TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE COLABORATIVA

Aula tema 1

Histórico do país exportador

A Republica Federativa do Brasil é um dos principais e importantes países do mundo, sendo destacados em diversas áreas, como a da indústria, agrícola e ambiental.

Atualmente ocupando o quinto lugar dentre os países mais populosos do mundo e em mesma posição em relação às dimensões geográficas, o Brasil esta localizado no subcontinente da América do sul, privilegiado por ser banhado pelo oceano atlântico em sua costa marítima, facilitando assim as comercializações por meio do transporte marítimo, além de possuir grande diversidade em fauna, vegetação e um rico acervo de rios.

Pelo fato da sua localização o clima predominante do Brasil é o tropical, causado pela grande quantidade de raios solares incidentes sobre o país.

Outro aspecto que chama a atenção do país é sua grande miscigenação de raças, tendo como principal causa as diversas etnias que colonizaram o país, como os portugueses, espanhóis e africanos, que consequentemente podemos perceber em diversas regiões do Brasil, representados por suas características culturais, como as danças e a culinária.

Na região norte, por exemplo, é de fácil percepção a cultura indígena, por suas danças, a culinária baseada em peixes e a mandioca, e a festa bumba meu boi, considerada a maior do país.

Já na região sul, os traços de cultura que predominam são a dos portugueses, italianos e alemãos, onde atualmente algumas tradições festivas se mantem, como a festa da uva, tipicamente italiana, bem como culinária, com churrasco e chimarrão.

Dentre todos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, os traços culturais que formam o Brasil é realmente, grande, presentes além dos aspectos citados, o modo de falar e de vestir.

Com cerca de 8.514.205 km² de área, o Brasil tem como quantidade populacional mais de 202,7 milhões de habitantes, tendo como estado com maior quantidade São Paulo e com menor quantidade Roraima.

Oficialmente a língua oficial do Brasil é o português, sendo descendente daquele do qual possui dependência em 7 de setembro de 1822, tendo atualmente como governo a Republica federativa.

Atualmente a expectativa de vida do povo brasileiro é de 72,9 anos, tendo como Índice de Desenvolvimento Humano 0,699, considerado alto, tendo uma escala de 0 a 1.

Dentre outas características esta a religião com a maior porcentagem de adeptos, sendo esta o cristianismo, bem como a participação do bloco econômico MERCOSUL, composto pelos países que formam fronteira entre si (Paraguai, Uruguai e Argentina).

Entre outros dados econômicos relevantes esta o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) representado pelo Gráfico 1, entre os anos de 2000 a 2012, bem como a sua distribuição entre os brasileiros, mencionada pela renda Per Capita de 2008 a 2014, no Gráfico 2.

Gráfico 1 PIB Brasileiro Anual – 2000 a 2012

[pic 1]

(Fonte: ADVFN.com)

Gráfico 2 PIB - Per capita - Brasil - 2008 a 2014

[pic 2]

(Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Contas Nacionais. (1) Com base nos dados preliminares de Contas Nacionais Trimestrais).

Tendo em vista a grande diversidade de produtos produzidos em território brasileiro, como o petróleo e a agricultura, fazem com que o Brasil se torne em um dos maiores produtores e exportadores dos mesmos, mas que envia de regra, por não possuir vantagem atrativa em outras áreas, tendo como base os custos de oportunidades, é adepto de produtos, sendo dos quais ate mesmo produtos, sendo mais bem detalhado nas Tabelas 1 e 2.

Tabela 1 Produtos mais importados pelo Brasil

Produtos mais importados pelo Brasil (referência: ano de 2011) e porcentagem do valor importado

Produtos

%

Petróleo Bruto

6,2%

Automóveis

5,3%

Óleos Combustíveis

3,5%

Autopeças

2,8%

Medicamentos

2,6%

(Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (49.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com