TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps 3 etapa passo 4 - contabeis

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Desenvolvimento:

Segundo o IBRACON (NPC 27), "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data.

Seguindo a premissa básica que a contabilidade é uma ferramenta de auxílio na tomada de decisões seja de qual for individuo, seja ele de natureza física ou jurídica.  

E para que este auxilio tenha seu advento a contabilidade possuem ferramentas e relatórios que seguem alguns padrões e regimes como o de competência, tempestividade, relevância, prudência e a demais regimes que para uma melhor visualização dos resultados apurados sejam eles mensalmente, quinzenalmente, trimestralmente ou mesmo anualmente. Regimes e padrões estes que ajudam na elaboração de relatórios e construções de prognósticos para poder em afins obter ou extrair dados relevantes do crescimento ou declínio desta mesma.

 Para obtermos em suma as ‘’ contas ‘’ de uma empresa existe o que se denomina plano de contas e este pode ser sucinto ou mais abrangente, isso ocorre de acordo com o tamanho (monetário) ou com o seu período de existência em mercado. Todavia dado a alguns fatores de elaboração deve se obter certos cálculos que provem de entradas e saídas de um fluxo monetário, incumbido destes podemos citar o livro razão, livro diário e o próprio balanço patrimonial da organização.

Componentes explicativos:

  1. Balanço Patrimonial;
  2. Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  3.  Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela demonstração das mutações do patrimônio líquido;
  4. Demonstração de Fluxo Caixa;
  5.  Demonstração do valor adicionado, se divulgada pela entidade;
  6. Notas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis.

Segundo o 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício são publicadas com a representação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.

Isto incube em todas as razonetes, menos a de resultados incutidas no ARE (apuração do resultado de exercício), pois estas são exclusivas de apuração do resultado exercido no período de ocorrência do fato gerador seja ele receita ou despesa, com a formação e resolução do ARE, podemos inferir no lucro/prejuízo acumulado e na DRE da organização.

Para a formulação do ARE deve se estruturar um livro razão de contas de resultados (receita e despesa) de fato gerador que agregue ou diminua o patrimônio líquido da entidade, estas contas pode obter como exercício:

  • Despesas com água, luz, aluguel, energia, telefone e afins
  • Despesas como CMV (custo da mercadoria vendida), PDCL ( provisões com devedores duvidosos) ICMS, PIS, COFINS, administrativas.
  • Receitas financeira, com venda de mercadoria, receita com juros e ademais.

[pic 1]

O ARE é basicamente as atividades que ocorre em dado período da organização que deve ser apurado ao final de cada exercício da entidade, isso vem com a ocorrência do apuramento total de todas as suas contas sejam elas patrimoniais ou não.

Com o ARE apurado e assimilado na estrutura matricial da entidade, advém a DRE (demonstração do resultado do exercício), a DRE é a parte que minúcia cada conta efetiva do ARE e seus respectivos valores apurados, por isso sempre em primeira instancia o valor da DRE é respectivo ao valor do ARE.

Apurado o ARE, formulado a DRE, pode se incutir nos valores do balanço patrimonial em lucro ou prejuízo acumulado, os valores apurados nas contas de resultado do exercício da organização.

[pic 2]

Obtendo sempre, que deve haver jurisprudência na minuciação dos valores mensurados, pois para cada débito á um crédito (método das partidas dobradas de Luca Pacioli), seja ele no ARE os nas contas patrimoniais da entidade.

Com tudo assumindo as premissas básicas, de que a contabilidade é um ferramenta de auxilio empresarial que abrange os componentes tangíveis e intangíveis, moveis ou não, de grande escala monetária da entidade, já que por intermédio da contabilidade empresarial da organização e as alocando em seus parâmetros homogêneos similares, já que em suma algumas contas não são debitadas ou creditadas sem que haja contas de resultado para preencher os livros razão empresarial, pois a primeira intenção declarada de uma empresa é gerar lucros e retornos e por isso haverá exercícios feitos seja para a retenção de uma receita ou de contra partida uma obrigação com as despesas, algumas já estipuladas, outras adquiridas com as sua existência no mercado ou mesmo com a sua criação ( PIS, COFINS, ICMS) ou seja impostos estipulados pelo governos e a federação, mas em suma a maioria das despesas são ocorridas por causa das provisões, salários, administrativas, com venda de mercadoria e outros exercidos pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com