TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação sobre a prevenção de riscos físicos na actividade de trabalho na Pastelaria Café Moçambicano

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.441 Palavras (14 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 14

        

Otília Fernando Raimundo Ferrão Mendes

Avaliação sobre a prevenção de riscos físicos na actividade de trabalho na Pastelaria e Café Moçambicano

Trabalho a ser apresentado ao docente para efeitos de avaliação

   Docente: Dra.

Vera Januário

UNIVESIDADE PEDAGÓGICA

MASSINGA

2017


Otília Fernando Raimundo Ferrão Mendes

Avaliação sobre a prevenção de riscos físicos na actividade de trabalho na Pastelaria e Café Moçambicano

Licenciatura em Gestão do Recursos Humanos

Prática Técnico Profissional II: Higiene e Segurança no Trabalho

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

MASSINGA

2017

Resumo

O Homem convive com o risco potencial em suas actividades desde as actividades desde as épocas mais remotas. Grande parte das actividades as quais o homem tem se dedicado, apresenta uma serie de riscos em potencial, frequentemente concretizados em lesões quem afecta sua integridade física ou sua saúde. O objectivo de extensão é melhorar as condições de trabalho em uma Pastelaria Café Moçambicano no Município de Vilankulos, que produz pães, doces e salgados. Os riscos físicos no ambiente de trabalho estão expostos frequentemente na execução de diversas tarefas existentes sendo originados frequentemente pela ausência de protecções e dispositivos segurança nas máquinas e equipamentos utilizados em algumas empresas. Neste momento é que a segurança do trabalhador deve ser garantida por meio de acções que contemplam dispositivos de emergência que actuem de forma preventiva na ocorrência dos acidentes reduzindo as condições inseguras do trabalho e os riscos de acidentes

Palavras-chave: Riscos físicos, segurança do trabalhador

1.INTRODUÇÃO

       Este trabalho surge no âmbito da elaboração de projecto de acção na cadeira de Gestão de prevenção no ano lectivo 2017.Cujo o tema é: Avaliação sobre a prevenção de riscos físicos na actividade de trabalho na Pastelaria e Café Moçambicano.

Todos os anos, muitas pessoas em Moçambique lesionam-se no local de trabalho ou sofrem de problemas de saúde graves relacionados com a sua actividade profissional. Por este motivo, a avaliação de riscos é primordial.

A avaliação de riscos tem, assim, por objectivo a implementação eficaz de medidas necessárias para proteger a segurança e a saúde dos trabalhadores. Estas medidas podem ser na ordem da prevenção de riscos profissionais, da informação e formação adequada dos trabalhadores e facultar aos trabalhadores a organização e criação de meios para aplicar tais medidas necessárias (Batalha, 2012).

Todas as profissões envolvem riscos envolvem riscos inerentes à natureza de sua própria especialidade e ao ambiente onde os trabalhadores exercem as suas actividades, podendo ser responsáveis por acidentes de trabalho ou doenças profissionais.  

Deste modo o envolvimento dos trabalhadores é uma condição determinante para o sucesso da avaliação de riscos. O papel activo destes é fundamental para que consigamos transpor as ideias do papel para a realidade de cada empresa. Para que efectivamente o envolvimento dos trabalhadores resulte é necessário que estes sejam consultados (ou os seus representantes) sobre os riscos profissionais, as questões de segurança e as medidas a adoptar.

De acordo com o relatório de inspecção de segurança de segundo semestre de 2017 realizado na Pastelaria e Café Moçambicano pelos estudantes de Gestão e Recursos Humanos da Universidade Pedagógica, constatou-se em uso, alguns fios eléctricos que necessitam de isolamento.

       Tendo em conta a problemática, motivou a autora a levar a cabo o presente projecto de acção com o objectivo de Avaliar a prevenção de riscos físicos nas actividades de trabalho da Pastelaria e café Moçambicano, na perspectiva de contribuir cientificamente na busca de resultados que possam a ser usados na elaboração de estratégias para inverter a problemática.

2.Apresentação do Problema

A selecção de problemas que realizamos teve em conta os critérios de hierarquização de problemas, ou seja dos problemas evidenciados a nível nacional e na região em estudo. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (2007) revela que Moçambique desde 2003 tem superado a média de 500acidentes de trabalho por ano.

Na perspectiva de Moreira (2014), os riscos físicos podem causar consequências negativas para o trabalhador como cansaço, dores de cabeça, diminuição da audição, aumento da pressão arterial, problemas do aparelho digestivo, queimaduras, lesões nos olhos, problemas de visão, câncer, doenças do aparelho respiratório, dores nos membros, choque térmico, prostração térmica, perigo de infarto.

Por um lado o governo mostra o seu compromisso com a problemática de acidentes e doenças relacionadas com o trabalho, por outro lado dados da inspecção de segurança no ambiente de trabalho na Pastelaria e Café Moçambicano no Município de Vilankulos resultou na sua caracterização e no diagnóstico através da sua inspecção constata características dos trabalhadores que nos suscitaram preocupação e que é necessário dar atenção bem como aspectos que denotam comportamentos poucos saudáveis, e nada promotores da saúde e da qualidade de vida que se evidenciam a necessidade de se agir.

Neste contexto acima supracitado propõe-se a realização do presente projecto de intervenção devendo responder as seguintes questões de partida:

  • De que forma os riscos físicos influenciam nas actividades realizadas pelos trabalhadores da Pastelaria e Café Moçambicano?
  • Será que os riscos físicos influenciam nas actividades de trabalho na pastelaria e Café Moçambicano?

3.Justificativa

A pastelaria em questão, esta actuando no comércio de pães e salgados e desde a sua inauguração, nunca foi realizado um estudo de caso para verificação das condições de trabalho que os trabalhadores estão expostos.

Com este documento, o dono de empreendimento saberá ao certo se existem, quais são os riscos que os seus trabalhadores estão expostos e quais as medidas de controlo necessárias para tornar o ambiente de trabalho mais adequado e seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (228.3 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com