TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual de Gestão de pessoas

Por:   •  10/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.902 Palavras (12 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 12

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 4

Aluno: Veronica da Silva Santos

Turma: MBA Gestão Empresarial

Introdução

Ao longo de nossa história o tema lideraça tem sido foco nas pesquisas de vários pensadores, existem muitas teorias e estudos sobre os estilos de liderança com o intuito de compreender a correlação entre liderança e seus liderados, o papel do líder e quais seriam as melhores formas de exercer esse papel, este tema esteve presente também no campo da filosofia já dizia Platão em “A República” que o regente precisava ser educado com a razão.   

No passado existiam hierarquias poderosas que controlavam as organizações, esses eram os famosos chefes aqueles que mandavam e os funcionários os que obedeciam, os colaboradores utilizavam como   estratégia aprender a regra do jogo e seguir a vida sempre buscando entregar os resultados esperados pelo chefe e isso deu certo por muito tempo, com o passar dos anos a tecnologia foi se desenvolvendo de forma muito acelerada e também o crescimento das organizações, o mundo foi ficando conectado, o induviduo já não aceitava mais ser comandado, já questionava e ia atrás da informação, a busca por novos conhecimentos dentro das organizações foram aumentando e neste momento o chefe abre caminho para o líder, um modelo completamente diferente seu papel já não era mais simplesmente dar ordens e sim dar a direção, desenvolver pessoas, captar o melhor de cada membro de sua equipe, ser ético, humano e principalmente ter muita humildade.

No estudo a seguir serão abordados pontos muito importantes como as principais características de lideranças desde o chefe do passado até o líder do presente, os pontos fortes e fracos dos perfis apresentados, os estilos de liderança mais encontrados nas organizações e também uma visão pessoal sobre o assunto.

Ótima leitura!

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Um dos pioneiros no assunto estilos de liderança foi Kurt Lewin, em meados de 1973 ele propôs alguns estilos de liderança, ou perfis de líder, são eles:

  1. Líder autocrático: Aquele que toma a decisão, é o famoso chefe, sua equipe segue apenas suas ordens, é centralizador e autoritário.

Algumas vantagens: Tomadas de decisões rápidas, por ser centralizador ele administra todos os processos de forma que os erros podem ser minimizados, maior produção por parte da equipe justamente pelo fato dele estar sempre por perto.

Algumas desvantagens: Menor produção quando ele estiver ausente, não existe respeito entre os colaboradores e seu gestor existe apenas a relação fria onde a maioria dos colaboradores não admiram seu gestor,  não existe a troca de idéias.

  1. Líder democrático: Compartilham idéias, são receptivos e abertos e sugestões, é preocupado com o bem estar de sua equipe.

Algumas vantagens: Total interação entre o líder e sua equipe, a colaboração do time é valorizada, a equipe se sente parte dos desenvolvimentos dos projetos e se tornam mais comprometidos.

Algumas desvantagens: equips imaturas não funcionam com esse tipo de gestão, as tomadas de decisões se tornam mais lentas devido a quantidade de pessoas envolvidas.

  1. Líder liberal: Delega tarefas, acredita na maturidade de sua equipe então confia na capacidade de autogestão de cada colaborador.

Algumas vantagens: liberdade na tomada de decisão o que pode acelerar as entregas dos resultados, equipe motivada devido a confiança do gestor, poder descentralizado.

Algumas desvantagens: baixa produtividade graças a falta de orientação e controle de qualidade, falta de direcionamento da equipe.

  1. Líder coach: Com foco no desenvolvimento o líder coach identifica competências, talentos e habilidades, além de estimular as pessoas para que os desenvolvam no ambiente corporativo.

Algumas vantagens: maior compromisso da equipe, feedbacks constantes, existe a troca de experiências e ambos se desenvolvem líder e liderados.

Algumas desvantagens: desenvolver a equipe pode se tornar um processo lento o que pode acarretar falha nas entregas, algumas pessoas não estão abertas ao desenvolvimento e isso pode causar um problema entre líder e liderado.

Estes 4 foram os primeiros passos nesta longa jornada de conhecimento sobre estilos de liderança, afinal existe uma fórmula onde pode ser descrito exatamente qual é o melhor modelo de gestão de uma equipe? Definitivamente não, porém existem alguns estilos de liderança que podem  fazer toda a diferença em uma organização.

Diferentes estilos de liderança em busca de um mesmo resultado: Sucesso!

Houve um tempo em que acreditava-se que a liderança era inata ou seja que já nascia com cada indivíduo porém com o passar dos anos essa afirmação vem sendo desmistificada, segundo estudos ela pode ser inata ou pode ser desenvolvida, no meu ponto de vista existem alguns aspectos que podem ser inatos, por exemplo uma criança quando é persuasiva pode ser notado desde pequeno ou também quando tem a comunicação perfeita com as demais crianças, todos estes aspectos podem indicar que aquela criança poderá ser um bom líder pois trata-se de qualidades que se encaixam no perfil do líder atual.

