TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade planejamento estrategico

Por:   •  2/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDADE 1

A Unidade 1 faz uma introdução ao tema do Planejamento Público, seus conceitos básicos e os modelos mais representativos: o planejamento normativo tradicional e o planejamento estratégico situacional (PES).

O PES consiste em um instrumento utilizado não apenas para o planejamento governamental, mas também para o planejamento público de uma maneira geral (organizações públicas nos três níveis de governo e organizações da sociedade). Dessa maneira, podemos considerar que os temas do planejamento público são os problemas públicos, e tal planejamento “[...] aplicável a qualquer órgão cujo centro de jogo não seja exclusivamente o mercado, mas o jogo político, econômico e social” (HUERTAS, 1996, p. 23).

O contexto nos leva a observação de um desprestígio e perda de espaço do planejamento público.  Assim, segundo Castor e Suga (1989), algumas razões desse desprestígio:

  •  Distinção entre quem planeja e quem executa, o que geralmente à falta de compromisso daqueles que executam atividades;
  • Mistificação do planejamento, como função de uma elite de técnicos altamente qualificados e, consequentemente, vistos como isolados do mundo real e propositores de ideias mirabolantes e inaplicáveis;
  • Separação entre dimensões técnicas e dimensões políticas;
  • Excessiva valorização da forma, com “mistificação” dos formulários e tabelas a serem preenchidos de tempos em tempos, de modo repetitivo e que diferem da realidade dinâmica.

Devido a todas essas razões apresentadas, tornasse inevitável o distanciamento entre planejamento e ação, o que ocasionam o imediatismo e a improvisação da ação.

PLANEJAMENTO

Por meio do planejamento é possível organizar a complexidade das relações na sociedade e nas organizações. Assim, contribui para a criatividade, a tomada de decisões de modo consciente, resultando na construção intencional de ações. O planejamento é o cálculo situacional que relaciona o presente com o futuro e o conhecimento com a ação.

É necessário se planejar quando:

  • Se tem um objetivo e quero alcançá-lo.
  •  Diferentes pessoas ou organizações participam da ação e trabalham em prol de um objetivo comum;
  • Se há necessidade de compatibilizar um conjunto diversificado de ações, de maneira que os resultados oportunizem à realização do objetivo comum;
  • Os objetivos são difíceis de alcançar;
  • Os recursos necessários são escassos;
  • Se precisa escolher prioridades e diferentes cursos de ação.

PLANEJAMENTO NORMATIVO

O Planejamento Normativo Tradicional possui seu embasamento no planejamento econômico. Assim, podemos dizer que a uma cultura de planejamento engloba à técnica e à teoria econômica, que se impõe sobre outras considerações sociais e políticas. Planejar seria, então, uma tarefa especializada reservada àqueles que dominam técnicas quantitativas e definem medidas de intervenção de modo supostamente imparcial e objetivo. Baseia-se em um diagnóstico feito por um sujeito que está fora ou sobre a realidade planejada. Assim, a explicação da realidade responde à busca da verdade científica de uma ordem na qual não existem outros sujeitos que também planejam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com