TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atributos Estão Ligados a um Conjunto de Qualidades e Habilidades

Por:   •  7/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Atributos estão ligados a um conjunto de qualidades e habilidades que o líder possui e que devem passar por cima das características importantes para que ele possa exercer sua tarefa. São características que o líder desenvolve para exercer suas funções no seu respectivo cargo.

Obrigações são as responsabilidades, isto é, as atividades que a pessoa tem o dever de exercer para atingir os resultados que dela se esperam.

As competências para liderança são baseadas em atributos, conforme já estudamos neste livro-texto, e atribuições que Klemp chama de práticas, que são o que as pessoas fazem, exercendo suas funções, para obter resultados, como, por exemplo, um líder “orientar a visão e o direcionamento”, “colocar o foco no cliente” e “tomar decisão”. As práticas são o que as pessoas fazem com os atributos que elas detêm atributos estes observados em seu comportamento no trabalho. Conforme Klemp Jr. (1999), “As práticas estão relacionadas ao que as pessoas fazem, exercendo suas funções, para obter resultados”.

Com base no exposto, Klemp Jr. identificou nove “metacompetências”. Esse conjunto foi chamado de “modelo de nove baldes”, sendo cinco “baldes” ou compartimentos de atributos de liderança (estudado na unidade I) e quatro de práticas de liderança.

“Baldes” ou compartimentos de práticas de liderança:

• Balde 6 – “Dizer” (dar a direção): os líderes devem dar a direção correta, delegar, focar nos resultados, tomar decisões, gerenciar o desemprenho dos seus liderados.

• Balde 7 – “Vender” (influenciar pessoas): pelo fato deles influenciarem pessoas, eles criam um ambiente onde os liderados possam desenvolver, e comunicam-se de forma frequente.

• Balde 8 – “Iniciar” (fazer com que as coisas aconteçam): ao invés de deixar os as circunstâncias afetarem seu ambiente ou comportamento, os líderes agem de forma decisiva, disparam as mudanças, buscam melhoria e também correm risco.

• Balde 9 – “Relacionar-se” (estabelecer relacionamentos): os líderes devem compreender a importância de manter relacionamentos sólidos, de confiança e respeito. Relacionamentos em vários níveis, tanto fora da empresa (clientes, parceiros, fornecedores) quanto dentro (pares, superiores, funcionários).

Líderes diferentes passam por situações diferentes que exigem comportamentos diferentes.

A presença de modelos de função bem definidos e de mentores que instiguem uma pessoa a assumir uma posição de líder podem acelerar esse processo. Uma educação bem embasada também é importante por preparar líderes com know-how (exigem formação técnica, habilidade adquirida pela experiência; saber prático) essencial. Não há substituto para a experiência adequada em líderes capazes, afirma Klemp Jr. (1999).

Competências gerenciais, segundo ROBERT E. QUINN

Quinn acredita que existem vários modelos e diferentes modelos, informais e informais que afetam o que se passa nas organizações. Modelos são representações de uma realidade mais complexa, que nos ajudam a retratar e comunicar ideias e a compreender melhor fenômenos mais complicados do mundo real. Segundo Quinn, nossos modelos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com