TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação e Oportunidades de Trabalho para o Administrador

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estácio de Sá

Atuação e Oportunidades de Trabalho para o Administrador

Abril 2014

Sumário

  1. INTRODUÇÃO....................................................................................................04
  2. QUESTIONÁRIO...............................................................................................05
  3. CONCLUSÃO......................................................................................................07

  1. Introdução

Dos tempos antigos até hoje muita coisa mudou, e com a administração não foi diferente. O administrador teve seu papel ampliado, e necessita possuir várias competências a fim de atingir bons resultados. Suas competências como habilidades conceituais, humanas e técnicas devem ser ajustadas de acordo com a organização e suas necessidades. Para se obter sucesso é necessário ajustar-se a organização, ao contexto em que se encontra e em seus objetivos. O presente trabalho aplicou um questionário, onde teve como objetivo obter um conhecimento maior sobre o perfil de formação de um Administrador, conhecendo suas áreas de atuação bem como identificando as melhores oportunidades de trabalho.

  1. Questionário

Foram entrevistados dois Administradores formados. Um deles ocupa o cargo de Gerente Administrativo Financeiro e o outro trabalha no setor de Recursos Humanos.

Quando questionados sobre qual o papel o Administrador deve desempenhar nas organizações, responderam que se deve ter a capacidade de discernimento para trabalhar com diferentes pessoas, compreendendo suas atitudes, motivações e aplicando uma liderança eficaz, empreender e ser capaz de produzir resultados maiores do que a soma de suas partes, e também, planejar, organizar, desenvolver e controlar.

Sobre qual o perfil que os administradores devem possuir os dois responderam que é assumir o processo decisório das ações de planejamento, organização, direção e controle; adaptação à transformação; comprometimento.

Dos administradores entrevistados, um acha que para ser um bom administrador é necessário ter espírito de liderança, carisma, foco em resultados, capacidade de tomar decisões com base no consenso e não com base na democracia, capacidade de ler e interpretar as emoções dos outros, consciência emocional sobre si mesmo, elasticidade, integridade e ética, e um diz que é ter a capacidade de articular as diversas áreas da organização, e o outro saber negociar conflitos e interesses.

Com o mercado em expansão em diversas áreas, há uma necessidade de se ter administradores formados o ocupando os cargos de gerencias administrativas, recursos humanos dentre outras, assim os administradores veem que é necessário esse profissional nas empresas para que o administrador através de sua competência, saiba atrair, manter e reter talentos, enxergando cada funcionário como colaborador e como um dos maiores patrimônios que a organização possui, onde todos os departamentos executem suas atividades em equipe, de forma harmoniosa, interligada, interagida e inter-relacionada, conduzindo o processo de tal forma que todos não só conheçam os objetivos organizacionais, mas trabalhem com colaboração, cooperação, afinco e dedicação, em prol dos mesmos; e um para que o administrador através de seus conhecimentos e de sua visão realize uma análise da organização e do mercado, verificando as oportunidades, as ameaças, as fraquezas e as fortalezas; e um para que o administrador seja um exímio identificador e solucionador de problemas. Agindo em tempo hábil, procurando fazer do tempo o seu aliado e das pessoas que compõem a equipe verdadeiros parceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com