TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Marketing

Por:   •  5/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Aluna: Sidilene Da Silva Menezes    5°Semestre de Administração

DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA

Sabemos que a carreira tem sido uma ferramenta muito importante nas organizações, pois estão centradas em uma perspectiva focada na responsabilidade do indivíduo, no planejamento da própria carreira e no papel que ele irá atuar.

Baruch e Rosenstein (1992, P.478) definem carreira como um processo de desenvolvimento do empregado como um caminho de experiências e trabalhos  em uma ou mais organizações.

Muitos gestores organizacionais se deparam com um ambiente de constantes mudanças, um ambiente mais complexo, que exige mais dos seus colaboradores. Eles estão em busca de profissional altamente qualificado, ou seja, profissionais que estejam dispostos assumir responsabilidades, saber lidar com qualquer situação e profissionais dispostos assumir riscos.

A partir do momento que cada colaborador passa a desempenhar seu papel específico é que a organização passa a ter o funcionamento ideal. Cada organização busca profissionais com o perfil ideal para executar as funções do cargo com total eficácia. Buscam também avaliar o desempenho de cada colaborador, pois é a partir desta avaliação que poderá ser medido o quanto cada tarefa está sendo adequadamente desenvolvida e por estas razões é extremamente importante definir com clareza as necessidades de cada cargo pertencente à organização (GIL, 2014).

Para Dutra (1996). A administração de carreira é atualmente a reposta mais completa para as necessidades da empresa moderna na gestão de seus recursos humanos. Estimula e instrumentaliza as pessoas para pensar suas carreias e seu desenvolvimento profissional e pessoal e oferece à empresa os conceitos e as ferramentas necessárias para pensar a gestão de Recursos Humanos de forma estratégica e para interagir com o conjunto das políticas práticas de administração de pessoas. Deve ser entendido como uma forma de organizar possibilidades para que a pessoa possa planejar sua carreira.

 A busca para conquistar uma vantagem competitiva no mundo dos negócios faz com que muitas empresas se sintam motivadas a investir no desenvolvimento humano. Pois o desempenho humano deve ser bem desenvolvido e aplicado para conseguir manter-se no patamar adequado e esperados pelos os executivos.

Um sistema de administração de carreiras contribui para: adequar os projetos de desenvolvimento das pessoas ao projeto de desenvolvimento da empresa; estimular e dar suporte para que as pessoas planejem seu futuro profissional; identificar e trabalhar pontos fortes e fracos; explorar os pontos fortes das pessoas, independente de suas preferências profissionais; melhorar a comunicação entre empresa e funcionários e direcionar e integrar as práticas de gestão de pessoas. (BASTOS FILHO, 2005)

Conclui-se que o processo de desenvolvimento de carreira é essencial para muitas organizações, pois permitem que as pessoas se sintam motivadas sobre sua carreira e estejam sempre preparados e seguros para assumir qualquer nível dentro da organização. Sabendo então que a motivação, criatividade e o envolvimento são uns dos principais aspectos para produzir sua carreira de acordo com às necessidade da empresa. Partindo desse contexto, o desenvolvimento de carreira tem sido enfatizado pelas as organizações?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com