TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de desempenho. Мétodo por incidentes críticos

Artigo: Avaliação de desempenho. Мétodo por incidentes críticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Artigo  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

MÉTODO POR INCIDENTES CRÍTICOS

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Avaliação de Desempenho, do curso de Gestão de Recursos Humanos Estratégico, da FAA Unidade Intensivo, ministrada pela professora Maria Patrícia Cavalcante.

Introdução

A avaliação de desempenho é um instrumento de apoio à gestão que visa identificar e mensurar o grau de contribuição individual ou coletivo que os colaboradores realizaram na execução de suas atividades durante um período pré-estabelecido, tendo um ponto de referência comparativo com as metas estabelecidas pela organização.

Segundo Bulgacou, “É um processo de análise do comportamento das pessoas em relação ao cargo que ocupam. É uma série de técnicas e métodos, cujo objetivo é obter informações sobre o comportamento do profissional em face da descrição e análise do cargo que ocupa”.

A partir da análise de desempenho é possível fornecer aos gestores informações imprescindíveis para as tomadas de decisão relativas a salários, promoções, demissões e planejamento de carreira. Além de possibilitar ao colaborador um feedback da sua atuação.

Métodos:

Atualmente existem variados sistemas ou métodos utilizados pelas organizações para realizar a avaliação de desempenho de seus colaboradores. Os mais tradicionais são:

Escalas gráficas de classificação;

Escolha e distribuição forçada;

Pesquisa de campo;

Incidentes críticos;

Comparação de pares;

Auto-avaliação;

Relatório de performance;

Avaliação por resultados;

Avaliação por objetivos;

Padrões de desempenho;

Frases descritivas;

Método por incidentes críticos

Uma técnica sistemática que enfoca nas atitudes extremas dos colaboradores que representam resultados altamente positivos (sucesso), que devem ser estimulados, e excepcionalmente negativos (fracasso), que devem ser corrigidos através de constante acompanhamento.

Tem como objetivo identificar as tarefas fundamentais do cargo, os deveres importantes e as responsabilidades desempenhadas pelo colaborador que levam ao sucesso.

Essas informações são coletadas através de entrevistas com colaboradores e gestores ou por meio de relatórios escritos pelos colaboradores que ocupam esse cargo.

Vantagens:

Método de fácil montagem e fácil utilização.

É extremamente útil para dar feedback aos colaboradores sobre o seu desempenho;

Reduz a interpretação incorreta derivada da influência dos comportamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com