TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade a respeito do artigo – Como o Google vendeu a ideia da gestão a seus engenheiros. A partir da leitura do artigo responda.

Por:   •  8/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 6

Anápolis, 01 de abril de 2015.

UEG-CCSEH-MOODLE

Curso: 3° de Administração

Disciplina: Consultoria Organizacional

Prof. Me Carlos William de Carvalho

Aluna: Amélia Fernanda Ribeiro Alves

Atividade a respeito do artigo – Como o Google vendeu a ideia da gestão a seus engenheiros. A partir da leitura do artigo responda.

  1. De onde derivava a aversão da Google para com o valor dos gestores? Já trabalhou, ou trabalha em alguma empresa que também não valoriza os gestores? Quais as razões dessa não valorização nessa empresa, caso isso ocorra.

Derivava de uma cultura altamente tecnocrática.  Eles acreditavam que a gestão é mais destrutiva do que benéfica, uma distração do “trabalho real” e tarefas orientadas por objetivos concretos. Já trabalhei em uma empresa que não valorizava seus gerentes, a cultura era de ter um único diretor que pudesse levar a administração da empresa na base da “amizade” com seus funcionários. O diretor era o único que tomada às decisões sem se importar com o que os funcionários achavam da situação. E isso prejudicava o andamento da empresa sendo que o diretor não estava com frequência no ambiente de trabalho, atrasando as decisões a serem tomadas.

 

  1. Qual era o objetivo de Larry Page e Sergey Brinse ao tentarem criar uma organização plana? Qual o significado desse termo? Porque a experiência não deu certo?

O objetivo era romper as barreiras para o desenvolvimento de ideias de forma rápida e reproduzir o ambiente de colaboração espontânea. O termo “organização plana” é uma forma de eliminar gerentes.  A experiência não deu certo pois eles cederam quando muitas pessoas procuravam Page diretamente com perguntas sobre relatórios de despesas, conflitos interpessoais e outras questões corriqueiras.

  1. A medida que a Google crescia foram percebidas as contribuições dos gestores? Quais foram essas contribuições? Quais são as contribuições dos gestores da organização que você atua?

Sim, os fundadores logo perceberam que os gestores contribuíam em muitas outras formas igualmente importantes, por exemplo: Comunicando a estratégia à equipe, ajudando os funcionários a priorizar projetos, facilitando a colaboração, apoiando o desenvolvimento de carreiras e garantindo que os processos e sistemas estejam aliados com o objetivo da empresa.

Atualmente o gestor de onde trabalho consegue controlar os sistemas e processos, organizando as tarefas e contribuindo para o desenvolvimento da organização.

  1. O que Flatt quis dizer ao afirmar que o Organograma foi desenhado para evitar a micro gestão? A micro gestão ocorre em sua empresa?

Flatt quis dizer que quando você tem 30 pessoas em sua equipe, não dá para se meter em tudo, então você tem que se concentrar em criar o melhor ambiente para os engenheiros fazerem as coisas acontecer.

Sim. A micro gestão ocorre em minha empresa da seguinte forma, são várias agências de atendimento ao público e  cada agência tem o seu gestor. Contando com um gestor regional dependendo da localidade da agência.

  1. Qual é o ganho de uma cultura organizacional que abre espaço para as equipes decidirem e inovarem? Isso acontece em sua organização? Quais as consequências na sua organização?

Mais respeito aos conhecimentos técnicos, à habilidade de resolver problemas e às boas ideias do que aos títulos e autoridade formal. Qualquer pessoa que queira propor mudanças na empresa precisa fornecer logica convincente e apoiar argumentos com dados detalhados.

Na minha organização os gestores não tem tanta liberdade de decisão, mas eles estão a frente quando o assunto é alguma condição de melhoria dos funcionários e do local de trabalho.

  1. Em relação à seleção de colaboradores, caracterize esse processo de contratação do Google e relacione com a hierarquia e o poder do indivíduo. Como é tratada a relação de hierarquia e o poder do indivíduo na sua organização?

Utilizando-se de um processo de contratação rigoroso e baseado em dados, a empresa não mede esforços para atrair funcionários jovens, ambiciosos e originais. Ela analisa os currículos dos candidatos em busca de indicações de quem tem potencial para se destacar. O Google minimiza a hierarquia e enfatiza o poder do individuo em seus esforços de recrutamento, com a meta de alcançar a combinação perfeita com sua cultura.

A hierarquia na minha organização não é minimizada, sendo que o individuo não tem tanto apoio da diretoria. É preciso mudar essa visão e aderir melhores formas de gestão.

  1. Qual o grande desafio enfrentado pelo Google? Qual a resposta encontrada?

O desafio é se suas contratações altamente qualificadas, escolhidas a dedo não dão valor aos gestores, como é possível administrar a empresa de forma eficaz? Como transformar céticos em apoiadores, persuadindo-os a gastar tempo gerenciando outros? A resposta foi aplicar o mesmo rigor da análise de dados e ferramentas que você usou para contratá-la em primeiro lugar e que eles estabeleçam o mesmo critério em seu próprio trabalho. Você usa os dados para testar suas suposições sobre os méritos da gestão e apresenta o seu caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com