TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Complementares – Curso de Administração e Ciências Contábeis

Por:   •  16/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2][pic 1]

Atividades Complementares – Curso de Administração e Ciências Contábeis

Focus Group

O modelo Focus Group de pesquisa é uma discussão objetiva, conduzida ou moderada que introduz um tópico a um grupo de respondentes e direciona a sua discussão sobre o tema, de uma maneira não-estruturada e natural (Parasuraman, 1986).

Seguindo este contexto a Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara em conjunto com o CIESP – Centro das Indústrias de São Paulo – realizará em novembro/2011, o fórum Gestão de Talentos, que contará ainda com a presença de empresários, bem como as Universidades e Faculdades existentes na região de Santa Bárbara d’ Oeste e Americana.

A disciplina de Atividades Complementares que visa a formação de uma forma mais humanística de nossos alunos, bem como introduzir o auto-aprendizado, para o 2º semestre de 2011 tem como proposta buscar junto a sociedade das regiões envolvidas no projeto Gestão de Talentos, a percepção dela sociedade, mais precisamente uma gama de trabalhadores que estão atualmente DESEMPREGADOS.

Assim com a aplicação da pesquisa Focus Group poder-se-á observar com uma aproximação mais real, qual de fato é a questão fundamental do desemprego na região, através da ótica deles próprios, trabalhadores desempregados.

Para isso o curso de Administração e Ciências Contábeis irão colaborar neste projeto com a aplicação e tabulação dos dados obtidos, no que tange a parte quantitativa de pesquisa, utilizando-se da estatística descritiva. Sendo que ficarão responsáveis por esta tabulação os alunos do 3º e 4º semestres de administração e ciências contábeis que estão diretamente envolvidos com a disciplina de Estatística. Porém, todos os alunos dos curso de Administração e Ciências Contábeis (1º ao 4º semestre) irão aplicar os questionários pertinentes.

As salas dos cursos de administração e ciências contábeis serão divididas em grupos de 10 alunos, sendo que somente poderão fazer parte do grupo alunos da mesma sala. Cada grupo deverá aplicar a pesquisa Focus Group buscando ao máximo não modificar a sua característica, uma vez que o modelo possui características específicas. O exigido que cada grupo de alunos identifique e busque na sociedade trabalhadores DESEMPREGADOS no mínimo 8 e máximo 12, por sessão. Os alunos deverão anotar a discussão realizada no Focus Group. O mediador sugere-se que um professor esteja presente. Assim cada grupo poderá realizar a sua entrevista no próprio recinto da Faculdade, salas de aula, professores à disposição. No entanto, poderão realizar estas pesquisas no sábado dia 24/09 na praça central de Santa Bárbara d’ Oeste, onde estará preparado um ambiente para realização da pesquisa.

Cada sessão de discussão deverá ter ainda um tempo mínimo de duração de 1 hora e máximo de 2 horas.

Após a coleta dos dados exigidos na pesquisa, um representante do grupo deverá alimentar um site do google apps (ainda será fornecido). Todos os grupos deverão registrar as sessões com fotos e inseri-la em um relatório que será a forma de validar as horas necessárias para a disciplina. No relatório deverá conter:

- Capa contendo nome e RA dos participantes;

- Introdução contextualizando a atividade realizada;

- Descrição de como o grupo acolheu o número de trabalhadores DESEMPREGADOS, onde realizou a pesquisa, quantos eram estes trabalhadores;

- Elaborar uma tabela contendo as informações solicitadas no questionário aplicado.

Outro fator importante para o projeto Gestão de Talentos é saber a percepção, por parte das empresas, como é a aceitação de estagiários, qual a área mais requisitada, quais os motivos que levam as empresas contratarem estagiários, para isso o questionário, também em anexo, recomenda-se que seja aplicado dentro das empresas (sem a identificação das mesmas), com seu superior imediato, por exemplo.

Ao final, cada grupo deverá elaborar um pôster para exposição do trabalho realizado, cujas medidas e modelo estão definidos no projeto das Atividades Complementares.

A data de entrega dos trabalhos será no dia 21/10, sem prorrogação de data.

[pic 4][pic 3]

Questionário – Focus Group

Idade

Sexo

Tempo de Carteira de Trabalho

Tempo de Desempregado

Tempo de permanência nos últimos 3 empregos.

Escolaridade

Fez algum curso nos últimos 2 anos?

Qual foi este curso?

Você gostaria de fazer algum curso?

Se sim, qual? Faculdade, Especialização, técnico; línguas; computação.

Por quê não faz?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (177.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com