TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Dirigida – Gestão de Pessoas

Por:   •  12/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Dirigida – Gestão de Pessoas I – PBO (Pesquisa bibliográfica aplicada)

Prof.ª Christianne Viana

A atividade poderá ser realizada em duplas e enviada para o e-mail chrisgonzaga@hotmail.com  ate o dia 16/09.

Alunos: Helder Ramos Pimenta, Pedro Henrique de Lima

Recrutamento e Seleção é a técnica responsável pela atração dos melhores candidatos para ocuparem as vagas de emprego em uma empresa. Já estudamos sobre os tipos de Recrutamento e, em breve, iremos conhecer as técnicas de seleção de pessoal. Neste momento em duplas, vocês deverão:

  1.  pesquisar o conceito de recrutamento, recrutamento interno e externo, recrutamento misto as vantagens e desvantagens utilizando, pelo menos, dois autores para fundamentar a pesquisa.
  2. Refletir qual sobre a importância do recrutamento e a melhor técnica de recrutamento no entendimento da dupla.

Com o avanço das indústrias pós revolução industrial, houve uma necessidade muito maior de mão de obra. Nesse período não havia a necessidade de mão de obra especializada. Ao longo do tempo com a evolução e desenvolvimento da tecnologia, aumento de concorrência e com o advento da globalização, começa a se exigir uma mão de obra muito mais qualificada e especializada. Dando a necessidade de um recrutamento bem realizado.  Para atender aos cargos em organizações de diversos portes. (MICHEL, 2007). Segundo CHIAVENATO (2000), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Mas há discordâncias entre autores quanto a triagem de candidatos. O recrutamento refere-se ao processo que decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o agrupamento dos candidatos, que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar na empresa (CÂMARA et. al.  2003).

O objetivo do recrutamento consiste em atrair candidatos e, para que seja eficaz, deverá fazê-lo em número suficiente para fornecer o processo de seleção e assim permitir que este funcione. Trata se pois de um sistema de informação que visa a divulgação de oferta de oportunidades de emprego (CHIAVENATO, 2000).

Essa busca pela excelência almejada pelas empresas é vista como uma alternativa de sobrevivência, que pode ser alcançada com investimentos em recrutamento, treinamentos, capacitação e desenvolvimento das pessoas (CHIAVENATO, 2010).

Existem diversos tipos de recrutamento

Recrutamento Interno – é quando a empresa procura preencher determinada vaga por meio de remanejamento de seus próprios funcionários através de promoção, através de transferências, transferências com promoção, transferência de uma posição para a outra dentro da empresa, programas de desenvolvimento pessoal e planos de carreira pessoal (CHIAVENATO, 2009). Já Câmara (2003) cita a recomendação de um amigo para preencher a vaga ao concurso interno, dando referência na indicação de um amigo que considera possuir requisitos necessários para prover o cargo em questão. As vantagens: sem anúncios em meios de comunicação ou empresa de recrutamento, evita a demora no processo de admissão/demissão, estimula junto ao pessoal constante aperfeiçoamento e de auto avaliação. Desvantagens: bloqueia a entrada de novas ideias, experiências e expectativas, favorece a rotina atual, mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização.

Recrutamento externo –  é quando a organização procura preencher suas vagas com candidatos externos, que não fazem parte do plantel da empresa, e que são atraídos pelas técnicas de recrutamento   (ROCHA, 1997). E dentro do recrutamento externo há dois tipos de abordagem: a direta e a indireta. Recrutamento Direto é realizado pela própria empresa que recorre ao mercado através da mídia, das quais a divulgação será efetuada, e com isso, fazendo com que o candidato tome conhecimento e interesse em participar do recrutamento. Recrutamento Indireto ocorre quando o recrutamento direto não é eficiente e eficaz, ou até mesmo quando a empresa não se dispõe de recursos financeiros para custear o processo de recrutamento. E então, opta pelo contato com empresas especializadas em recrutamento e seleção (CÂMARA, 2003). Nessa modalidade de recrutamento, é a mais utilizada pelas empresas, são usados diversos tipos de meios de divulgação como: contratação de consultoria em RH, cartazes, divulgação em mídia digital, revistas, jornais, cartazes em universidades e até o arquivo de currículos da própria empresa (SOBRE-ADMINISTRAÇÃO, 2011).

As vantagens trazem novos talentos, habilidades e expectativas, enriquece o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades, renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações. Desvantagens afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização, reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidades a estranhos, exige esquemas de socialização organizacional para os novos funcionários, é mais custoso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com