No passado assumiam a cadeira do chefe aqueles que detinham a técnica para a realização de determinada função o melhor colaborador da área que atuava, porém esse formato pode não ser o melhor para identificar um líder, pois um profissional pode ser excelente no aspecto individual, pode deter o conhecimento, ser o melhor da equipe porém pode não saber transmitir ao outro seus conhecimentos, pode não saber trabalhar em equipe por isso essa é uma questão muito avaliada hoje nas empresas, a empresa promove com o intuito de reconhecimento e valorização do colaborador porém pode acabar perdendo um excelente profissional simplesmente por não haver avaliado o perfil antes de promove-lo, o importante era o resultado na produção ou até mesmo em áreas comerciais, na instituição a qual atuo hoje existe um programa de desenvolvimento de novos líderes, este serve tanto para capacitar o profissional quanto para identificar se ele tem não o perfil para liderança, caso não tenha ela pode passar por um treinamento de capacitação para ocupar oo cargo e será avaliado novamente por psicólogos altamente treinados.

Definir o melhor modelo de liderança é um papel quase que impossível pelo simples fato de que os liderados serão pessoas, e gerir pessoas é uma tarefa multidisciplinar, cada individuo tem sua forma de pensar de agir de se comunicar (teoria comportamental), por isso o melhor modelo depende dos liderados e do formato como a empresa atua (teoria situacional).

Liderar é um ato de coragem!

Para identificar o melhor estilo de liderança resolvi pesquisar os 10 maiores líderes do mundo, em 22 de agosto de 2019 foi feita uma matéria com os 10 maiores nomes vistos atualmente como exemplos de líderes e quais seriam suas maiores virtudes desempanhando este papel, veja a matéria completa no (anexo 1).

  • Barack Obama: capacidade de inspirar pessoas, capacidade de assumir riscos ou de fazer mudanças significativas, excelente comunicador.
  • Greta Thunberg: coragem, demosntra que não existe idade certa para arregaçarmos as mangas e lutarmos por aquilo em que acreditamos.
  • Jacinda Ardern: Comunicadora
  • Jeff Bezos: zelo absoluto com seus consumidores, visão de longo prazo, pensar fora da caixa.
  • Ma Huateng: agilidade, flexibilidade.
  • Malala Yousafzai: capacidade de inspirar pessoas, coragem
  • Masayoshi Son: Visão de futuro
  • Oprah Winfrey: capacidade de sonhar grande, agarrar as oportunidades de crescimento
  • Sheryl SandBerg: espírito de equipe, paixão pelo negócio, ambição de crescimento
  • Tim Cook: transparência

O que esses 10 líderes tem em comum?

Inteligencia Emocional, segundo Johann (2013) esse é um dos pontos chaves de um líder, ele dividia em cinco habilidades a inteligência emocional:

  • Autoconhecimento emocional: reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
  • Controle emocional: lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação que se apresente;
  • Motivação: dirigir as emoções em torno de um objetivo ou realização pessoal;
  • Empatia: reconhecer emoções nos outros e colocar-se no seu lugar;
  • Relacionamentos interpessoais: interação com outros indivíduos, utilizando competências sociais, tais como, apoio, negociação, ganha-ganha, saber ouvir e motivar, entre outros.

Este é um dos estudos que mais concordo dentre tantos que surgiram desde as teorias clássicas (já mencionadas acima) até as contemporâneas, é uma forma muito inteligente dividir em 5 habilidades a inteligência emocional, realmente fascinante.

Para complementar ainda mais, de acordo com livro Código da liderança, Ulrich, Smallwood e Sweetman (2009) concluíram que 60% a 70% das competências que compõem uma liderança eficaz são:

  • Ser estrategistas (planejar o futuro)
  • Ser executores (colocar ideias em prática)
  • Saber cativar, motivar e otimizar os talentos
  • Ser desenvolvedores da capital humano (investir e construir as próximas gerações)
  • Servir de exemplo (saber se colocar e se  expor de forma adequada)

Realmente não existe em nenhum lugar uma receita para o líder perfeito, porém o que quero mostrar com esses 2 estudos e com esses 10 exemplos de líderes é que um líder precisa antes de tudo ter uma inteligência emocional muito forte (se autoconhecer, saber se controlar em diferentes momentos, ser motivado e buscar entender o qual é o motivo que motiva o seu liderado para buscarem juntos os resultados, ter empatia, conquistar relacionamentos interpessoais, ser estrategista, colocar suas ideias em prática, saber cativar e otimizar talentos, desenvolver capital humano, servir de exemplo, ter coragem assim como Barack Obama, ter a capacidade de inspirar pessoas assim como Malala Yousafzai.

