TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BADEN BADEN: O DESAFIO DA CERVEJA ARTESANAL AO GANHAR ESCALA

Por:   •  28/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

IPM – INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE

Melissa Marques Passos

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

BADEN BADEN: O DESAFIO DA CERVEJA ARTESANAL AO GANHAR ESCALA

SÃO PAULO – SP

2020

QUESTÕES:

  1. De que maneira a cervejaria Baden Baden diferencia os seus produtos?

R. Para a cervejaria Baden Baden obter sucesso foi preciso investir  em inovação e estratégias de diferenciação, segue abaixo as principais estratégias:

  • Característica: Uma cerveja gourmet com gosto diferenciado das normais que são produzidas em grande escala, possui uma forma diferenciada na produção, seguindo o conceito de um modelo Internacional.
  • Complexidade: A água para fabricação da cerveja vem das montanhas de Campos do Jordão, a fermentação, maturação e filtração tem um processo diferenciado, os ingredientes são todos selecionados e tem acompanhamento direto do mestre cervejeiro, mais etapas para ser produzida.
  • Localização: Foi criado o Chateau Baden Baden local idealizado para apresentar e oferecer experiências com as cervejas da marca, outro ponto importante de localização é a cidade de Campos do Jordão que agrega valor por ser um dos principais pontos turísticos de São Paulo.
  • Marketing de consumo: Produto totalmente artesanal onde até os rótulos são colados manualmente diferenciados.

  1. Apresente os recursos e as capacidades da cervejaria Baden Baden utilizando o modelo VRIO. Uma vez que a Baden Baden passou a ser de um grande grupo cervejeiro, não há riscos de parte desses recursos e capacidades serem perdidos?

 R. Segue modelo VRIO:

  • Valor: Tem valor por ser um produto artesanal, possui sabor, aroma e qualidade diferenciada  e segue o modelo de um conceito internacional.
  • Raridade: Seus componentes são específicos como a água que é adquirida das montanhas de Campos do Jordão.
  • Imitabilidade: Difícil de imitar um produto artesanal onde é acompanhado cada detalhe de fabricação com a experiência do mestre cervejeiro -> Curva de aprendizagem.
  • Organização: A empresa adota políticas para garantir a qualidade de seus produtos tendo um processo de fabricação muito bem organizado, preparado e estruturado.

 Pode haver uma queda na qualidade das cervejas com a incorporação da Schincariol, pois podem querer trocar o método de produção, fabricação e talvez até alterar o gosto das bebidas, por ser outra liderança e ter outras opiniões.

  1. Como gestor da cervejaria Baden Baden, o que você faria com relação aos diferencias do produto?

R. Trabalharia fortemente no marketing do produto mostrando seus diferenciais, faria a diferenciação com o atendimento e suporte para obter o Maximo de valor percebido. Também focaria na área ambiental e campanhas sustentáveis para aumentar o valor da marca no mercado de forma positiva.

 

SÃO PAULO

2020

Melissa Marques Passos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com