TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps mercadologia etapa 3

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - OSASCO
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 7º Semestre

ATPS –3ª ETAPA

 

TRABALHO DA DISCIPLINA DE

                                                              Administração Mercadológica                 

Osasco/SP

[pic 2]

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - OSASCO
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 7º Semestre

ATPS – 3ª ETAPA

        

Trabalho apresentado a UNIAN – Universidade

 Anhanguera de São Paulo – Osasco, como requisito de avaliação

da disciplina de Administração Mercadológica,

Relativo à Atividade Prática Supervisionada (ATPS).

[pic 3]

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - OSASCO
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 7º Semestre

EQUIPE RESPONSÁVEL PELO TRABALHO

Osasco/SP

INTRODUÇÃO

                 Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância das empresas utilizarem a gestão de Marcas. Para toda e qualquer empresa, a marca é seu o patrimônio mais valioso, pois acima de tudo, as marcas nascem para representar valores, objetivos, visão e o empreendimento em si.

Valor e Gerenciamento de Marca

               A definição da oferta a ser feita pela marca é uma terceira responsabilidade dos gerentes de MKT. Um nome de marca é uma palavra ou uma combinação destes para identificar uma oferta e separa-la das ofertas concorrentes. A principal implicação da definição de uma oferta pela marca é que a boa vontade do consumidor, derivada de sua satisfação e de associações favoráveis com uma marca, Pode levar a consolidação do brand equity- o valor agregado que um nome de marca confere a um produto ou serviço, alem dos benefícios funcionais oferecidos. Esse valor tem duas vantagens competitivas distintas para o proprietário da marca. Em um a vantagem competitiva e outra é que os consumidores com frequência estão dispostos a pagar um preço mais alto por um produtos ou serviço com valor de marca. O valor, neste caso, é representado pelo que o consumidor pagara por uma marca em detrimento de outra, quando os benefícios funcionais oferecidos são idênticos.

Criação e valorização da marca

                O valor da marca não surge do anda. É cuidadosamente elaborado e alimentado por programas de MKT que forjam experiências e associações fortes, favoráveis e únicas do consumidor com a marca. O valor da marca reside nas mentes dos consumidores e resulta do que eles aprenderam, sentiram, viram e ouviram sobre a marca ao longo do tempo.

Estratégias de crescimento de marca

Estratégia de extensão de linha: A estratégia de crescimento utilizada com mais frequência é a estratégia de extensão de linha. As extensões de linhas ocorrem quando uma organização introduz ofertas adicionais com a mesma marca em uma classe de produtos que atualmente oferece. Novos sabores, formatos, cores, diferentes ingredientes ou características. Essa estratégia também diminui os custos com a propaganda e promoção porque a mesma marca é usada em todos os itens.

Estratégia de extensão de marca: o forte patrimônio de marca torna possível uma estratégia de extensão de marca, a pratica de usar um nome de marca existente para entrar em uma classe de produtos diferentes. Essa estratégia pode reduzir o risco associado com a introdução de uma oferta em um novo mercado, oferecendo aos consumidores a familiaridade e o conhecimento de uma marca estabelecida.

Estratégia de nova marca: em situações em que a organização chega à conclusão de que seu nome de marca existente não pode ser estendido para uma nova classe de produtos, a estratégia de uma nova marca torna-se adequada. A estratégia de uma nova marca envolve o desenvolvimento de uma nova marca e, frequentemente, uma nova oferta para uma classe de produtos que ainda não era oferecida pela organização.

Cacau Sabor

                 Pessoas que não vivem sem chocolate são fáceis de encontrar. O produto é consumido no mundo todo e, para muitos, não se trata só de um alimento, mas, sim, de uma verdadeira fonte de energia ou até mesmo de um ótimo calmante para aliviar o estresse do dia a dia. Atualmente, o chocolate no Brasil é considerado um alimento moderno, que repõe as energias gastas no dia a dia, e sua popularidade entre os consumidores resultou em seções dedicadas exclusivamente a ele, e lojas específicas. A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela é reconhecida no mercado. Portanto, A marca “Cacau Sabor” deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado. Por isso, a definição do posicionamento do negócio e de suas vantagens sobre a concorrência são fatores essenciais para repensar uma marca ou criá-la. A marca deve assegurar a integridade e a confiabilidade conquistadas ao longo dos anos. Uma estratégia de marketing pode ser totalmente em vão e custar muito caro caso não tenha registrado a marca pretendida. Por esta razão, ao criar a marca, é fundamental fazer uma pesquisa para saber se já alguma semelhante e, em seguida, registrá-la no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (187 Kb)   docx (406.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com