TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Etapa 1 - Filme: Tempos Modernos

Pesquisas Acadêmicas: ATPS - Etapa 1 - Filme: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 5

1) Resumo:

Essa atividade é importante para que identifiquemos as principais características da Gestão de Pessoas que é o conjunto de políticas e conseqüentes metodologias utilizadas por uma Organização, a fim de propiciar o bem estar dos colaboradores, para garantir e atingir metas e resultados.

A Gestão de Pessoas, segundo Chiavenato (2004, p.6 e 7) é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização [...] e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

Uma organização alcança mais resultados positivos através de seus colaboradores quando eles se envolvem com a empresa. Principalmente quando se tem a preocupação em satisfazer os funcionários, para que eles automaticamente se sintam motivados e façam um ótimo trabalho.

2) Relatório: Filme: Tempos Modernos

No filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, relata a vida de um trabalhador no tempo da Revolução Industrial onde havia muita miséria e ainda trabalho escravo.

Trabalhados desempenhavam sua função, trabalhando numa jornada de 14hrs/15hrs por dia, sem nenhum descanso e com horário de almoço reduzido, enquanto o empresário descansava em sua sala, montando quebra cabeça, lendo jornal, tomando um café e quando observava o trabalho dos supostos “escravos”, aumentava ainda mais a velocidade da produção, deixando assim os trabalhadores ainda mais confusos e cansados. Nessa época, empresários tinha somente um objetivo, lucrar e lucrar e faziam de tudo para não ter nenhum tipo de prejuízo, ate tentaram colocar um maquina que se substitui o horário de almoço, a maquina mantinha o operário trabalhando levando comida ate a boca, assim os operários não precisariam sair nem para comer, mas lógico que não deu certo.

No inicio da Revolução Industrial, acreditava-se que o aumento da produção produziria a igualdade social, mas, ao contrario, a abundancia e as novas tecnologias ficaram restritas e só os ricos usufruíam dos seus benefícios.

Trabalho em excesso causa varias consequências, no filme Chaplin por fazer o mesmo movimento por repentinas vezes e por muito tempo, acaba tendo lesões por esforços repetitivos e por conta disso entra em um colapso nervoso (depressão), com todos os problemas causados no ambiente de trabalho, Chaplin é demitido da empresa.

Sempre pensando no próximo, Chaplin foi confundido por um líder grevista e acaba sendo preso. Como naquela época a miséria predominava a sociedade, Chaplin fazia de tudo para continuar preso, pois ali para ele havia comida e conforto.

Depois de um tempo na prisão Chaplin é liberado e arruma outro emprego, que não dura muito tempo por ser tão atrapalhado.

Surge na história outra personagem, uma menina pobre que perde o pai e é afastada das irmãs, se vê só no mundo e tenta sobreviver para isso rouba um pão para não morrer de fome nesse momento os caminhos deles se encontram e juntos enfrentam as dificuldades de uma sociedade em que as coisas matérias têm um valor extremo, o possuir é mais relevante do que o ser.

Então juntos planejam e sonham, em um romance vão atrás de seus desejos. Chaplin é preso varias vezes, a moça consegue um emprego e logo depois que Chaplin é liberado novamente, trabalham juntos em uma Cafeteria.

Como a moça é foragida os dois precisam fugir novamente e largar do emprego, começando assim tudo de novo suas jornadas em busca da felicidade.

“Tempos Modernos é uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade.” (Charles Chaplin, em frase no início do filme).

3) Conclusão

O filme – Charles Chaplin Tempos Modernos faz um comparativo entre a Gestão de uma Fábrica e o processo ideal de Gestão de Pessoas. Para ilustrar o processo tradicional de um RH e de uma gestão moderna.

No processo de gestão de RH de uma fábrica do século XX os gerentes tinham uma função bem clara: fazer o trabalhador render o máximo em termos físicos. Nos tempos anteriores um operário era tratado como uma peça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com