Estilos de liderança mais frequentes no ambiente organizacional.

Mesmo estando no século XXI onde sabemos que a tecnologia vem dominando o mercado cada vez mais, ainda vemos muitos gestores que utilizam o método autocrático, centralizadores e que utilizam do seu poder (a famosa carteirada).

A parte boa é que eles não são mais vistos como lideres exemplares, eles não inspiram pessoas, eles simplesmente mandam para que alguém obedeça e as organizações estão excluindo cada vez mais esse tipo de líder de seu quadro de colaboradores.

Hoje o líder precisa ser visto como aquele que inspira pessoas, forma pessoas, exatamente como os 10 exemplos que citei, as organizações estão em busca de pessoas que cuidem de pessoas pois o capital mais valioso de uma empresa é o capital humano.

Considerações finais

Vivemos hoje  o  “mundo VUCA” (volatil, cheio de incertezas onde o fooco é buscar as informações, altamente complexo e ambniguo), as mutações são constantes e em uma velocidade jamais vista, adentramos a era digital, o formato de trabalho esta mudando, o home office vem conquistando as organizações e o tradicional já passa a ser ultrapassado é necessário adaptar-se, que sorte a nossa fazer parte dessas mudanças!

E qual é o papel do líder neste cenário tao incerto?

Formar pessoas capazes de se autodesenvolver, de se automotivar, profissionais seguros e preparados para o que ainda esta por vir, a velocidade é tanta e o crescimento fortemente acelerado, cada vez se faz mais necessário a busca pelo autodesenvolvimento e pela informação, a complexidade é tamanha que desperta a curiosidade para saber onde vamos chegar, o ser humano se desenvolveu de tal forma que temos um computador em nossas mãos, é realmente fascinante, as terias sempre serão muitas porém apenas a prática alcança resultados, por isso preferi demonstrar os maiores líderes encontrados neste momento, pois eles nos inspiram a buscar sempre mais, a querer alcançar nossos objetivos, eles mostram que o caminho não é fácil mas que os resultados compensam.

Liderar é inspirar, é um ato de amor, é uma conquista diária primeiramente de pessoas e posteriormente de resultados, uma equipe motivada trabalha para superar os resultados, e isso exige, respeito, empatia, inteligência emocial, ética e muita humildade para ensinar e também aprender.

Referências bibliográficas

E-book Professor Paradela - Gestão de Pessoas (módulo 4)

Ulrich, Smallwood e Sweetman (2009) - livro Código da liderança

Video aulas: Professora Viviane

Vídeo: Ricardo Guimarães, Cenário, Transição e Evolução da Sociedade nas Empresas e do Trabalho

Sites pesquisados

https://hsmuniversity.com.br/blog/tipos-de-lideranca/

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/lideran%C3%A7a

https://gestaodeequipes.com.br/conheca-10-dos-maiores-lideres-do-mundo/

https://sandrocan.wordpress.com/tag/lideranca-conectiva/

Anexo 1


CONHEÇA 10 DOS MAIORES LÍDERES DO MUNDO NOS ÚLTIMOS ANOS


Quais são as virtudes de um grande líder? Existem muitos aspectos que ajudam a moldar o comandante ideal para uma equipe, uma empresa ou um país. Definir os maiores líderes do mundo não é uma tarefa fácil porque há muitos nomes de peso. Porém, esse post traz 10 personalidades que podem inspirar você em sua liderança diária.

A lista com 10 dos maiores líderes do mundo nos últimos anos conta com notáveis e representantes de diferentes países. Surpreendentemente tem até uma adolescente em nossa seleção! Confira o top 10 a seguir.

  1. Barack Obama

Sem dúvida o homem que ocupou a cadeira mais importante do mundo durante oito anos não poderia estar fora da nossa lista. Barack Obama é uma inspiração para pessoas de todo o mundo por diferentes razões. A primeira delas é a capacidade demonstrada por ele para conduzir diferentes tensões internas e externas durante sua administração.

Além disso, Barack Obama apresenta alguns traços fundamentais em grandes líderes. O ex-presidente sabe reconhecer o momento de assumir riscos ou de fazer mudanças significativas, além de ser um excelente comunicador.

  1. Greta Thunberg

Com apenas 16 anos de idade, a sueca Greta Thunberg é a mais jovem líder da nossa lista. Seu grande feito foi dar visibilidade à causa das mudanças climáticas em 2018. Greta foi uma das líderes de um movimento que se espalhou por mais de 200 cidades de dezenas de países.

A adolescente tem um longo caminho a percorrer, mas sua presença na lista tem relação direta com a precocidade de seus feitos. Seja como for, Greta Thunberg demonstra que não existe idade certa para arregaçarmos as mangas e lutarmos por aquilo em que acreditamos. Isso vale para seu ativismo e também para o mundo empresarial, de onde costumamos pinçar os grandes líderes.

