TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Gestão Estratégica

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE SO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Estratégica

Curso: Gestão Estratégica

Professor: Luiz Alberto Cordioli

Nome do estudante: Paulo

Data: 14/08/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Objetivo de aprendizagem:

Essa AD tem como objetivo despertar no aluno interesse pela busca de informações referentes ao problema apresentado, possibilitando a organização de informações e ideias e o desenvolvimento do raciocínio teórico-prático.

Atividade:

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

Nas páginas 96 a 99 do Livro Didático apresenta-se um roteiro para o desenvolvimento de um Diagnóstico Estratégico em uma empresa varejista. Na página 99 encontra-se o modelo de quadro resumo de análise de concorrência.

A partir do roteiro para diagnóstico estratégico dos concorrentes, pede-se que:

1) Selecione e descreva uma empresa varejista cujo nome comece com a letra do seu primeiro nome. Exemplo: o aluno LUCAS deverá escolher uma empresa varejista que comece com a letra “L”. (4 pontos)

Empresa escolhida: Panvel Farmácias.

Inicialmente apresenta-se um histórico sobre a empresa. Empresa que foi criada em 1973 através dos acionistas das redes Panitz e Velgos e que atualmente é a maior rede de farmácias da Região Sul e uma das maiores do Brasil. Em 1977 a Panvel expandiu a sua área de varejo a partir de uma pesquisa que avaliava a principal motivação do cliente na escolha de uma farmácia. Em 1979 a Rede Panvel chegou a 44 lojas no Estado.

Em 1989 foi lançado o primeiro produto da Marca Panvel, a fralda descartável e em 1998 o grupo inaugurou sua loja virtual.

Com mais de 40 anos de história  Panvel, os clientes encontram não apenas uma farmácia que comercializa medicamentos, mas também um espaço com amplo portfólio de higiene e beleza com diversas opções.

A rede possui mais de 4 mil colaboradores e mais de 350 lojas distribuídas por diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Além disso, a Panvel conta com serviço de call center próprio (SAC e tele-entrega "Alô Panvel"), que abrange toda a região sul do Brasil, e atende todo o país através da loja online Panvel.com, se consolidando como um varejo multicanal.

Ressalta-se também que a Panvel foi pioneira na criação de marca própria dentro do ramo farmacêutico e desde 2006 oferece um Programa Fidelidade, que permite aos consumidores acumular pontos que podem ser convertidos em produtos de higiene e beleza, além de descontos exclusivos.

2) Após descrever a empresa selecionada, analise dois concorrentes desta empresa de acordo com o quadro proposto na página 99 do Livro Didático. (6 pontos)

  • Primeiro concorrente: SESI FARMÁCIA

Variável

Desempenho

Justificativa

Oportunidade

Ameaça

Participação no mercado

x

Pelo fato de esta farmácia se adequar ao programa do governo, acaba sendo uma ameaça por repassar alguns medicamentos gratuitos à população.

Força de vendas

x

Panvel é reconhecida como sinônimo de bem-estar e beleza, onde os clientes não encontram apenas uma farmácia que comercializa medicamentos, mas também um espaço com amplo portfólio de higiene e beleza com diversas opções, ambientes planejados e atendimento de qualidade.

Linha de produtos

x

Variedades de produtos, não sendo somente medicamentos, como também produtos de higiene e beleza e também produtos manipulados.

Preços

x

Preço de medicamentos em geral na PANVEL é mais acessível que no SESI .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (285 Kb)   docx (76.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com