TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Gerenciamento de Projetos

Por:   •  10/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Gestão de Projetos Módulo: 6

Aluno: Lyz Rodrigues Paulo Leite Turma: 0220-0_1

Tarefa: Analisar o evento da CCC sob a ótica da gestão de projetos

Características do projeto

Conforme definição do Guia PMBOK (PMI, 2017a:4), projeto “é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado único”. As principais características de um projeto são:

a) Temporariedade: são finitos e com início e término bem definidos;

b) Singularidade: um projeto é iniciado com a intenção de criar um produto ou serviço, ou apenas aprimorar algo já existente. O resultado é exclusivo e mesmo que possua características similares a outros, um projeto nunca será igual a outro.

c) Progressividade: o projeto se desenvolve por etapas e continua por incremento sendo observado no decorrer das atividades.

O show promovido pela CCC em Porto Alegre tem início no momento atual que se decidiu realizá-lo, possui etapas de planejamento e execução e será concluído no final do ano, o que caracteriza a demarcação temporal de sua execução.

O evento realizado tem o objetivo de consolidar o marketing cultural da empresa, acontecerá no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS, no final do ano. O evento será musical e terá a participação de bandas de rock dos anos 80. Terá empresas apoiadoras do ramo do fast-food e os recursos disponíveis para sua execução são fornecidos pela própria CCC. Dessa forma, ficam claras as características que tornam esse evento único.

O que evidencia o caráter progressivo do evento são as ações que envolvem o mesmo, que foram divididas em etapas de inicialização (aquisição da empresa DT Produções, definição de escopo), organização e preparação, execução do trabalho e, por fim, realização propriamente dida do evento, encerramento das ações. Etapas gradativas com monitoramento e controle.

Dessa forma, pode-se notar que o Show realizado pela CCC em Porto Alegre possui características que o tornam projeto, pois, é único em sua concepção e execução, tem prazo (início e término bem definidos) e é progressivo com várias fases sendo executadas gradativamente.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

O Ciclo de Vida de um Projeto (Project Life Cycle) é o conjunto de fases pelas quais um projeto passa, do início ao término. Dividir o projeto em uma estrutura básica é interessante porque facilita o gerenciamento do projeto, além de permitir uma melhor visualização do que deve ser o foco, isto é, onde o gerente de projetos deve aplicar mais energia para entregar o resultado esperado pelas partes interessadas (EUAXX, 2020).

Uma fase é um conjunto lógico de atividades que possibilita a conclusão de uma ou mais entregas. As entregas, por sua vez, são produtos tangíveis e verificáveis por meio de checklists, relatórios, protótipos etc.

É possível determinar as fases do projeto a ser desenvolvido pela DT Produções, para o evento patrocinado pela CCC, conforme a seguir:

a) Gerenciamento (planejamento e escopo);

b) Preparação (contratação do local, das bandas, colaboradores de suporte, parceria com as empresas de fast-food, segurança, decoração, filmagens e publicidade);

c) Montagem (escolha dos ambientes, camarim, estrutura de palco, disposição das empresas de fast-food, bilheteria, enfermaria, sala de som etc.);

d) Execução do evento (realização do show);

e) Encerramento (desmontagem do evento, pagamentos, lições aprendidas).

O Guia PMBOK descreve 47 processos de gerenciamento de projetos, que são agrupados em cinco grupos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Podemos analisar as conexões de um projeto, segundo o guia PMBOK, a fim de facilitar sua visão holística:

1. Iniciação

a. Termo de abertura do projeto;

b. Identificação das partes interessadas.

2. Planejamento

a. Plano de gerenciamento;

b. Escopo:

i. Coletar requisitos;

ii. Definir escopo;

iii. Criar EAP.

c. Cronograma:

i. Definir atividades;

ii. Sequenciar e estimar a duração das atividades;

iii. Desenvolver cronograma.

d. Custos:

i. Estimar os custos;

ii. Determinar orçamento.

e. Planejamento da qualidade;

f. Planejamento dos recursos;

g. Comunicação;

h. Riscos:

i. Tolerância;

ii. Identificar os riscos;

iii. Avaliar quantitativa e qualitativamente;

iv. Planejar respostas aos riscos.

i. Aquisições;

j. Partes interessadas;

3. Execução

a. Gerenciar o conhecimento;

b. Gerenciar a qualidade;

c. Gerenciar os recursos;

d. Gerenciar e desenvolver a equipe;

e. Gerenciar a comunicação;

f. Implementar a resposta aos riscos;

g. Conduzir as aquisições;

h. Gerenciar o engajamento das partes interessadas.

4. Monitoramento e controle

a. Monitorar o trabalho;

b. Monitorar as mudanças de todas as áreas

c. Validar o escopo;

d. Controlar o cronograma;

e. Controlar os custos;

f. Controlar a qualidade;

g. Controlar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com