TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Gestão de Recursos de Materiais

Por:   •  11/11/2015  •  Dissertação  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Perguntas:

  • Há sinais de mudanças que permitam concluir pela possibilidade de uma “Revolução da Gestão dos Materiais”? Sim
  • Qual é o sentido determinante desta transformação? A transformação determinou a melhoria na qualidade final do produto, com mais organização no processo de produção.
  • Como a transformação contribui para uma produção socialmente responsável e eficaz? Contribuiu para que não haja desperdícios de tempo e materiais, evitando, assim, que ocorra prejuízos, sendo eles financeiros, ambientais e etc.
  • Como o mundo pode se beneficiar desta possível “Revolução Pós-industrial humanizada”? O benefício é ambiental, pois evita o desperdício de matéria prima adquirida no meio ambiente, consequentemente, diminuindo o impacto causado na extração dos recursos.

Desafios

Para desenvolver a metodologia da melhoria de forma sólida e contínua, torna-se necessário primeiramente criar um ambiente limpo e organizado como base do programa, treinar e envolver as pessoas.

Um ponto muito importante a ser considerado é a formação da equipe e a multifuncionalidade, com pessoas que apresentem característica e tendência para a mudança, sejam motivadas e tenham conhecimentos técnicos da área em que está sendo proposta a melhoria.

Estamos em um tempo onde as organizações estão em constante busca de evolução como um todo, de maneiras simples e com o menor tempo de ação. Investem seus recursos em máquinas, pessoal e processos, visando assim, a organização modelo. Porém, sabemos que durante esses processos, problemas surgirão, e medidas devem ser tomadas. A primeira delas, é identificar o problema. Muitas vezes, porém, a visualização do problema, acaba sendo difícil, devido a distância em que os gestores se encontram do "chão de fábrica", o que acaba resultando em gastos desnecessários para a empresa. E a solução de tais problemas, muitas vezes pode ser conseguida com aqueles que convivem diariamente com os mesmos.

  • Identificação do Problema:

Ex: Má organização de ferramentas no ambiente de produção.

  • Propostas de Solução:

1 - Criação de um setor especializado na catalogação das ferramentas e de sua distrubuição para os usuários de acordo com cada necessidade.

2 - Organização das ferramentas em uma área comum aos usuários, de forma que eles possam ter acesso com facilidade e rapidez.

3 - Cada usuário recebe seu “kit de ferramentas” de acordo com a necessidade de suas atividades e é responsável pelo cuidado e devolução dos itens.

  • Avaliação das Propostas e Escolha da Solução:

A proposta número 1 torna-se a mais funcional para o dia a dia dos usuários e a mais organizada, pois com a catalogação dos itens, é mais fácil identificar necessidades nas quantidades e reparos das ferramentas de trabalho.

  • Implantação:

O setor responsável deve utilizar um programa com informações sobre o item, assim como seu tempo de uso. Para que tenham acesso, os usuários abrem uma solicitação através de um formulário enviado ao e-mail do setor e recebem em seus locais de trabalho, os itens solicitados. Alguns itens podem ser de uso único ou com devolução para que seja reutilizado por outras pessoas. O setor é responsável pela verificação das ferramentas, analisando o estado dos itens e a necessidade da compra de novos ou envio para manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com