TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Empreendedorismo Etapa 1 e 2

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - FAC 3

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Eliene dos Anjos RA: 2981572772

Everton Pina RA 8073874659

Fabio Sousa RA: 7420668707

Leonardo Cavalcante Pio RA: 2485756911

Mariane RA:

Paulo Roberto Santana RA: 9097450648

Soraia Silva RA:

Tais Rodrigues RA: 1564250519  

ATPS EMPREENDEDORISMO        

Prof: Cesar Ribeiro

CAMPINAS

2015

1° passo

IDENTIFICAR UMA OPORTUNIDADE

A identificação de oportunidades e essencial para um empreendedor, pois é através dela que surgem as ideias. Uma depende da outra primeiramente identificando uma oportunidade e assim surgindo as ideias para então se desenvolver um plano de negócio.

Para Schumpeter (1978), a essência do empreendedorismo está na percepção e no aprimoramento das novas oportunidades no âmbito dos negócios, sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações. 

Dornelas (2015) faz uma diferenciação entre ideias e oportunidades e resalta que o fato de uma ideia ser ou não única não importa. Afirma que o importante é como o empreendedor utiliza sua ideia, sendo ela inédita ou não transformando-a em produto ou serviço que faça a empresa crescer. Já as oportunidades ele fala que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, e ganhar um novo mercado e estabelecer estabelecendo com isso uma parceria que o diferencie dos concorrentes.

Uma ideia só se torna boa quando vier junto com boas oportunidades, e cabe ao empreendedor conseguir reconhecer logo que se depara com uma boa ideia sendo ela ou não única ou inédita  o que se deve fazer sempre é que essa ideia ou oportunidade seja transformada em lucros, os verdadeiros empreendedores de sucesso estão sempre em busca de novas ideias e não se cansa de observar negócios e novas oportunidades.

De acordo com Degen e outros, podemos identificar algumas atitudes que precisamos desenvolver e agregar com hábitos, mantendo a atenção fixa para gerar ideias que se transformam em potenciais negócios, produtos e serviços.

Além de identificar a oportunidade agregada com boas ideias o empreendedor  tem que identificar  as necessidades, as deficiências é solucionado problemas existente, aperfeiçoando antigas tecnologias , identificar  as  tendências existente e aprimorando ou até mudando as tendências ,  procurar saber o que o mercado está procurando para suprir as necessidades e vontades dos consumidores.

            Par se um empreendedor de sucesso não basta ter só ideias e criar oportunidades tem que reunir outras qualidades, tem que acreditar ser determinado, ter imaginação e criatividade, habilidades para organizar, planejar, recrutar e liderar pessoas para que o seu empreendimento seja transformado em sucesso e seja lucrativo e reconhecido no mercado.

2º Passo Plano de Negocio

  1. Qual mercado ela atende?

A empresa não estará seguimentando o mercado, estará procurando atender da melhor forma possível todas as classes sociais sem distinção, para desta forma se firmar não somente como uma sorveteria, mas sim como uma Marca que será associada principalmente a qualidade de seus produtos, atendimento diferenciado e fidelização de seus clientes.

  1. Qual retorno econômico que ela proporcionará?

A fim de seja criada uma empresa sólida e sadia financeiramente está trabalhara com as taxas mínimas ou margens de segurança aplicadas no mercado de retorno. Visando sua saúde financeira fazendo com que o seu Payback seja alcançado no prazo médio estipulado, pois sabemos que em quanto menos tempo a empresa atingi-lo mais atraente o negocio será.

  1. Quais as vantagens competitivas que ela trará o negócio?

Os nossos sorvetes serão artesanais, ofereceremos sorvetes de massa, picolés, taças, tortas e doces em geral.

Além da qualidade de nosso produto, o atendimento a nossos clientes será o principal diferencial, em curto prazo estaremos atendendo aos clientes na forma de Self-Serviçe e Delivery via telefone e site, a médio prazo as compras poderão ser feitas pelo celular via aplicativo, onde o cliente pelo celular pode fazer seu pedido pagar via cartão de crédito e estar recebendo aonde desejar ou estar retirando o pedido em nossa loja.

Em longo prazo estaremos trabalhando com a opção de Rodízio de Sorvetes, onde em dias apropriados da semana os nossos clientes por valores fechados poderão aproveitar grande parte de nossos produtos.

  1. Qual a equipe que transformará essa oportunidade em negocio?

Primeiramente contrataremos uma equipe que será devidamente treinada para um atendimento de qualidade, tanto o atendimento via balcão ou telefone. Pois acreditamos que somente com um atendimento de qualidade conseguiremos estar conquistando e fidelizando nossos clientes, pois um cliente mal atendido dificilmente voltará independente da qualidade do produto.

Para o serviço de entregas e manutenção do site e aplicativo do celular estaremos terceirizando o serviço com empresas já especializadas nestes mercados

  1. Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

Se o empreendedor tem o objetivo de tornar sua idéia e sonho e um negócio deverá estar 100% comprometido, terá de abrir mão de muitas coisas e de seu tempo livre, principalmente no inicio do negócio aonde ele ainda não terá colhido seu investimento, não terá o capital necessário para contratar uma equipe numericamente grande e principalmente ainda em um primeiro momento ainda estará avaliando a confiança em seus colaboradores.

3º Passo

Para se fabricar sorvetes de forma artesanal se devem seguir as determinações a Agencia de Vigilância Sanitária, sempre se atentando a qualidade do produto sua validade e forma de estocar, métodos de fabricação com equipamentos corretos, limpeza e empregados saldáveis e conscientes.

A localização da Sorveteria é algo que deve ser estudado, se deve achar ponto com grande movimentação de pessoas onde a Sorveteria fique visível aos clientes.

Existem equipamentos básicos para uma sorveteria, será interessante contar com um Gerador de Energia para caso haja queda de Eletricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (207.2 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com