TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps empreendedorismo etapa 1 e 2

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS empreendedorismo

“O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”

José Dornelas, 2001

Etapa 1

Coleta de informações sobre o que é empreender.

Empreendedorismo é o envolvimento conjunto de pessoas e processos que levam à transformação de ideias em realidade.

O “boom” do empreendedorismo no Brasil aconteceu após o final da década de 1990. Com a diminuição do numero de empregos nos grandes centros, uma grande quantidade de pessoas partiu para o conhecido “próprio negócio”, no entanto, sem embasamento para essa migração viu-se um alto número de mortandade das pequenas empresas, o que atraiu a atenção não só da grande massa mas principalmente do governo, tornando o tema conhecido da população.

Mesmo com a popularização do tema é preciso filtrar as informações no que diz respeito ao empreendedorismo. Há pessoas com talento nato para empreender, há outras que lapidam suas habilidades e as adaptam às necessidades do mercado e se tornam grandes empreendedoras. Portanto é preciso saber diferenciar talento de dedicação e, principalmente, identificar a hora correta de se valer de uma dessas competências.  

É necessário lembrar que nem toda boa ideia é uma boa oportunidade de negócio seja por sua dificuldade de execução ou por simplesmente não atender às necessidades da comunidade à qual se destina. A real oportunidade é caracterizada por um conjunto de fatores, eventos, situações e/ou circunstâncias, que possibilitam a geração de mudanças positivas na atual situação da empresa, da comunidade, dos clientes ou até na vida. É fundamental levantar informações atualizadas e conhecer o mercado, tendências, necessidades e o que realmente faz diferença para o publico alvo. Esse é o fator determinante para o sucesso do empreendimento. Para aproveitamento pleno da oportunidade o empreendedor precisa ser capaz de se organizar de forma a gerar os recursos necessários (técnicos, humanos, estruturais ou financeiros), alocando-os corretamente, conforme a real demanda.

A grande sacada de um empreendedor é ver oportunidade onde a maioria vê apenas um problema. Boa parte das joias do empreendedorismo são descobertas com base em maneiras de melhorar o que já existe, dando um novo formato ao layout existente e transformando uma necessidade em oportunidade e posteriormente um conforto ao qual a comunidade já estará tão habituada que não conseguirá mais se desfazer. Uma ideia, uma opinião e uma experiência podem não ser necessariamente, uma oportunidade, mas uma oportunidade depende sempre de uma boa ideia, mesmo que
à principio a ideia possa parecer estranha ou impossível de se realizar. Para empreender deve-se estar sempre atento às necessidades daqueles que o cercam e, consequentemente, às verdadeiras oportunidades de empreendimento, para que não sejam investidos tempo e dinheiro em um projeto fadado ao fracasso desde o começo.

Etapa 2

O plano de negócios

O plano de negócios é fundamental para implantação de qualquer empreendimento. Nele constam todas as informações necessárias para a realização do projeto, desde estudo do publico alvo até as informações financeiras e estruturais do projeto. É importante lembrar que o plano de negócio é resultado de pesquisa teórica e de campo, e seus dados devem ser sempre baseados em situações factíveis, visto que é, além de guia do empreendedor, um objeto para avaliação do projeto para outros fins, como investimentos, por exemplo.

Em suma, o plano de negócios é o que norteia a empresa, desde a sua concepção até a execução final do projeto. Ele pode ser alterado ao longo do tempo, de acordo com as necessidades apresentadas pela empresa, pelos sócios e principalmente por conta de adaptações ao mercado. Outra função desse documento é atrair investidores, “vendendo” sua empresa de maneira clara e baseada em fatos reais relacionados ao seu negócio. Cada segmento tem uma necessidade especifica de plano de negócios, adaptável à situação da empresa e a qual foco o documento tem principal destino (investimentos, sociedade, etc).

Passo 3:

Criação do plano de negócios – Sorveteria.

Doce Mundo Sorvetes

Conceito do negócio

Sorveteria com ambiente familiar e produtos diversificados.  O objetivo do negócio é oferecer à população local uma nova opção para consumo de produtos especiais, voltados diretamente à públicos específicos, porém de acesso livre.

Diferenciais:

Disponibilização de produtos para consumo In loco e entrega gratuita para compras com valor acima de R$ 50,00 num raio de até 3km da loja.

Brindes para compras acima de R$ 100,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com