  1. Jacinda Ardern

Mais uma liderança que vem do campo da política, Jacinda Ardern é a mais jovem primeira-ministra da Nova Zelândia, eleita em 2017. Ardern tem sido reconhecida, desde então, pela sensibilidade com que trata os sérios assuntos que uma chefe de estado tem de encarar.

Jacinda Ardern tem sido um exemplo para o mundo e transmite a poderosa ideia de que ele pode ser um lugar melhor para todos. Sempre em tom conciliador, a líder da Nova Zelândia tem se mostrado uma grande comunicadora.

  1. Jeff Bezos

A ascensão da Amazon nos últimos anos é notável. O que já era um colosso no varejo, inesperadamente, abocanhou uma fatia importante do mercado de conteúdo audiovisual on demand com o Amazon Prime Video.

Jeff Bezos, que fundou a empresa em 1994 e se manteve como CEO durante os 25 anos que se seguiram. Dentre suas qualidades, podemos destacar o zelo absoluto com os consumidores e, principalmente, a visão de longo prazo e pensar fora da caixa para fazer a empresa despontar.

  1. Ma Huateng

Um dos homens mais ricos e poderosos do mundo, o chinês Ma Huateng é o principal expoente da evolução da indústria em seu país. Ele é fundador e presidente do conselho da Tencent, maior portal de serviços de internet da China.

Como Ma Huateng pode inspirar novos líderes? A princípio, a virtude que chama a atenção é a agilidade que o empresário teve para se manter na dianteira da corrida tecnológica em um dos maiores mercados consumidores do mundo. Em seguida, a flexibilidade de Huateng e da Tencente, para expandir seu alcance, com smartphones e jogos eletrônicos.

  1. Malala Yousafzai

Malala Yousafzai é mais uma jovem ativista em nosso top 10. Sua luta é pelo acesso das mulheres à educação em uma área do Paquistão dominada pelo grupo fundamentalista talibã. Malala teve repercussão internacional principalmente após sobreviver a um atentado sofrido aos 15 anos de idade, em 2012. Desde então, ela não mediu esforços para cumprir sua missão de levar educação a mulheres paquistanesas.

A coragem para enfrentar um inimigo assustador como o talibã e a nobreza de sua causa levou Malala a ser a pessoa mais jovem a conquistar o Prêmio Nobel da Paz, com apenas 17 anos de idade. Por consequência, a ativista inspira pessoas de todo o mundo.

  1. Masayoshi Son

Fundador do conglomerado financeiro japonês SoftBank, Masayoshi Son é um empreendedor na acepção da palavra. Ele desejou ter seu próprio negócio desde a adolescência e logo mirou no mercado que parecia ser o futuro, a tecnologia.

Ainda nos anos 1970, ele criou empresas focadas em tecnologia e começou a sua trajetória de sucesso. Na década seguinte, fundou a SoftBank, que se tornaria um colosso com investimentos em diferentes áreas. 

A visão de futuro é uma das grandes virtudes de Masayoshi Son, que demonstrou repetidas vezes a capacidade de identificar segmentos e empresas com potencial.

  1. Oprah Winfrey

Mais conhecida por seu célebre talk show, Oprah Winfrey é uma das empresárias mais admiradas do mundo. O caminho para se tornar uma grande líder passou por aspectos como o cuidado ao montar a sua equipe e a atenção destacada para a extensão da sua marca. Esse ponto é fundamental, pois Oprah soube compreender o momento em que o seu nome extrapolou o programa de TV e se tornou uma marca de grande relevância.

Como isso foi possível? Graças a outra virtude de Oprah, a capacidade de sonhar grande e agarrar oportunidades de crescimento.

  1. Sheryl Sandberg

CEO do Facebook desde 2008, Sheryl Sandberg é a grande responsável pelo imenso sucesso da empresa na atual década. Comandar uma das principais companhias do mercado de tecnologia é um desafio de respeito. Por isso, Sandberg demonstrou virtudes muito importantes em sua caminhada, dentre as quais podemos destacar o espírito de equipe, a paixão pelo negócio e a ambição de fazê-lo chegar cada vez mais longe.

  1. Tim Cook

Suceder Steve Jobs talvez seja um dos grandes desafios da história do empreendedorismo. O gênio por trás da maçã tinha qualidades únicas e ninguém teria condições de reproduzi-las de forma perfeita.

Tim Cook foi o encarregado de honrar o legado de Jobs e o fez com brilhantismo. Após passar com sucesso também pela Nike, Cook assumiu as operações da Apple e teve a sabedoria para dar passos atrás em determinados momentos e para assumir riscos em outros tantos. Tim Cook também é reconhecido pela transparência com que toca a Apple.

P

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (410.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com