TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pcp Passo 4 Etapa 1

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS PCP – 1° Etapa

Passo 4 (Equipe) Elabore, com base no resultado das análises encontradas pelo grupo, um relatório, com no máximo quatro páginas, seguindo a formatação indicada no item Padronização desta ATPS. Entregue ao seu professor, na data por ele estabelecida.

Planejamento e Controle da Produção

A organização que não planeja, programa e controla o que produz, encontrara dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige, logo está fadado ao não crescimento. 

A garantia de bons resultados está diretamente ligada ao planejamento, programação e controle de todo o processo de produção, desse modo fica mais fácil traçar uma meta de melhoria para o produto ou corrigir possíveis erros assim como diminuir os custos operacionais.
O Planejamento e Controle da Produção (PCP) consistem em gerenciar as atividades de produção e os recursos operacionais de uma organização. Ou seja, tem o objetivo de organizar, padronizar e sistematizar o 
processo, de modo que a organização venha a produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo.

Tem como funções básicas o planejamento (que determina o que será produzido e como), a programação (que define a operação, com inicio e término de todo o cronograma de trabalho) e o controle (que monitora e corrige os desvios da produção), além de dar suporte a gerencia na tomada de decisões.

O PCP determina também a quantidade que será produzida, o layout da planta para melhor aproveitamento dos insumos, as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra (seja ela humana ou mecânica). Com a solidificação de todos estes processos é criada a carta mapa da produção, o chamado PMP – Plano Mestre da Produção, que expõe as diretrizes do processo em geral.

Na programação (definição de quando fazer) controla - se o que foi estabelecido no planejamento, não deixando que o objetivo final seja desviado e decide sobre quaisquer mudanças que possam ocorrer, defeitos ou falhas.

O planejamento afeta direta ou indiretamente toda a organização, por meio de documentos, relatórios, planos, roteiro de produção, ferramentas e estimativas.

O PCP envolve diversas etapas, das quais se destacam:

- Previsão da demanda: Ajuda os gerentes de produção a definir o tamanho da produção e os recursos materiais e humanos necessários utilizando os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda.

 - Planejamento da capacidade de produção: Determina a necessidade de adequação (aumento ou redução) da produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

- Planejamento agregado da produção (PAP): Determina a estratégia de produção mais adequada para a organização.

- Programação mestra da produção (PMP): É a operacionalização dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos (máquinas, pessoas, matérias-primas) e o tempo, para produzir a quantidade necessária para determinado período.

- Programação detalhada da produção (PDP): É a operacionalização no “chão da fabrica”. Define como a fábrica irá trabalhar no seu dia a dia.

- Administração de materiais: Repõe a matéria prima, controla e planeja os estoques e define o tamanho dos lotes.

- Sequenciamento: É a sequência de execução de produção nas máquinas, visa minimizar atrasos e ociosidades.

- Emissão de ordens: Emiti a documentação necessária para o inicio das operações e libera quando os recursos estiverem disponíveis.

- Controle da produção: Consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com