TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade supervisionada

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

                 [pic 1]

Estudo de caso Alpargatas

  1. Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas?

Os principais desafios era compreender as forças interna e externas que desestimulavam os colaboradores a trabalhar em prol dos objetivos organizacionais; o conservadorismo antiquado da administração; A concorrência um passo à frente e a queda da barreira de acesso estrangeira; a falta de tecnologia; deficiência na comunicação e centralização excessiva de decisões.

  1. Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?

Os fatores que contribuíram para a falta de motivação foi a visão deturpada que a administração tinha perante seus colaboradores; Os benefícios Premium que a alta administração tinha dentro da empresa, que gerava um tratamento discrepante de tratamento. Que fez os colaboradores o sentimento de inferioridade, desigualdade, eles não tinham esperança de crescimento profissional, um clima organizacional “pesado”.

  1. Quais as características dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas? Qual foi seu primeiro impacto no ambiente de trabalho?

Tigre encontrou um comportamento formal, onde o ambiente tinha uma rígido e com formalização excessiva, o que gerava equipes pouco unidas. O que acarretava em um contato estritamente profissional, ligado apenas as tarefas, autoridade e hierarquia.

O primeiro impacto foi de um ambiente de trabalho excessivamente burocrático, que não permitia ao colaborador expor suas ideias, sentimentos e ambições profissionais e não fornecia um ambiente saudável.

  1. Quais foram as medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?

A primeira medida foi a redução de custos e implementação de programas de incentivo aos colaboradores; A descentralização das decisões; Delegação de poder; programas de participação nos resultados. Todas essas iniciativas gerou uma mudança de pensamento dos colaboradores com a nova aprendizagem.

Acredito que Tigre conseguiu mudar o comportamento dos colaboradores, quando acabou com o favoritismo

  1. Distinga, entre as várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais, segundo Herzberg.

Fatores motivacionais: Reconhecimento; realização, aprendizagem e crescimento. Fatores que conduzem a extrema satisfação no trabalho, que tem como consequência, melhores atendimentos ao clientes, melhores vendas e mente criativa.

Fatores Higiênicos: Política da empresa; relacionamento interpessoal; supervisão. Fatores que conduzem a extrema insatisfação no trabalho, gerando baixa produtividade, falta de interesse no cliente, e falta de harmonia.

 

  1. Quais abordagens teóricas de motivação melhor ajudam a compreender o caso?

  1. Você considera Fernando Tigre um líder orientado para tarefas ou para as pessoas? Justifique.

Consideramos Tigre um líder com orientação para as pessoas, porque soube trabalhar com o processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos membros da organização, fornecendo condições de trabalho e provisão de crescimento profissional.

  1. Como a teoria de contingência de Fildler pode ajudar a compreender a atuação de Fernando Tigre como líder?

A teoria de Fildler ajuda a entender a importância de um líder Falta finalizar, vou tirar dúvida com a professora amanhã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com