TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Ferramentas da Qualidade

Por:   •  6/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Lucas Tsuyoshi Vasconcelos Makino        

Modulo l: Ferramentas de qualidade    

Atividade avaliativa 3

A transportadora Makino ltda que atua no transporte de produtos do varejo como eletrodoméstico, vestuário e eletrônicos, possui cinquenta colaboradores, seus clientes são em sua maioria pessoas físicas que compram seus produtos pelas plataformas digitais os chamados e-commerce.

Análise dos problemas ocorridos

Nos últimos meses tem passado por alguns problemas em sua operação, esses problemas ocorrem com bastante frequência e tem atrapalhado no desempenho e na relação da empresa com os clientes, como atraso na entrega de mercadorias, entrega de mercadorias com avarias, entrega de mercadorias incorretas e contratempos na etapa de transporte.

O problema mais comum enfrentando pela empresa está relacionado aos prazos de entrega. Estes costumam ser estendidos quando erros resultados da falta de planejamento, da dificuldade de comunicação e da falta de visibilidade do andamento dos processos são cometidos em alguma das etapas da cadeia logística. E este erro, por mais simples que seja, acaba criando um efeito dominó e impactando todo o processo.

Outro problema típico é a entrega de mercadorias com danos físicos, como rasgos, riscos e amassados, por exemplo. Estes tipos de avaria, geralmente geradas nas fases de carga, descarga e armazenamento, demonstram aos clientes a falta de preocupação da empresa em relação à integridade das mercadorias.

A empresa entrega mercadorias incorretas para seus clientes, o que os deixa bastante insatisfeitos. Este problema acaba triplicando os custos logísticos já que as mercadorias terão que retornar ao armazém e um novo pedido deverá ser entregue, fazendo com que os players logísticos não tenham nenhum lucro.

Engarrafamentos em rodovias, quebra de algum componente do veículo ou até mesmo acidentes envolvendo o caminhão que está transportando a mercadoria são outros problemas que podem afetar o tempo de entrega.

Outro problema é o elevado índice de peças trocadas prematuramente nos veículos, aumentando os custos operacionais.

Metodologia PDCA

Planejar

Objetivo: diminuir os índices de problemas ocorridos na operação.

Método: Ter um bom planejamento dos processos e o estabelecimento de uma comunicação eficiente e a adoção de técnicas, metodologias e ferramentas adequadas é fundamental para isto acontecer.

Recursos necessários

 Contratar consultoria, profissionais para dar treinamento, implementação de softwares para auxiliar os processos, aquisição de equipamentos.

A perspectiva é que no período de um ano após a implementação de novas tecnologias e treinamentos dos colaboradores a empresa consiga diminuir os índices de problemas que atualmente chega ao percentual de 15% em média, consiga chegar ao patamar de 0,5%. É uma meta bem ambiciosa por isso toda a organização se empenhará bastante para chegarmos a este nível de excelência.

Executar o método

No prazo de 2 meses acorrerá a mudança de equipamentos gradualmente nas etapas da operação e a instalação de softwares para ajudar na melhoria dos processos. Depois serão necessários dois meses para o treinamento de todos os colaboradores aprenderem a manusear os sistemas e as novas ferramentas. Esse treinamento ocorrerá de modo que não precise parar a operação, ele será realizado na própria organização por profissionais capacitados.

Verificar resultados

Todos os processos serão monitorados por indicadores de desempenho para avaliar se o desenvolvimento dos processos está de acordo com o padrão estipulado pelo planejamento, esse monitoramento será constante para identificarmos os erros acorridos, sejam eles erros humanos ou erros ocorridos no maquinário ou sistemas, todas essas informações serão arquivadas e catalogadas para análise e correção dos mesmos.

 

Ações Corretivas

As ações corretivas ou ações de melhoria, é muito importante como sistemas de manutenção preventiva, preditiva e corretiva. Treinamento de reciclagem com os colaboradores, verificar a necessidade de novas tecnologias e equipamentos.

Plano de ação 5w2h

causa

fator

Plano de ação

Resultado esperado

Local de realização

duração

responsável

Como será feito

custos

Falta de planejamento  

Atraso nas entregas

Monitoramento de todos processos em tempo real

Diminuição dos atrasos nas entregas

Na empresa

Tempo indeterminado

Colaboradores De todas as áreas

Através de treinamento das equipes e implantação de sistemas para auxiliar o monitoramento.

200.000

Acondicionamento inadequado

Mercadorias com avarias

Acondicionamento adequado das mercadorias, levando em conta suas características, as embalagens mais apropriadas

Diminuir o número de mercadorias avariadas

Na empresa

Tempo indeterminado

Colaboradores do setor de armazenagem e carregamento

As mercadorias serão classificadas de acordo com suas características e embalada de forma apropriada.

30.000

Por mês

Falta de sistemas de TI

Entrega de mercadorias incorretas

Utilização de códigos de barras, para que os players possam conferir, ao longo da cadeia, se a mercadoria que está sendo transportada é a solicitada pelo cliente;

Diminuir o número de entregas com mercadorias erradas

Na empresa

Dois meses

Consultores e gestores

Serão implementados sistemas como código de barras e ferramentas para auxiliar os processos e treinamento para que os colaboradores aprendam a utilizar as ferramentas

300.000

Engarrafamentos, quebra de componentes do veículo

Contratempos no transporte

Contratação de transporte emergencial (caminhões, helicópteros ou aeronaves) para realizar a entrega no menor tempo possível;

Notificação do contratempo aos clientes, para que eles tenham conhecimento do ocorrido e tomar medidas para evitar possíveis problemas

Diminuir número de problemas ocorridos no transporte

Na empresa

3 meses

Consultores e gestores

Haverá contratação de transporte emergencial, implantação de um sistema que avise o cliente caso haja alguma ocorrência

150.000

Falta de treinamento dos motoristas

Desgaste prematura de peças dos veículos da frota

Treinamento de reciclagem dos condutores da frota.

Diminuir o custo com a compra de peças de reposição dos veículos

Na empresa

O treinamento ocorrerá a cada 4 meses

Gestor de frota

Os condutores receberão treinamento. Que abordará a importância de dirigir corretamente.

30.000

Por ano

Conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com