TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps cargos, salarios e beneficios

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.362 Palavras (22 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS - Plano de Ação

Disciplina: Administração de Cargos, Salários e Benefícios

Profª. Pedro Carlos de Carvalho

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Professora tutora a distância Joziane Silva de Almeida

Alexandra Pereira da Silva – RA: 6787342495 – Tecnologia em Recursos Humanos

Carolina Matias de Araujo – RA: 6951478043 – Tecnologia em Recursos Humanos

Cristiéle Brasilino Victor – RA: 6951479440 – Tecnologia em Recursos Humanos

Jessica aparecida de Souza- RA: 6557278415- Tecnologia em Recursos Humanos

Lilian Bichler Carvalho – RA: 7974729772 – Tecnologia em Recursos Humanos

        

Jacareí

2014

Introdução

Na chamada "era do conhecimento" as organizações têm se preocupado muito com a motivação de seus colaboradores. Certamente porque diante das constantes mudanças tecnológicas e da necessidade de atualização dos conhecimentos, as pessoas têm sido consideradas o seu maior ativo intangível. é por meio de seus conhecimentos, habilidades e atitudes que as empresas têm atingido vantagem competitiva, gerando a competência necessária para que se mantenham ativas em um ambiente onde a concorrência está cada vez mais acirrada. Colaboradores motivados trabalham felizes e apresentam melhores resultados financeiros, pois a motivação tem relação direta com o desempenho. De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma tendência, a um comportamento específico. E uma das questões mais polêmicas referentes ao salário é se este funciona como um fator de motivação para os funcionários

De acordo com alguns teóricos da motivação, as experiências de cada indivíduo, seus sonhos e sua visão de mundo, interferem no modo como reagem aos estímulos motivacionais. Isso faz com que pessoas com experiências de vida diferentes reajam de maneira diferente aos mesmos estímulos. Além das experiências pessoais, também as necessidades das organizações, das comunidades, das transformações tecnológicas e do exercício da cidadania têm a sua importância na maneira como percebem os estímulos motivacionais que lhe são apresentados.

A palavra motivação tem sido bastante destacada por vários estudiosos que buscam uma forma de explicá-la e de, certo modo, saber de onde ela se origina. As organizações  gradualmente foram impelidas a buscar esquemas de trabalho que produzissem resultados  efetivos no ponto de vistra Humano aliados com a alta eficiencia.

A motivação é aquilo que move o ser humano, ou seja, o faz agir de uma maneira ou de outra e tomar determinadas posturas.

Varios estudos específicos sobre motivação foram iniciados por teóricos de Relações Humanas, posteriormente por autores comportamentalistas

Para ter pessoas integradas, produtivas e ambiente motivador na organização são necessários planos adequados de Recursos Humanos. Considero como plano básico, o carro-chefe, o plano de cargos esalários, porque sem ele dificilmente os demais planos de desenvolvimento funcionam.

No decorrer desse trabalho iremos analisar as diferenças entre as  teorias “Hierarquia das necessidades” de Maslow, os “Fatores Motivadores e Higienicos” de Herzberg e “Teoria da Motivação pelo êxito e/ou medo “ de MecClelland.

Teoria de Maslow, Herzberg e MacClelland.

Abraham Maslow, na década de 50, desenvolveu uma teoria tomando como eixo a questão das necessidades humanas. Para  ele, tais necessidades estão organizadas hierarquicamente, e a busca para satisfazê-las é o que nos motiva a tomar alguma direção.

A incapacidade do indivíduo de satisfazer uma dessas necessidades aumenta sua motivação para satisfazê-la, ou seja, a pessoa aumentará seu esforço para satisfazer uma necessidade insatisfeita. Caso todo o esforço não a leve a atingir a satisfação, ela ficará frustrada. Por outro lado, quando a necessidade é satisfeita, cessa seu efeito sobre o organismo e aumenta a motivação por outra necessidade de nível superior

Maslow distingue dois tipos de necessidades – primárias e secundárias. As necessidades primárias – que formam a base da hierarquia – são...

necessidades fisiológicas

Dizem respeito a nossa sobrevivência. São as necessidades mais baixas na hierarquia – fome, sede, sono, sexo...

necessidades de segurança

Estão relacionadas a nossa necessidade de proteção contra alguma ameaça real ou imaginária – salário, casa própria, seguro-saúde, aposentadoria, emprego...

 

Segundo Maslow, as necessidades secundárias sãoas afetivo sociais, as de estima e as de auto realização,estas ulyimas constituindo o topo da hierarquia.

 

necessidades afetivo-sociais

Referem-se a nosso desejo de amar e de sermos amados, de pertencermos a um grupo.

necessidades de estima

Relacionam-se a nossa auto-estima, ao desejo de sermos reconhecidos, de termos prestígio, status.

necessidades de auto-realização

Dizem respeito à realização de nosso próprio potencial, como, por exemplo, em tarefas desafiadoras.

 

 

 

Frederick Herzberg, na década de 60, focalizou a questão da satisfação para formular sua

 teoria. Segundo ele, existem dois fatores que explicam o comportamento das pessoas no trabalho...

 

A teoria de Maslow – ainda que largamente aceita – tem sofrido críticas. Uma delas, por exemplo, é que a teoria deixa de considerar que as necessidades variam de cultura para cultura e de pessoa para pessoa. Na medida emque as necessidades mais baixas da hierarquia vão sendo satisfeitas, elas vão dando lugar ás que se encontram nos pontos mais altos da hierarquia. Contudo, isso não é, digamos engessado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (464 Kb)   docx (438.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com