TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – ÉTICA E CIDADANIA

Por:   •  30/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – ÉTICA E CIDADANIA

Rodrigo Pereira da Silva

01434243

Gestão Pública

Caro(a) estudante, você acredita que é importante que as empresas tenham regras/normas bem definidas, assim como sanções administrativas e, que esclareça estas instruções para todos os seus colaboradores?

Acredito que deva ser uma obrigação as empresas terem regras e normas bem definidas, e que elas devam ser tomadas em prol de uma visão, missão e princípios que estão regidos por uma nomenclatura que se determina como ética, mas não apenas ética como também a moral, e que esses princípios não fiquem apenas no papel, mas sim seguido e aplicado de forma contundente.

Cada vez mais as empresas têm tentado evoluir em seus negócios, porém essa evolução não pode ser pautada em desonestidades, mas sim em condutas marcadas pela seriedade, humanidade, justiça e pela preservação da integridade e dos direitos das pessoas.

A importância da ética nas empresas cresceu a partir da década de 80, com a redução das hierarquias e a consequente a autonomia dada às pessoas. Os chefes que eram considerados muitos rígidos, já não tinham tanto poder para controlar as atitudes das pessoas. Porém houve também um crescimento nos últimos anos de escritórios que viraram locais para praticar desonestidade, omissão a má conduta e a mentira.

Na verdade, se trazermos à luz as dimensões morais da vida organizacional, devemos requerer uma perspectiva nova que leve à reflexão da ética. Porém se essas perspectivas vierem a se impor, com certeza novas perguntas serão feitas dentro de um processo decisório.

Muitas empresas hoje têm procurado criar seus códigos de ética, que são valores a serem seguidos, inclusive colocando essas normas espalhadas em seus estabelecimentos, tentando assim passar confiança para seus colaboradores. Com normas claras e objetivas, fica mais fácil diminuir os conflitos dentro das organizações.

Se as organizações, produzirem e reproduzirem esses valores e essas normas, ela se torna mais importante em qualquer processo de mudança e de perspectiva das pessoas. Assim quanto mais as organizações tenham preocupações com a ética e a moral, mais a sociedade tenderá a melhorar no sentido de constituir um espaço mais agradável, com pessoas convivendo realizadas e seguras.

Também devemos pensar em sanções mais rígidas que devem ser aplicadas para as empresas que não seguem a ética a moral e o bom costume, pois com sanções mais rígidas, com certeza elas tenderão a seguir as normas para as quais foram criadas, porém essas sanções devem ser por exemplo assunto do cotidiano de qualquer pessoa física ou jurídica, ou seja qualquer que infrinja as normas, devem ser aplicadas de imediato as sanções cabíveis.

Referência

A IMPORTÂNCIA da ética dentro das organizações. Administradores, 2016. Disponível em: <https://administradores.com.br/noticias/a-importancia-da-etica-dentro-das-organizacoes>. Acesso em: 03 de abr. de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com