TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada: Comportamento Organizacional

Seminário: Atividade Prática Supervisionada: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CAMPUS IV

Ciências Contábeis

1° Semestre

Atividade Prática Supervisionada

Comportamento Organizacional

Rio Verde de Mato Grosso – MS

2013

CÁSSIO HENRIQUE MARTINS FREITAS, 426031

ALAN OLIVEIRA DE MOURA, 432184

CLAUDIA ANDREIA IORA, 434610

AMANDA FABIANY NOGUEIRA MACHADO, 413641

DIRLAINE ROMERO LARA, 433850

PEDRO SOUZA DE LARA, 429613

ANTONIO DE SOUZA BARRETO NETO, 425458

Atividade Prática Supervisionada

Comportamento Organizacional

Trabalho do curso de Ciências Contábeis do 1° semestre da Faculdade de Rio Verde Uniderp Anhanguera Educacional S.A, como requisito básico para a obtenção de nota da matéria de Comportamento Organizacional, do curso de ciências contábeis modalidade à distância, sob orientação do professor Gabriel Fernandes.

RIO VERDE DE MATO GROSSO-MS

2013

INTRODUÇÃO

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações no intuito de alcançar produtividade reduzirem o absenteísmo e rotatividade a cidadania organizacional.

Empresas para serem bem sucedidas precisam ter eficiência, que é a capacidade do administrador de obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recursos possíveis ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos e também eficácia, que é a capacidade de fazer aquilo que é preciso e é certo para se alcançar determinado objetivo, assim escolhendo os melhores meios e produzindo um produto adequado ao mercado.

O CO serve para que através de um estudo geral da empresa, se tenha eficiência e eficácia, para que elas tenham uma vida empresarial longa e de lucros. A eficiência é a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa, então através deste estudo a empresa pode tomar as decisões necessárias para o bom funcionamento da mesma.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – CO

Comportamento Organizacional é uma área que avalia o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa e tem como foco o estudo de pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais e interorganizacionais. Engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas e se preocupa com a satisfação no trabalho, eficiência e eficácia. Sua finalidade, correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano alem de ser voltada para quatro tipos de comportamento: Produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional.

Com a ajuda do CO, podemos aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa, buscando a satisfação do cliente e o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais.

O CO possui variáveis que são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais. Através do estudo do CO, pode-se haver melhoria nas habilidades humanas, estimular a inovação e a mudança, fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudança contínua para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional.

O funcionário tem papel importante na empresa, pois, ele que é a mola propulsora da empresa fazendo com que ela prospere ou que ocorra o travamento da mesma. A CO Ajuda os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, motiva trabalhadores e manter a competitividade alem criar um clima eticamente saudável para seus funcionários no qual eles possam realizar seu trabalho com produtividade e da melhor forma possivel.

O estudo do Comportamento Organizacional,mostra-se que, feito de forma bem completa e abrangente, faz com que as organizaçoes possam ter um feedback completo da empresa, para que ela possa ter as soluções para melhoria em suas mãos.

JHOHN A. WAGNER III, JOHN R. HOLLENBECK (2008) Comportamento Organizacional é um estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas, alem de enfocar os comportamentos observáveis como: conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório.

ROBBINS (2008) O Comportamento Organizacional, é o estudo dos individuos dentro da organização, observando o impacto causado na estrutura da organização com o proposito de conhecer a organização e o individuo a fim de melhorar a eficácia da organização.

AUTOR SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Ludwig Bertalanffy Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex. Organismos vivos. Não Possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: O Universo.

Geraldo R. Caravantes Compete com outros sistemas;

Tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução.

Interage com o ambiente ele influencia e por ele é influenciado.

Não compete com outros sistemas;

Não possui capacidade de mudança, o estado atual e futuro ou final será o seu estado original

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com