TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps tempos modernos

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Tempos Modernos nos retrata uma realidade presente na época que se passa, mostrando a vida na cidade em tempos de crise, tratando-se da história de um empregado de uma indústria baseada no fordismo, em que os trabalhadores eram submetidos a um grande esforço físico, mental e emocional onde os operários trabalhavam de modo excessivo, sempre com os mesmos movimentos, eram tratados como animais e vigiados o tempo todo. Nas primeiras cenas podemos observar que a linha de montagem e o invento da máquina alimentadora desenvolvida para eliminar o desperdício de tempos de produção, tinham a finalidade de aumentar a produtividade das organizações enfocando apenas a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, acarretando na intensificação do trabalho do operário, o que acaba tornando desnecessária a sua qualificação e provocando no mesmo, lesões por realizar uma única tarefa repetidamente.

No filme, o ator demonstra essa desvalorização do trabalho humano, o que nos leva a uma comparação com a realidade atual onde temos um cenário diferente em que empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. A partir desse contexto, dá se início ao período da administração estratégica.

O funcionário deixou de ser uma mera engrenagem de máquina e passou a ser o sujeito colaborador, contribuindo com o seu recurso intelectual ao desempenhar sua parte no processo de transformação da empresa. Surge o conceito de gestão de pessoas, sendo uma área vulnerável e sujeita a instabilidade frente à cultura que se aplica às organizações. Ela visa cooperar com a organização, em prol de a mesma atingir seus objetivos, utilizando como meio, as políticas de manutenção dos recursos humanos. Em suma, a organização passa a visualizar melhor os impactos que ações podem causar ao seu ambiente, tanto interno quanto externo.

Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. A gestão de pessoas visa à valorização dos profissionais e do ser humano, se preocupando em construir e manter permanentemente um ambiente e clima de trabalho propício ao bem-estar, à motivação e à satisfação de todos os colaboradores.

Dessa forma, é possível compreender a importância da Gestão de Pessoas no sucesso das organizações, pois agora as empresas estão diante de um ambiente marcado por constante competitividade cada vez mais complexo, hierarquizado e especializado sendo necessário que haja a valorização das pessoas e não do cargo que elas ocupam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com