TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade: Tarefa: “Educação a distância em debate”

Por:   •  2/5/2015  •  Dissertação  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Ambientação em EAD                Data: 01 de março de 2013.

Atividade: Tarefa: “Educação a distância em debate”

Questão 1 - Após assistir ao vídeo, elabore um pequeno texto intitulado “Educação a Distância em Debate”, resumindo os conceitos emitidos pelos professores e emitindo sua opinião pessoal sobre o tema. Seu texto deve ter uma lauda (página). 

Educação a Distância em Debate

A Educação a Distância (EAD) é aquela na qual é feito o uso de tecnologia para mediar a relação entre educador e educando, seja com o intuito de melhorar o desempenho do professor em sala de aula ou para levar o conhecimento a diversas regiões do país.

A partir da EAD, a presença do professor ganha uma nova dimensão, sendo capaz de levar a um número maior de pessoas informações que antes só eram disponíveis nos grandes centros.

Nessa modalidade de ensino, surgem novas possibilidades de interação e de convívio. O professor não está ausente e nem o aluno está isolado: apesar da distância, esta é superada por meio da tecnologia. A interação é meio integrante do processo educativo, e é por meio da troca de informações, conhecimento e experiências que o novo conhecimento é gerado. Dessa maneira, o uso de tecnologias no processo de aprendizagem não modifica o processo de aprendizagem, mas torna a relação mais participativa.

Por meio do emprego de novas estratégias de ensino, os próprios alunos compartilham conhecimento entre si, e tanto alunos como professores são enriquecidos. Um grande mito que é derrubado é o de que a EAD é mais fácil ou mais exigente que a educação tradicional; porém, nessa modalidade, o ensino mais participativo exige mais do aluno e permite um maior aprendizado.

O professor assume um novo papel: ele passa o ser o animador do grupo, responsável por conduzir e organizar o grupo no processo de aprendizagem, permitindo que os mesmos se qualifiquem e sejam capazes de querer novas contribuições, possibilitando o acesso de outros professores.

Já não há mais a exigência de uma classificação rigorosa entre a Educação Presencial e a EAD: há uso de ferramentas tecnológicas na Educação Presencial, assim como há possibilidades de encontros pessoais na EAD. Também há a Educação Semipresencial, onde os elementos de ambas são amplamente exploradas.

Outra grande aplicação da Educação a Distância é na chamada Educação Continuada ou Educação por toda a vida, onde permite a qualificação profissional e contínua do indivíduo.

Essas tecnologias permitem a democratização do conhecimento e e possibilitam a muitos o acesso à educação contínua, onde o ser humano pode se desenvolver como um todo durante a sua vida.

Questão 2 - No processo de ensino-aprendizagem da EaD são utilizadas algumas ferramentas interativas, denominadas síncronas e assíncronas, para facilitar a interação entre os participantes. Descreva pelo menos duas dessas ferramentas. Com qual delas você mais se identifica? Justifique.

Chat: é uma ferramenta síncrona, pois necessita da presença simultânea de ao menos duas pessoas, por isso normalmente possui horário marcado.

Videoconferência ou audioconferência: é uma ferramenta síncrona, na qual há transmissão de áudio ou de audiovisual entre ambas as partes. A grande desvantagem é exigir o uso de ferramentas específicas ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (185.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com