TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Exames: Atividade Prática Supervisionada - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso: Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Comportamento Organizacional

Profa. EAD: Liliane Pereira de Souza

Profª. Presencial. Keiliane Nascimento Garcia

Atividades Práticas Supervisionadas

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

São Luis – MA

2013

Nome dos Acadêmicos e RA:

Rogério Marques Galvão

RA: 327039

Jamille Correa Matos

RA: 330494

Rosidalva Bandeira Silva

RA: 328835

Vanusa Pereira da Silva

RA: 330493

Sila Nadya Silva Galvão

RA: 343033

Atividades Práticas Supervisionadas

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Atividade Avaliativa: Atividades Práticas Supervisionadas apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, para obtenção de nota complementar para a disciplina Comportamento Organizacional.

São Luis – MA

2013

1 INTRODUÇÃO

O atual cenário mundial dos negócios caracteriza-se pela globalização, a automação dos processos produtivos e a rápida evolução tecnológica. Estas mudanças convergem para a valorização do ser humano e da informação, ocasionando o aparecimento de organizações baseadas na informação e no conhecimento como bens estratégicos que garantam sua vantagem competitiva e sua sobrevivência.

Neste contexto muda o perfil de atribuições dos colaboradores das empresas, que passam a ser tratados como bem humano ou capital intelectual. Os colaboradores passam a executar tarefas mais complexas que são necessárias em equipes interdisciplinares dentro da organização. É necessária a troca de informações e a disseminação do conhecimento para obter uma alta efetividade, que é a soma de eficiências e eficácias gerenciais.

Estes são dois conceitos muito antigos, mas implacavelmente atuais. Principalmente nos dias de hoje não compreendê-los ou, o que é muito pior, confundi-los provoca, sem dúvida, grandes danos à performance e aos resultados.

As diferenças entre esses dois conceitos podem até parecer sutis, mas realmente são extremamente importantes. Peter Drucker, é enfático em afirmar: eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas. E complementa: o resultado depende de fazer certo as coisas certas”.

Vejamos cada um desses conceitos com alguns detalhes a mais:

EFICIÊNCIA é: fazer certo; é o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz..

EFICÁCIA é: a coisa certa; é o resultado; o objetivo: é aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão.

Considerando o exposto e observando o conceito de Comportamento Organizacional, chegamos a algumas percepções, e identificamos a funcionalidade que as organizações possuem na vida do ser humano, pois modelam o comportamento dos respectivos membros, e podem influenciar nas necessidades e motivos dos indivíduos

em diferentes tipos organizacionais, ou até mesmo em grupos organizacionais, incentivar a produtividade, assim como respostas rápidas as estratégias administrativas nas mais variadas formas. Pois o C.O está fundamentado no estudo sistemático do comportamento humano

CAPITULO 01

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de gerir pessoas, buscar resultados e se transformaram em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos nos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta. O que nos permite entender melhor o comportamento organizacional de uma instituição.

Segundo Michell e Larson (1987) o comportamento organizacional é uma área de estudos orientada para desenvolver uma melhor compreensão do comportamento humano, utilizando esse conhecimento no sentido de melhorar a satisfação e a produtividade das pessoas em um contexto organizacional.

Já Robbins (1997) define de forma sintética que comportamento organizacional nada mais é que o estudo sistemático das ações e atitudes das pessoas nas organizações.

Quando tratamos de Comportamento Organizacional lembramos da Teoria dos Sistema relatado por CHIAVENATO (Idalberto – Introdução a Teoria Geral da Administração) e relembramos que o estudo dos sistemas se dá a partir do estudo de dois âmbitos, o do Sistema Fechado e o do Sistema Aberto. Eles estão contidos na sociedade de uma forma oculta, mas se analisarmos detalhadamente pode-se definir:

Sistema Aberto é aquele que está exposto no ambiente externo, ou seja; tudo que é influenciado pelo calor humano que diferencia a vida da não-vida.

Sistema fechado é aquele que permanece segregado do ambiente externo (natural), com foco nas estruturas que podem ser manuseadas.

E percebe-se que nos dias atuais entender de que maneira o meio ambiente pode influenciar o comportamentos dos indivíduos em uma empresa; faz com que haja maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders.

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com