TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Avaliativas Filosofia e Etica CEDERJ

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

AA2

1. Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?

2. Quais as teses que explicam o surgimento da filosofia, na Grécia? Qual delas é mais aceitável?

3. Quais os fatores históricos que influenciaram o surgimento da filosofia?

A filosofia surgiu no século VII a.C na cidade de Mileto e tem como criador Tales de Mileto. Alguns dizem que a filosofia é apenas a evolução de algum pensamento que os gregos adquiriram durante as viagens marítimas. Ela em seu início tinha a finalidade de pensar racionalmente o mundo.

Alguns dizem que a filosofia foi criada para fazer uma transformação sobre os mitos gregos, outros dizem que ela nasceu para uma ruptura radical com os mitos e ainda existem outros que dizem que não é nenhuma das duas teses ditas antes. Podemos chamar os dois primeiros grupos de filósofos de extremos e o terceiro grupo de centro, pois este acha tanto o mito quanto a filosofia importantes para a sociedade, sendo essa tese a mais aceita na atualidade.

Os mitos diziam como as coisas eram ou tinham sido no passado, a filosofia se preocupa em explicar como e porque as coisas são como são. O mito tinha como origem de tudo a genealogia e rivalidade/alianças entre os deuses, a filosofia explica o surgimento da vida por uma causa natural. O mito tinha como verdade absoluta o que vinha do poeta rapsodo, pois o mesmo era uma autoridade religiosa, a filosofia só acredita na verdade se ela for provada de forma racional, sem deixar nenhuma contradição.

Alguns fatos históricos como as viagens marítimas, a invenção da politica, o surgimento da vida urbana, a invenção da moeda, entre outras foram de extrema importância para o surgimento da filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com