TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Unidade 5

Por:   •  5/8/2015  •  Resenha  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 7

1 – INTRODUÇÃO

Através de uma pesquisa dentro do ambiente de trabalho da Vidotti Dragagem e Locação de Equipamentos LTDA, abordarei como é o funcionamento do setor de RH – Recursos Humanos e o processo de recrutamento de pessoal da empresa, buscando identificar quais são as reais necessidades de melhorias e quais são as medidas que podem ser adotadas para resolver os problemas acarretados pelas falhas que ocorrem na gestão da empresa.

Dentro da Vidotti Dragagem e Locação de Equipamentos LTDA existe a necessidade de se estudar o setor de RH porque ele é crucial para o desenvolvimento contínuo e excelente de seus processos.

Para isso, será sugerido um plano de ação que irá contribuir para os ajustes que se mostram necessários para atingir o objetivo que é a excelência e padronização dos processos de recrutamento de pessoas que são aplicados pela empresa.

O trabalho também contém aprofundamento teórico, que serve como base para o desenvolvimento da pesquisa abordada, com informações disponibilizadas por autores renomados do ramo de Administração.

Somando-se tudo, o resultado será o conhecimento sobre esta área da administração, desenvolvimento de afinidades e aplicação de competências que todo administrador deve ter, a fim é claro de adquirir experiência e vivenciar rotinas comuns a essa área.

2 – DADOS INSTITUCIONAIS

EMPRESA: Vidotti Dragagem e Locação de Equipamentos LTDA

ENDEREÇO: Via Local G, 77 A – Quinta das Palmeiras – Pedro Leopoldo – Minas Gerais.

TELEFONE: (31) 9633-5241

E-MAIL: Não possui

SITE: Não possui

FUNDAÇÃO: 15/09/1989

QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS: 09

ÁREA DE ATUAÇÃO: Comércio Varejista de Material de Construção.

3 – CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A Vidotti Dragagem e Locação de Equipamentos LTDA é uma empresa especializada no ramo de mineração, atuando na área de extração e comércio de areia, cascalho e argila e ainda com a locação de equipamentos como dragas e máquinas. e está presente no mercado há 25 anos.

Fundada em 1989 por Élcio Antônio Vidotti e Silvana Vilela Maia Vidotti, a empresa está localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, na cidade de Pedro Leopoldo. A mesma é administrada pelo sócio-proprietário Élcio Antônio Vidotti, e conta ainda com um coordenador administrativo financeiro, uma estagiária e seis funcionários que atuam no setor operacional.

Por ser uma empresa que atua com mineração, a mesma causa muitos impactos ambientais negativos, sendo que muitas vezes os mesmos são irreversíveis.

A empresa possui registro da atividade de extração de areia, realizada pelo regime de licenciamento. Este regime é disciplinado pela Lei Federal n° 6.567, de 24 de setembro de 1978, que dispõe sobre o aproveitamento das substâncias minerais da classe. A licença deve ser expedida pela autoridade administrativa local, com validade somente após seu registro no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e sua publicação no Diário Oficial da União. Além do regime de licenciamento, a extração também tem sua licença ambiental, para que o empreendimento esteja sempre regularizado.

Para minimizar esses impactos causados pela atividade exploratória que a empresa realiza, a mesma é adepta do processo de reflorestamento, tem um sistema de escoamento que devolve a água utilizada para a lagoa a fim de evitar desperdícios desnecessários, visando sempre o meio-ambiente.

4 – CONTEXTUALIZAÇÃO

A empresa foi idealizada com o objetivo de atender ao mercado de construção civil. Com o passar do tempo, ela conseguiu atingir uma grande gama de clientes fiéis, que demonstram sempre preferência pelos produtos oferecidos por ela. Com isso, a empresa está em constante processo de mudança em suas ações e realizações, visando sempre atender as necessidades dos clientes com a melhor qualidade possível.

Percebe-se que a empresa não segue um padrão durante o processo de recrutamento de pessoal, o que pode ser considerado uma falha de gestão. Frequentemente as pessoas são contratadas e num curto período de tempo se desligam da empresa. Isso acarreta mais custos para a empresa, pois além da despesa com a dispensa deste funcionário, há ainda o gasto com a contratação de outro funcionário para ocupar a vaga que está ociosa.

O processo de recrutamento de pessoal é um dos mais importantes e essenciais para qualquer empresa, pois é nesse momento que acontece a escolha das pessoas que passarão a fazer parte do dia a dia da empresa.

As pessoas que serão selecionadas devem apresentar algumas características próprias pertinentes às funções e tarefas que as mesmas executarão, a fim de colaborarem para o crescimento e desenvolvimento da empresa como um todo.

Analisando este processo dentro da empresa Vidotti Dragagem e Locação de Equipamentos LTDA, observou-se a necessidade de realizar-se um estudo voltado para o processo de recrutamento de pessoal, uma vez que este apresenta várias falhas, como o precoce desligamento de funcionários recém-contratados. Percebe-se que este fato é ocasionado por falta de um entendimento por parte do funcionário de quais são os seus reais objetivos dentro da organização.

O estudo deste processo visa o objetivo de auxiliar melhor os responsáveis pela seleção de pessoas, ajudando-os a identificar quais são as características e as aptidões que os indivíduos devem ter para serem considerados capacitados para trabalhar na empresa.

5 – JUSTIFICATIVA

A ideia de analisar o processo de recrutamento de pessoal surgiu a partir da observação dos impactos causados por este dentro da organização. Ao perceber que muitas vezes os funcionários são selecionados sem a aplicação de qualquer teste de aptidão, nota-se que os mesmos acabam por trazer prejuízos ao se desligarem precocemente da empresa.

A empresa tem como missão manter seu cliente sempre satisfeito, e para que isso ocorra, é necessário que a mesma esteja atenta aos seus funcionários, uma vez que estes são responsáveis por lidar diretamente com os clientes, além de assegurar que todos os processos dentro da empresa sejam realizados com a excelência necessária.

Levando em consideração que a empresa é considerada referência no fornecimento de areia, cascalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com