TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e a eficácia alcançada por estes na organização

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.334 Palavras (14 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 14

Os processos para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e a eficácia alcançada por estes na organização

Jéssica de Souza Rocha

Resumo

Este artigo trata-se de uma apresentação das melhorias alcançadas com a implantação de um Sistema de Gestão da qualidade, os processos no decorrer da implantação, bem como sua eficácia. Proporciona conhecimento de informações e esclarecimentos das melhorias que a organização estudada obteve com a implantação, os desafios, conquistas e vantagens diante do mercado competitivo da atualidade para as organizações que almejam realizar a implantação como um diferencial a fim de manter a sobrevivência da mesma no atual cenário. A excelência na Gestão da Qualidade é essencial e primordial para a confiança dos resultados, melhorias constantes nos processos, fidelização dos clientes, entre outros. Com uma Gestão bem implementada e documentada a organização não só sobrevive, mas vai além e se destaca. E isto que este artigo referencia, o Sistema de Gestão da Qualidade empregado a eficácia obtida, podemos perceber inúmeras melhorias e constantes vantagens dentro deste processo.

Palavras- chaves: Processo, sistema, gestão, qualidade, eficácia.

Abstract

This article is in a presentation of the improvements achieved by the implementation of a quality management system, processes during the implementation, as well as its effectiveness. Provides knowledge of information and clarification of the improvements that the organization studied obtained with the implementation, challenges, achievements and advantages on the competitive market today for organizations that aims to make the deployment as a differential to maintain the survival of the same in the current scenario. Excellence in Quality Management is essential and important for the confidence of results, constant improvements in processes, customer loyalty, among others. With a well implemented and documented management organization not only survives but goes beyond and stands. And that this article references, the Quality Management System employee efficiency obtained , we can see numerous improvements and benefits contained within this process.

Palavras- chaves: Process, system, management, quality, efficiency.

1. Introdução

Devido à globalização fortes recursos e avanços tecnológicos surgiram, o que intensificou o número de organizações de um mesmo segmento, aumentando a concorrência. Com isso o cenário competitivo tomou força na atualidade. O aumento do cenário competitivo possibilitou ao consumidor/cliente a diversidade de produtos/serviços que atendam suas expectativas e necessidades, tendo o poder de escolha e diversas opções no mercado fazendo com que as organizações buscassem por recursos, qualidade e/ou algo para fazer a “diferença”. Sendo assim, as organizações atualmente buscam satisfazer as necessidades dos clientes/consumidores e para manter a sobrevivência de sua organização buscam melhorias e padronizações em seus processos internos e externos. E um dos processos que são executados como busca da qualidade de seus produtos/serviços, e consequentemente o ganho de clientes fidelizados é a implantação de um sistema de gestão da qualidade, almejando a excelência em seus processos, colocando a qualidade como valor intrínseco e satisfação dos clientes.

Colocar a qualidade como valor intrínseco é a melhor forma de sobrevivência. Ela aponta para a preferência do consumidor, o que aumenta a produtividade, levando a uma maior competitividade e assegurando a sobrevivência das empresas. (RUTHES apud Aniceto de Lima, 2010 p.1)

2. Fundamentação

2.1 Relação Qualidade, produtividade e Segurança

Não são poucos os artigos na literatura relacionados à Qualidade, Produtividade e Segurança numa forma mais completa e detalhada [Alves, 1992; Cicco 1995; etc]. Nossa intenção não é nos estendermos no assunto, mas reapresentar, de forma resumida, que indiscutivelmente segurança do trabalho, abrangendo aspectos de saúde ocupacional, é um dos fatores que influenciam na melhoria da qualidade e produtividade, principalmente em indústrias de alto ou médio risco, onde acidentes

maiores podem interromper a produção e fornecimento, e criar clima emocional altamente negativo.

Será que um empregado, trabalhando em condições de insalubridade ou periculosidade, sem meios de proteção adequados, pode ter tranquilidade emocional e saúde necessárias para um contínuo bom desempenho diário? Quais as consequências financeiras, legais e na imagem da empresa em caso de acidentes maiores? Tragédias, entre outras, como as da cidade de Seveso na Itália e Bhopal na Índia, relacionadas com as empresas químicas Givandan-la Roche e Union Carbide são exemplos de como falhas relacionadas com Segurança afetam marcadamente as empresas e seus compromissos com os clientes.

O trabalho desenvolvido evidencia as mudanças e melhorias com a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade em uma organização multinacional, do segmento de indústria química. O mesmo tem como objetivo proporcionar o conhecimento, comparações quanto aos resultados obtidos com este processo de implantação e identificar as vantagens para a organização.

O conceito de Qualidade é complexo e possui inúmeras definições, mas a que define com maior veracidade, que complementa e aborda as demais é “A totalidade dos requisitos e características de um produto ou serviço que estabelecem a sua capacidade de satisfazer determinadas necessidades”. (American Society for Quality – ASQ / The American National Standards Institute – ANSI, 1978).

A Qualidade é constantemente julgada pelo cliente, que leva em consideração não só as características dos produtos, mas também do atendimento, recepção, serviços prestados, pós-vendas, resumindo, sua valorização como consumidor.

Em suma, a busca pela qualidade e excelência da organização está extremamente competitiva e diretamente relacionada ao conhecimento das necessidades dos clientes, sejam eles internos ou externos.

2.2 Coim Brasil Ltda.: Empresa sinônimo de Excelência e de Qualidade

Fundada em 1962, a COIM é especializada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com