram apenas cinco estações: Cinelândia, Praça Onze, Central, Presidente Vargas se Glória e para atender o grande fluxo que havia nessas estações o Metrô contava apenas com quatro trens que tinham intervalos de oito minutos, em média, mesmo assim transportava aproximadamente 60 mil passageiros por dia.

        A expansão não demorou muito para ocorrer. Logo foram inauguradas as estações Estácio e Uruguaiana, o que aumentou a demanda de clientes e automaticamente tiveram que investir em mais trens para conseguir de alguma maneira atender a todos com mais agilidade, diminuindo assim os longos intervalos. Dessa forma o Metrô deslanchou: inaugurou a estação da Carioca Flamengo e Botafogo. Foi com o surgimento das estações que o metro ficou dividido em duas linhas: linha 1 e linha 2.

        A linha 2 foi construída gradativamente. No início, as estações que pertenciam à segunda linha tinham horários de funcionamento diferenciado, que era chamada de Pré-Metrô. As estações pioneiras da linha dois foram São Cristóvão e Maracanã, depois vieram as demais estações, o que fez com que a circulação dos trens ficasse regular. A transferência de passageiros da linha dois para terem acesso à Zona Sul, Zona Norte e Centro era realizada na estação Estácio e lá ficavam disponíveis os trens sentido ao percurso desejado pelos passageiros. Essa transferência era muita conhecida como baldeação.

    A expansão das estações do Metrô não parou por ai, há pouco tempo foi inaugurada a estação Cidade Nova, o que extinguiu a transferência de passageiros para a linha 1 através da baldeação na estação Estácio. Desse modo os clientes do Metrô RJ, economizam 13 minutos em suas viagens e não precisam se indispor na troca de trens. Essa iniciativa foi criada pensando em facilitar o aceso dos passageiros da linha 2, tantos nos dias úteis quanto em eventos na cidade do Rio de Janeiro. Entretanto esse acesso direto só ocorre em dias úteis, nos finais de semana e feriados em que ocorra algum evento na cidade. As expansões do Metrô facilitou a vida de muitas pessoas, em vários aspectos, por isso que atualmente o Metrô transporta milhões de pessoas por dia. Pessoas de diferentes lugares, mas todas com um único objetivo: agilidade.

     O ano de 2013 marcou a entrada plena em funcionamento dos 19 novos trens e a melhoria na operação com a redução dos intervalos nas viagens. Também registrou a decisiva participação do modal nos esquemas de mobilidade urbana dos dois grandes eventos que o Rio de Janeiro recebeu: a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude.

     Em 2013, o MetrôRio reabriu a Estação General Osório e acelerou a preparação da Estação Uruguai. E, no âmbito institucional, a Concessionária conseguiu uma importante vitória: a certificação ISO 9001.

    Em março de 2014, a estação Uruguai, 36ª estação do MetrôRio e quarta situada na Tijuca, foi inaugurada. Com cinco acessos (um na Rua Dona Delfina, dois na Itacuruçá e dois acessos na Conde de Bonfim), a estação tem 300 metros de plataforma, mais de sete mil metros quadrados de área construída e 2,9 km de via. A nova estação somou mais 1,1 km de extensão à Linha 1.

A estação Uruguai é fruto de um investimento de R$ 250 milhões. Para a sua construção, aproveitou-se o trecho já escavado conhecido como Rabicho da Tijuca.

      O Metrô tem sistema de operações em épocas festivas, como Carnaval e Réveillon. No caso dos eventos esportivos que irão ocorrer na cidade o sistema metroviário não podia ficar de fora, por isso está reformando estações, investindo em novos trens e na ampliação das linhas.

       A Concessionária trabalha arduamente em busca de um novo conceito de mobilidade para o Rio de Janeiro -  que vive um grande ciclo de transformações, na esteira dos eventos que a cidade vem recebendo e que receberá no próximo ano.

    Agora, se prepara para operar durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Para os Jogos Paralímpicos, cabe lembrar que o MetrôRio é um dos mais acessíveis do mundo entre os metrôs com mais de dez anos de operação e o único que mantém, em caráter permanente, apoio aos portadores de necessidades especiais.

Para auxiliar com informações sobre o programa de Gestão de Recursos Humanos praticados pelo Metrô Rio, realizei entrevista com Coordenadora de RH, Beatriz Santos. Abordamos assuntos de importância para realização dessa atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com