TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Google Classroom

Por:   •  17/12/2019  •  Artigo  •  4.576 Palavras (19 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 19

O nível de satisfação dos alunos de Graduação em Administração com a implantação da ferramenta Google Classroom, na Universidade Tiradentes em Aracaju/SE.

Divisão Administração – Tema 1 – Marketing, Inovação e Empreendedorismo

Ana Carolina Fontes dos Passos1 – acarolfpassos@gmail.com        

André Lucas Matos Fraga Lima1 – andrelucasmatos@gmail.com

Jessica Moreira Santana1 – jessica.moreira01@outlook.com

Rodrigo César Reis de Oliveira2 – rodrigopesquisando@gmail.com 

1 Universidade Tiradentes/Administração/Aracaju-SE

2 Universidade Tiradentes/Orientador/Aracaju-SE

RESUMO

Palavras-chave:  Google Classroom, Educação, Tecnologia, Softwares Educacionais.

  1. INTRODUÇÃO

 A educação passou por diversas mudanças ao longo dos anos, atrelada principalmente ao grande avanço tecnológico mundial, visando principalmente uma maneira mais eficiente, prática e até universal de construir o conhecimento.

 O número de empresas interessadas neste assunto é cada vez maior, buscando soluções para determinados problemas e limitações existentes na educação - sendo a Google um grande exemplo da busca por inovações, visto que a mesma desenvolveu diversos programas educacionais, no qual o mais conhecido e direcionado é o Google Classroom (lançado para o público em agosto de 2014).

 Nesse cenário a Universidade Tiradentes - UNIT, que frequentemente procura se diferenciar no mercado e está constantemente atenta às mudanças educacionais – possuindo por exemplo a modalidade de ensino a distância - EAD, implantou o software Google Classroom para todos os estudantes da Instituição. Dentre os objetivos estão o de facilitar a comunicação entre aluno e professor, de forma mais eficaz, visando o aumento de conhecimento dos estudantes e um melhor aproveitamento do que a ferramenta oferece.

Então de acordo com o contexto da realidade apresentada e nesse cenário que a instituição está inserida, questiona-se: A implantação da ferramenta Google Classroom na Universidade foi benéfica para os estudantes?

 A iniciativa da implantação do Google classroom é de extrema importância, pois é uma forma de facilitar e deixar mais dinâmico a comunicação entre professor e aluno de modo que os objetivos de ambos sejam alcançados. De forma geral esse estudo será de grande aproveitamento no âmbito educacional e institucional, trazendo um suporte e conhecimento nas novas implementações dessa ferramenta em outras Universidades, será também aproveitado no âmbito profissional, onde o próprio Google terá um feedback de como a ferramenta está funcionando na Instituição de ensino e o que a empresa pode alterar/modificar para melhorar essa implantação. Além de ser muito importante na ordem social, visto que com essa presente pesquisa, as novas implementações serão muito mais eficazes, com menos desafios e com isso aumentará o nível de aprendizado dos alunos, aumentando o nível de educação e capacitação dos mesmos.

O objetivo geral desta pesquisa foi verificar se a implantação da ferramenta Google Classroom foi benéfica para os alunos de Graduação em Administração na Universidade Tiradentes, em Aracaju/SE. O objetivo específico foi: Avaliar a satisfação dos alunos sobre a ferramenta.

2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Tecnologia e Educação

A revolução tecnológica tem cada vez mais impacto no dia a dia dos cidadãos de todo o mundo, na educação não é diferente, a mesma passou por várias mudanças ao longo dos anos. A sociedade atual, também chamada de sociedade da informação, possui um grande diferencial como explica Behar (2013, p. 17) “Essa sociedade está́ gerando demandas de ensino e aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. ”. Behar (2013) também demonstra que no cenário atual onde as descobertas científicas e tecnológicas impulsionam as mudanças na sociedade, é necessário que os profissionais aprendam a conviver com a incerteza e complexidade das mudanças.

O estilo tradicional de ensino - aquele onde o professor transmite o conhecimento para o aluno, através de aulas monótonas e sem ferramentas diferenciadas, está defasado. Segundo Seixas (2012) essa concepção onde o conhecimento é transmitido está mudando para uma onde o aluno participa ativamente, construindo, estimulando a curiosidade e criatividade, desenvolvendo o aprendizado pela ação e recebe o auxílio do professor com o convite para realizar experiências, reflexões e testes que irão dinamizar e facilitar o aprendizado. As ferramentas tecnológicas então, auxiliam os professores nessa mudança de ensino, podendo propor práticas, atividades e dinâmicas que o tradicional não possibilita, como salienta Abreu, Eisenstein e Estefenon (2013, p. 20) “Hoje é possível acessar qualquer informação sobre quase todos os temas em apenas alguns segundos e com um simples toque de uma tecla.”.

Além do ensino tradicional está ultrapassado, por consequência o currículo dito tradicional também possui problemas, como explica Behar (2013) este currículo baseado em conteúdo, na maioria das vezes impõe desafios para identificar o contexto em que o aluno vive e a sua função social, além de possuir provas como forma de avaliação de aprendizado, onde acaba destacando a memorização e não o aprendizado. Dificultando a transformação desse conteúdo em conhecimento, já que o aluno não participa de forma ativa no processo.

O uso de ferramentas da internet, como redes sociais, blogs, softwares específicos e youtube, pode mudar o discurso de docente e discente, como afirma Ricardo (2013) ao invés de uma educação direcionada para reprodução e formatação de conteúdos, com altos investimentos em materiais off-line, desconectados da realidade da sala de aula, é mais assertivo investir na capacitação de professores-autores com finalidade de construir aulas com o apoio dos estudantes, sendo as mesmas mais criativas e dinâmicas e que estejam relacionadas com as tecnologias de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (442.8 Kb)   docx (266.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com