TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Interdisciplinar

Por:   •  12/10/2015  •  Dissertação  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentada a importância dos temas estudados de forma a proporcionar maior conhecimento, na qual um futuro administrador necessita para ter um princípio básico. Apresentando conteúdos, tais como: a comunicação organizacional e sua importância; como o modelo de Ford ainda está inserido nos dias atuais; a transformação do Fordismo para o “Fordismo” Informal; como o homem está inserido na comunidade e qual sua relação com a mesma; as evoluções do modelo de produção, entre elas a produção flexível, além de exemplos que mostram a presença do Fordismo atualmente.

Palavras-chave: Ford; Fordismo Informal; Comunicação; Cultura.

Objetivo Geral:

  • Entender a relação entre as matérias estudadas e o curso de Administração, e compreender a importância da comunicação.

 Objetivos Específicos:

  • Perceber qual é a atuação do modelo de Ford nos dias atuais.
  • Entender o porquê as empresas ainda aderem ao modelo de Ford e qual importância.
  • Compreender a importância da Comunicação Organizacional.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

2.1.1 Algumas organizações modernas ainda aderem ao modelo de Ford. Utilizando seus princípios básicos: principio da intensificação, princípio da economicidade e princípio de produtividade. O primeiro princípio visa diminuir o tempo de produção, usando os equipamentos e a matéria-prima de imediato para inserir o produto com menor tempo possível no mercado. O mesmo pode ser observado em organizações que buscam maior agilidade de produção, como por exemplo, uma empresa de refrigerantes em que são feitos os produtos com modelo semelhante ao primeiro princípio e levados ao mercado rapidamente, conseguindo obter lucros o quanto mais rápido. O segundo princípio tem como objetivo reduzir o máximo do estoque da matéria-prima, podendo ser observado em fast-foods, por exemplo, já que não seria bom desperdiçar os alimentos. O terceiro princípio consiste em expandir a produção por operário em sua função. Este pode ser percebido em call centers na qual os funcionários devem aumentar à todo momento seu desempenho.

2.1.2 Um exemplo de trabalho informal seria a costureira doméstica já que, na maioria dos casos elas não possuem estudo e tem dificuldade para conseguir outro emprego com registro. Normalmente são mulheres que não tiveram outras oportunidades, e que o ramo de costureira já estava inserido na família. Algumas características do “fordismo” informal que podem ser observadas são a economia informal pelo fato de não ter uma padronização de serviços a serem vendidas. A venda em massa, principalmente, em épocas de formaturas e casamentos, quando são mais solicitadas. Nesse período há o aumento da produção no menor tempo, para conseguir cumprir com as datas de entrega. Outras características seriam a rotina de trabalho, já que, normalmente fica o dia todo sentada frente à máquina de costura fazendo a mesma atividade. E a repetitividade da atividade exercida por trabalhar somente com a máquina e não ter rodizio de função. Essas costureiras também podem se sobrecarregar de atividades quando ficam acumuladas ou quando simplesmente querem arrecadar um dinheiro a mais.

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

2.2.1 A análise que pode ser feita em relação ao homem com o trabalho nos tempos atuais é que hoje em dia a administração de uma empresa necessita ser mais flexível, as empresas estão trabalhando cada vez mais preocupadas em aumentar a motivação de seus funcionários através do equilibro entre seus objetivos pessoais e com os objetivos da organização propondo ideias e sistemas com metas, recompensas, comissões, bônus, reconhecimento pelo trabalho desempenhado, investindo em treinamento e capacitação, assunto que antigamente era visto apenas como custos e que agora é imprescindível para ter um clima organizacional bom, pois funcionários bem treinados e motivados produzem mais e se preocupam mais com resultados da empresa. Há ainda a melhora no horário de trabalho comparado a anos atrás, quando se trabalhava cargas horárias imensas e não havia tantos direitos trabalhistas como hoje. Essa carga horária foi reduzida e ainda funcionários podem receber horário de almoço e descanso no meio dia em alguns casos. O ambiente de trabalho também tem sido regularizado de forma a promover melhor qualidade de trabalho. Consequentemente esses profissionais de hoje possuem mais conforto e qualidade de vida, e está mais fácil conseguir relacionar o trabalho com sua vida pessoal sem ter que abandonar qualquer um dos lados.

2.2.2 Na cultura organizacional do McDonald’s estão inseridas algumas características do “fordismo” informal. O mesmo tem estilo de cultura diferenciado, pois se adaptam com a necessidade de cada país/estado fazendo com que obtenha sucesso em qualquer lugar em que esteja inserido. Utilizam de mão-de-obra barata, pelo fato de contratarem pessoas com pouca qualificação, muitas vezes sem estudo e jovens aprendiz, para ter gastos ainda menores com salários de seus funcionários. Além de trabalhar com produtos semipadronizados o que facilita e agiliza na hora do preparo e venda, é uma forma muito mais pratica para essa rapidez na hora de atender a tantos pedidos. Uma das características mais marcantes do McDonald’s é o seu marketing, fazendo propagandas elaboradas que chamam a atenção desde as crianças até os adultos, principalmente pelo fato de receberem brindes e ter lanches variados para cada dia da semana, estimulando o consumidor a querer comprar frequentemente. Essa proposta tem imensa importância para eles, já que são uma das maiores redes e têm sua marca registrada mundialmente.

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

2.3.1 A relação que pode ser observada entre cultura e ideologia é marcada entre a divisão dos sujeitos sociais, sabendo que a sociedade surge pela estruturação do conjunto de divisões, tais como: divisão social do trabalho e das riquezas; divisão sexual do trabalho; do poder econômico; do poder militar, religioso e político. Essa divisão acontece porque todas as instituições sociais (família, trabalho, religião, política, comércio) por um lado da sociedade obtém bens, riquezas poder político, terras, ideias, enquanto o outro lado não obtém o mesmo tanto de direitos. Isso acontece justamente pela divisão de classes sociais, uns possuem riquezas demais e outros de menos. A intenção é que a cada dia, essa divisão social se extingue, principalmente quando se tratam da relação, homem e mulher, já que possuem a mesma capacidade. Hoje a divisão sexual está menor, há mulheres trabalhando em lugares onde jamais se imaginariam, porém  ainda há a divisão econômica quando se trata do salário, mas passa a ser mais discreta e menos polêmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com