TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Por:   •  14/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

A auditoria consiste no exame das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, com a finalidade de assegurar se estão de acordo com as disposições planejadas e estabelecidas previamente.

Nos últimos anos, tem sido comum encontrar tanto nos compêndios sobre a matéria quanto nos debates, seminários, congressos e outros eventos acadêmicos uma vasta enumeração de tipos de auditoria. A título de exemplo, citamos, a seguir, algumas das denominações geralmente encontradas para auditoria: a distância; de programas; abrangente; de regularidade; administrativa; de recursos externos; ambiental; de resultados; analítica; de sistemas informatizados; articulada; de tomada de contas; contábil; do planejamento estratégico; da qualidade; especial; da regularidade; financeira; das praticas de gestão; fiscal; de acompanhamento; gestacional; de contas; horizontal; de economia; informática; de eficácia; integrada; de eficiência; integral; de desempenho; operacional; de gestão; orçamental; de legalidade; orientada; de missão; parcial; de otimização de recursos; programática; de prestação de contas; total etc. ( Araújo, 2004).

Segundo Lima (2012), a classificação mais utilizada para diferenciar os tipos de auditoria é dividi-la em interna e externa.

A auditoria interna é realizada por um funcionário da própria empresa, que dispõe de mais tempo e de conhecimento em relação à empresa em questão. Enquanto a auditoria externa é realizada por um profissional que é contratado de fora, garantindo qualquer tipo de interferência não pessoal no seu parecer.

De acordo com estudos realizados por Araújo (2004), a aditoria pode ser classificada quanto ao objetivo dos trabalhos em: contábil ou financeira, operacional ou de otimização de recursos e intregada, esta última não será abordada no presente trabalho.

A auditoria contábil é uma revisãodo patrimônio administrativo através dos registros contábeis com vistas a apurar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação econômica da empresa.

A auditoria operacional consiste na avalição da eficácia da empresa em cumprir seus sistemas, funções, programas e metas na administração de seus recursos. Como destaca Araújo (2004) é o processo de avaliação do desempenho real, em confronto com o esperado, o que leva, inevitavelmente, à apresentação de recomendações destinadas a melhorar o desempenho e a aumentar o êxito dos negócios empresariais.

Bibliografia:

- Araújo, Inaldo da Paixão Santos. Introdução a auditoria operacional. 2ª ed. Rio de Janeiro. FGV, 2004.

- Lima, Rodrigo Otávio das Chagas. Auditoria. Curitiba. IESDE,2012.

- Attie, Willian. Auditoria: Conceitos e Aplicações. 4ªed. São Paulo. Atlas, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com