TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de desenvolvimento outsourcing

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 1]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

 Rodnei Rafael figueiredo

RA

 8075823317

Atividade de Autodesenvolvimento


[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 4]

Introdução

Nesse trabalho será abordado o tema sobre a globalização desde a sua historia e como ela se defini, e o seu significado no “cenário mundial” e como ela se aplica no mundo econômico, citando exemplos de empresas que aplicam o fenômeno outsourcing e qual a sua definição, e por que esse fenômeno tem proporcionado vantagens corporativas e desvantagens na mão de obra estrangeira.

Descrição das definições de globalização.

Foi possível definir o conceito globalização como um processo  econômico e social que tem como objetivo a união entre países e a população do mundo inteiro. Com isso foi possível perceber que esse procedimento entre governos e pessoas aonde as empresas acabam fazendo uma troca de ideias aonde fazem procedimentos financeiros e até mesmo transações empresariais e comerciais tanto enfaticamente no aspecto financeiro e cultural pelo mundo inteiro. Sendo que o conceito de “ Aldeia Global” , seria uma nomenclatura de redes de conexões , aonde torna a comunicação mais eficiente , tendo toda uma interação econômica e cultural mais rápido. Mais quais seriam as características, isso teve inicio séculos XV e XVI com grandes descobertas marítimas no caso as navegações, sendo que a sociedade europeia e seus navegadores tendo contato com os povos de outros continentes, firmaram um tipo relação cultural e comercial. Sendo que a globalização acabou se firmando no século XX, Após a queda do socialismo no caso da união Soviética, sendo assim o neoliberalismo ganhou muita força nos 70, aonde fez parte da diferença do processo econômica. Sendo assim o cenário dos mercados internos e até mesmo empresas multinacionais, estava com o conceito de buscar no mercado, países que não eram mais socialistas.

Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém-saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite entre outros. O que é bastante interessante nessa globalização seria o investimento de alguns países em outros na parte industrial com o intuído de expandir os negócios e principalmente visar o custo e barateamento, sendo que é possível encontrar países onde a matéria prima e a mão de obra envolvida e até mesmo a energia é mais barata. A globalização teve com desafios em que a importância das nações que estavam se desenvolvendo pelo a maré junto com crescimento mundial, sendo assim no decorrer desse cenário apareceu a crescente relações ligadas a Instituições internacionais como conselho de segurança da ONU e OMC  e o conselho de segurança e o FMI e Banco Mundial.

Uma das características diferenciadoras da terceira onda da globalização é que a importância das nações em desenvolvimento está crescendo na economia mundial. No decorrer desse processo, é natural e desejável que sua crescente presença seja refletida nas relações de poder dentro de instituições internacionais como OMC, Conselho de Segurança da ONU, Banco Mundial e FMI. A situação de cada uma dessas instituições é diferente, mas o ponto geral é que uma grande parcela da interação econômica ocorrerá fora dos países membros da OCDE, então é importante que os novos atores da economia mundial tenham voz ativa na arquitetura mundial ao governar essas interações. A globalização não limita a independência dos governos nacionais em alguns contextos, mas estes devem possuir graus de liberdade para administrar a interação entre comércio, capital e fluxos de mão-de-obra de um lado, e cultura nacional e meio ambiente de outro. (Relatório de Pesquisa Política do Banco Mundial 2003, 192-3).  

Definição de outsourcing

O fenômeno de outsourcing na pesquisa foi possível constatar que o numero de empresas que tem utilizados estratégias Outsourcing como exemplo a Coca-Cola e Adidas e Puma  com principal objetivo para obter ganhos na economia e também visando o custo, sendo assim também que a empresa tem objetivo competitivo. Fazendo um balanço de revisão, pode  perceber que esse conceito tem como o custo da mão de obra porque infelizmente em alguns países a leis trabalhista não segue um rigor, que visa boas praticas e condições ideais de ganha e tempo de trabalho para o funcionário, fazendo uma analise mais funda muitas dessas empresas aplicam o fenômeno outsourcing com objetivo competitivo mais com foco principal em magnitude de lucratividade. Mas não só a lucratividade em grande escala como também os benefícios obtidos na competição em nível mundial , mostrando em alta escala mundial o seu produto que acaba sendo proporcional aos baixos custo de produção.Com bases de pesquisas de internet eu pode constatar que muitas empresas se beneficiam de países que não tem regulamentações trabalhista ou lei do pais é precária para o trabalhador e não visa boas praticas e saúde e ótimas condições ao trabalhador com isso, empresas transmultinacionais tem se instalados em países asiáticos, com exemplo na indonésia Vietnã e Camboja  empregando jovens menores de idade que trabalham de 12 horas em condições deploráveis. Ao que essa situação pode trazer problemas de saúde as funcionários jovens, desde desgastes físicos psicológicos e acarretar em problemas ergonômicos e atos repetitivos que levam a problemas de tendinites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com