TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividades Complementares para Curso em Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  20/11/2021  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades Complementares para curso em Licenciatura em Pedagogia
Atividades Culturais: Filme

O nome da Rosa

[pic 1]

A história relatada acontece, aproximadamente no ano de 1300, onde um monge franciscano e seu noviço são convidados para irem até uma abadia na Itália para participarem de um concílio, lugar no qual são discutidos vários assuntos referente à igreja, inclusive sobre o voto de pobreza.

No decorrer desta conferência acontece uma série de crimes interligados. O franciscano é recrutado para deslindar tais acontecimentos pois é julgado justo por ter uma conduta humanista.

Ao investigar, o personagem descobre que na biblioteca comum do mosteiro, havia uma passagem secreta para a maior biblioteca da cristandade, com altos índices de saberes. A biblioteca era privada por que naquela época o conhecimento era restrito, somente os escolhidos tinham acesso ao saber.

A partir deste fato, o homem consegue desvendar assim o autor dos assassinatos: o bibliotecário, o monge mais velho do mosteiro, uma pessoa que absolutamente ninguém desconfiava. O motivo seria a tentativa de muitos religiosos tentarem ler obras que, eram consideradas pela igreja, como ímpias. O tutor da biblioteca por sua vez, envenenava os livros e ao molhar os dedos para folhear os leitores iam à óbito.

Trazendo a ementa para a realidade em que nos encontramos, mas não nos esquecendo de como foi o princípio, a narrativa nos deixa claro o quanto a igreja dominava e controlava o conhecimento afim de continuar sendo o poder da sociedade. Hoje podemos ver que este modelo é praticado pelo governo que controla o investimento na educação, bem como, determina os assuntos que os livros didáticos irão abordar, para que assim, os alunos não se tornem adultos que possam enxergar de fato o que acontece e para que continuem sendo submissos a quem está no topo da hierarquia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com