TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Planejamento Estratégico e Governamental

Por:   •  26/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina:  Planejamento Estratégico Governamental        

ATIVIDADE

        

1        No início dos anos 90, pesquisas apontavam uma série de problemas relacionados implementação dos panos formulados no âmbito estatal. Tais problemas, tornaram-se         senso comum na crítica ao planejamento estratégico governamental. De acordo com essas         pesquisas, mencione quatro (04)  problemas identificados.

- Descrença nas ações de resultados futuro mais distantes;

- Alienação das Pessoas X Atores interessados;

- Descontinuidade;

- Desconexão entre Planejamento e Gestão.

2        De acordo com o pesquisador Peter Wright, mencionado no texto complementar produzido para a disciplina, defina com suas palavras o que vem a ser administração         estratégica.

Administração estratégica consiste em projetar a empresa no futuro, buscando estabelecer e monitorar a direção a ser seguida para alcançar os resultados propostos, possibilitando maior e melhor interação com o ambiente. Corresponde a um processo contínuo, baseado no planejamento estratégico, onde devem ser definidos e revisados  a missão,  visão, valores, objetivos, estratégias e projetos de intervenção para uma mudança desejada.

3                O vem a ser macroambiente das organizações ?

É um conjunto amplo e complexo de variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legislativas, sociais, demográficas e ecológicas que envolvem e influenciam as empresas.

4        Defina o conceito de “competências essenciais” e explique o caminho percorrido         para desenvolvê-las, segundo o modelo de formulação estratégica baseado em         recursos conhecido como RBV.

São recursos e capacidades que podem estabelecer as condições para o desenvolvimento da organização numa base sólida. O caminho percorrido para desenvolvê-las, segundo o RBV, é a formação de competências: Competências Essenciais - diferencial, desempenho acima da média e fonte de vantagem competitiva; Capacidades - habilidades das equipes de trabalho e habilidades na integração dos recursos; Recursos – tangíveis e intangíveis.

5        Quais são os elementos de sustentação da Administração Estratégica que formam a         chamada “trilogia estratégica” ?

Objetivos, competências e oportunidades.

6        O entendimento de Ansoff e McDonnel (1993) é de que a Administração         Estratégica representa um sistema escolhido de gestão. Descreva os elementos         básicos desse modelo de gestão.

Modelo de administração, mudanças ambientais e mudanças organizacionais.

 

7        Cite e explique três (03) características da estratégia, atualmente.

1 - Monitoramento contínuo – A organização não pode formular uma estratégia, num determinado horizonte temporal, sem correção de rumos. O processo de checagem passa a ser gerenciado para ajustar as metas de acordo com os novos fatores que intervêm na situação;

2 – Mediação entre conhecimento e ação – O interesse maior não está centrado no pensamento  estratégico abstrato, e sim no modo mais eficaz de desenvolver competências básicas que permitam construir uma base sólida de desenvolvimento;

3 – Informação – O Sistema de Informação Estratégica (SIE) constitui o ponto de partida para a formulação da estratégia.

8        Quando ocorreu o primeiro plano de âmbito global (não apenas setorial) no Brasil?

Em 1956, no Governo de Juscelino Kubistchek (JK), através do Conselho de Desenvolvimento e Plano de Metas.

9        Em que período o planejamento no Brasil adotou o horizonte temporal de Longo         Prazo?

Em 1967, no período do regime militar, foi adotado o primeiro planejamento de longo prazo no Brasil (Plano Decenal).

10        Que instrumentos legais asseguram a vinculação dos Planos Plurianuais (PPA's)          ao Orçamento Geral da União (OGU) ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com