TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de saude e seguranca trabalho

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.084 Palavras (13 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Saúde e Segurança no Trabalho

Profª.EaD: Marcia Aparecida Jacometo

Tutor Presencial: Janaína Sabóia

Discentes:

Bianca Miranda Dourado – RA 6791430644

Maria H. D. A. Demétrio – RA 6751375293

Paulo Sousa Costa Filho – RA 7478704782

 Renata Souto Vellasco – RA 6944449339

Thiago Rodrigues Valverde – RA 6791431037

Valparaíso de Goiás – GO, 02 de Novembro de 2013.

Introdução

Sabe-se hoje, que Saúde e Segurança são imprescindíveis quando o propósito é manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Tais questões estão diretamente ligadas à valorização do elemento humano como primordial para o sucesso de qualquer organização.
Por ser um relevante assunto a ser estudado, exploraremos no seguinte trabalho, alguns aspectos a serem observados e utilizados ao se abrir um empreendimento, bem como a importância de informações que tornam este ambiente seguro e saudável e que faz com que a organização seja valorizada.

Etapa 1

Elementos a serem observados na implementação da pizzaria

Vários elementos devem ser considerados nas instalações de uma pizzaria; atenção a saúde e a segurança do trabalho são indispensáveis na implementação de qualquer empresa. No entanto,  conhecer os equipamentos e as características que são utilizados na organização, faz com que se possa ter um conhecimento de quais são os possíveis danos que poderão acontecer dentro da organização, entretanto, é de suma importância fazer uma identificação dos perigos e, sobretudo, eliminar, previamente, os potenciais danos que os equipamentos, a má utilização dos mesmos ou até a falta de higiene possam trazer para os profissionais ou clientes desse estabelecimento.

A definição do tempo de trabalho dos funcionários, de acordo com a regulamentação, também é de extrema importância, pois, ter a carga horária correta, com hora de entrada e saída, almoço e férias anuais remuneradas faz com que os funcionários estejam menos expostos aos estresses da função e contribui para que as chances dos acidentes de trabalho sejam mínimas. É importante ressaltar, que mesmo havendo todo cuidado dentro da empresa no que diz respeito a saúde e segurança do trabalho, os riscos aos acidentes sempre irão existir e caso o aconteça é fundamental que seja feito um relato junto ao responsável da empresa, para que se possa verificar onde e como surgiram os riscos, e assim, torná-los impossíveis de acontecerem novamente.

Acidente de trabalho

   Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".

  • Principais causas dos acidentes de trabalho:
  1. Ato inseguro: É o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo. Que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: deixar pisos molhados fazendo com que ocorram quedas que ocasionem fraturas, ou lesionem parte do corpo, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas, dirigir em alta velocidade, Manuseio de facas e outros aparelhos cortantes.
  2. Condição Insegura: É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, falta de sinalização, etc.

Profissionais da pizzaria que mais correm riscos de sofrer algum acidente de trabalho

Todos os profissionais da empresa estão sujeitos a algum risco a acidentes, porém segue abaixo os que mais se expõem aos riscos:

  1. Os cozinheiros, devido aos objetos cortantes, fogo, óleo quente etc.
  2. Lavadoras de louças, devido a lavagem de materiais de vidros e objetos cortantes ou, até mesmo, aos produtos químicos.
  3. Os motoboys e manobristas devido aos acidentes de transito.
  4. Os funcionários da limpeza e os garçons devido aos riscos de queda dentre outras coisas.
  5. Os seguranças, devido aos perigos da profissão.

Não se pode dizer que não exista alguma profissão isenta de tal risco, mesmo os profissionais que trabalham na telefonia, recepção, monitoria, caixa, na sociedade, na gerência, na área administrativa, enfim, em qualquer setor, esses riscos, por menores que sejam sempre irão existir.

Para se evitar acidentes de trabalho é imprescindível que o empreendedor tome todas as medidas técnicas e administrativas capazes de minimizar os riscos aos acidentes e a doenças ocupacionais, pois vale lembrar que para se ter sucesso em um empreendimento a empresa não depende somente da qualidade de seu produto, mas também da qualidade de vida dos seus funcionários. Fazer uma análise dos setores, junto a um profissional que atue na área de segurança do trabalho, é indispensável, e deve ser feito antes mesmo da abertura do empreendimento. Trazer segurança aos funcionários faz com que a empresa tenha um futuro mais promissor, uma vez que torna os trabalhadores mais produtivos e capazes de conseguir maiores resultados.

ETAPA 2

Segurança em eletricidade

Quando se fala em segurança no trabalho um dos primeiros assuntos que deve se ter um cuidado especial é a segurança nas instalações elétricas, pois essas instalações devem ser seguras e capazes de garantir a segurança, tanto do trabalhador quanto do usuário do estabelecimento.

 Antes de se iniciar uma instalação elétrica deve ser feito um planejamento e criação de um projeto junto a um profissional que possua formação especifica para tal fim. Os eletricistas possuem um conhecimento prático e teórico de todo cabeamento e fiação elétrica, garantindo a segurança dos equipamentos; além de conhecer as marcas e produtos específicos para cada local e seguir perfeitamente o projeto da construção. É de extrema importância a utilização de produtos de qualidade e em boas condições de uso. Não adianta economizar, optar por materiais de segunda linha ou usados. Os materiais devem ser fabricados dentro das normas técnicas e possuírem o selo de qualidade do INMETRO. As instalações elétricas devem ser mantidas em condições seguras de funcionamento e seus sistemas de proteção devem ser inspecionados e controlados periodicamente, de acordo com as regulamentações existentes e definições de projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (252.8 Kb)   docx (368.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com