TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discuriva Revolução Industrial

Por:   •  7/3/2016  •  Dissertação  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  2.015 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Homem, cultura e sociedade        

Atividade Discurtiva

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Homem, cultura e sociedade        

Atividade Discursiva

Atividade desenvolvida para a disciplina Homem, cultura e sociedade apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Discursiva, sob orientação do tutor Reginaldo Silva.

Anhanguera Educacional

2015

  1. Introdução

O artigo a seguir mostrará como ocorreu a revolução industrial, suas principais consequencias e o que mudou na forma administrativa desde então.

  1. Sabemos que a Revolução Industrial foi um divisor de águas para o sistema economico das sociedades ocidentais. Explique as consequencias da Revolução Industrial para as sociedades atuais.

Segundo alguns historiadores, após a Revolução Industrial, que ocorreu no século XVII, na Inglaterra, foi iniciado o capitalismo e com isso o fim do feudalismo. Também ocorreram mudanças no de modo de produção doméstico, que foi substituido pelo desenvolvimento tecnológico.

Foi um método que revolucionou o modo de produção, com o uso de máquinas a vapor e introduziu modificações no sistema de trabalho da época. A migração dos trabalhadores rurais, sem nenhuma qualificação profissional, fez com que muitos deles submetessem a grandes jornadas de trabalhos, em condições miseráveis. Artesãos que antes estipulavam seu próprio ritmo de trabalho, passaram a submeter-se as exigências das fábricas, além de sofrerem com a concorrência de mulheres e crianças.

O modelo feudal que era essencialmente agrário entrou, gradativamente, em decadência, cedendo lugar ao comércio internacional. Os grandes latifundiários juntamente com a estrutura feudal, sofram extintos, surgindo assim a burguesia industrial.

Houveram muitas modificações conômica-sociais queserviam para ampliar os limites de suas relações comerciais e desenvolver mercados em outros paises. Para que isso fosse possível, as regiões, passaram a desenvolver com maior rapidez novas tecnologias, assim como a utilização de seus recursos minerais e suas fontes de energia.

Para conseguir seguir com todas essas modificações,  foi necessário modificar a forma de administração, que tinha foto no método gerencial.

Houve grande aglomeração dos trabalhadores rurais e a partir disso os administradores precisaram preocupar-se também com a gerência de pessoas. Com isso as tarefas da administração multiplicaram-se à medida que foi acontecendo o desenvolvimento industrial, foi preciso a adaptação de uma nova forma de gerencia, necessidade de inovação e visão empresarial. Conhecer melhor a Revolução Industrial, suas causas e conseqüências, facilita a compreensão da evolução dos processos administrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (163.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com