TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gerenciamento do Escopo e Qualidade

Por:   •  10/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Estudante: Mariana Perpétuo Ribeiro

Disciplina: Liderança e Motivação

Turma: ONL021Z5-POPRJSP16T2

Introdução

O filme escolhido para a resolução da Atividade, foi ‘’O diabo veste Prada’’, onde o objetivo será de analisar o comportamento de Miranda Priestly, poderosa editora de moda da revista Runway.

Miranda é muito temida, pela forma com que trata a todos, porém todos se submetem a ela por ela comandar as grifres e o mercado da moda.

Desenvolvimento

  1. Apresentação do líder e as principais pessoas ou grupos que ele influencia e impacta com o seu comportamento;

Miranda Priestly está no comando da revista mais importante de moda de NY, seu comportamento afeta a todos que fazem parte da revista, porém, pessoas mais próximas a ela acabam sendo mais do que outros.

Andrea Sachs é uma jornalista que não liga para moda e consegue emprego na Runaway Magazine e passa a trabalhar como assistente de Miranda, ela logo percebe que tudo gira em torno de Miranda e passa até a não ter mais vida social pois trabalha o tempo todo e faz tudo o que a chefe manda.

Emily é uma secretária que trabalha há mais tempo com Miranda, desdenha de Andrea e torna a vida dela dentro da revista mais difícil ainda.

Nate é o namorado de Andrea e acaba sendo muito afetado a partir do momento em que ela o deixa de lado para satisfazer os desejos de Miranda.

 

  1. Identificação do perfil pessoal do líder, com a descrição dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem ou não para a efetiva liderança;

Miranda é muito respeitada e admirada no mundo da moda por suas conquistas e realizações, uma mulher em cargo importante sempre será visto por muitos de forma errônea, por isso a todo momento ela mostra que merece estar ali, se dedicando e provando seu valor e seus conhecimentos dentro da revista.

- Habilidades que contribuem para efetiva liderança:

Competência técnica e experiência profissional

Capacidade de julgamento e tomada de decisão

Pensamento analítico e inovação

Pensamento crítico e criatividade

Proatividade

- Habilidades que não contribuem para efetiva liderança:

Falta de inteligência emocional

Não motivar as pessoas

Não se comunicar de forma correta

Não delegar de forma correta

  1. Identificação dos estilos ou modelos de liderança e descrição dos aspectos identificados;

Estilo autocrático, onde o que ela (Miranda) decide se torna lei absoluta.

- Liderança centralizadora: dificuldade em delegar funções, toma decisões por si só.

- Decisões unilaterais: a única pessoa que decide tudo ao redor, sem deixar os outros darem sugestões

- Tarefas e métodos de trabalho determinados pela liderança e não há nenhuma participação das pessoas da equipe: não gosta de que outras pessoas opinem sobre o seu trabalho, fazendo sempre o que acha correto.

  1. Avaliação dos tipos de poder e papéis de atuação do líder;

Diante do comportamento da Miranda, podemos perceber o Poder Pessoal, onde toda sua história, experiência e influência, exercem na posição que ela ocupa. Também podemos citar o Poder Coercitivo, onde ela lidera quem trabalha com ela, punindo e prejudicando, assim as pessoas sentem medo dela.

Podemos citar o modelo de meta racional, onde se busca produtividade e aumento de lucros. O papel da Miranda, diretora da revista, concentra em liderar com metas e objetivos para tornar a revista um sucesso.

  1. Apreciação dos aspectos positivos do perfil de atuação do líder e sugestões de melhoria

- Apreciação dos aspectos positivos do perfil de atuação do líder:

Competência técnica e experiência profissional

Resultados

Determinação

Comprometimento

Habilidades conceituais

- Sugestões de melhorias:

Um líder tem de ser um ‘’pacote completo’’, ter o lado mais autoritário e crítico, e um lado mais humano, em uma balança onde os dois papéis têm de ser exercidos, no caso da Miranda, falta o lado mais humano em que ela consiga tratar melhor as pessoas de modo geral para que se sintam motivadas a ser uma equipe, onde outras pessoas tenham voz, não somente ela.

  1. Estabelecimento de um paralelo com as suas experiências profissionais.

Atualmente eu tenho dois superiores para quem me reporto, uma boa comunicação e poder expor seus pensamentos e ideias sem ter medo de ser repreendida, faz muita diferença. Hoje em dia é difícil termos o equilíbrio em nosso local de trabalho, devido a chefes que não se importam com seus funcionários, somente pensam em resultados e lucros sem se preocupar com o emocional. Já passei por lugares onde o desgate mental era imenso, e isso impacta muito em nosso dia a dia e nos resultados. Faz muita diferença procurarmos por empresas que se preocupam com os funcionários além do trabalho.

Conclusão

Após colocarmos em pauta o comportamento da Miranda, percebemos a importância que um Líder tem para uma organização. Não adianta ser um líder com uma capacidade gigante, se não sabe tratar sua equipe de forma digna e respeitosa, e vemos isso claramente a partir do momento que Andrea perde tudo tentando se encaixar no que a Miranda queria que ela fosse. Para uma empresa funcionar e ser bem-sucedida, precisamos de todas as equipes se comunicando da mesma forma, com respeito e acima de tudo motivados a fazer melhor cada dia mais.

Refefências bibliográficas

APOSTILA FGV

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO, ADRIANA BORTOLIN.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (184.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com