TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FABRICAÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL

Por:   •  11/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

A cerveja artesanal originada há milhares de anos antes de Cristo, foi produzida por diferentes povos ao longo dos anos. A composição dessa bebida sofreu várias alterações com o passar do tempo. A produção dessa cerveja se manteve artesanal até a revolução industrial, quando essa bebida passou a protagonizar no comércio.

Na atualidade a um grande crescimento do mercado artesanal desse produto, o Brasil foi um dos maiores produtores de cerveja do mundo em 2017, e essa pratica de produzir cervejas artesanais está fazendo com que surjam várias empresas de pequeno e grande porte no mercado de trabalho fazendo com que a produção dessa cerveja sejam as mais variadas.

No processo de fabricação dessa cerveja temos várias etapas até termos o produto em si, o principal composto orgânico dessa fabricação é o malte, onde ela passa por vários processos até ficar pronto para a produção da cerveja, várias pessoas usam a mesma técnica para a fabricação desse tipo de cerveja, o que muda são a panes os ingredientes que combinados com o grão do malte faz com que fique um produto diferenciado das outras cervejas.

Sendo o produto mais comercializado hoje em dia, a cerveja artesanal é um produto que é bem apreciado entre várias pessoas.

Nos processos de fabricação da cerveja artesanal o grão do malte é moído, para que depois seja cosido para ele liberar algumas proteínas, depois ele passa por um processo de filtragem para retirar os compostos sólidos do liquido do malte ou também chamado de mosto, e esse liquido é fervido para que seja esterilizado para que não tenha nenhuma substancia indesejada na cerveja, é nessa etapa que são adicionados os lúpulos que vão fazer a cerveja ficar com as características diferenciadas das outras cervejas, ai passa pelo processo de clarificação para definir a cor do liquido da cerveja e então o mosto é preparado para a adição das leveduras que atuam em temperaturas diferentes, e também é adicionado oxigênio e o fermento, ficando fermentando por algum tempo dependendo da levedura utilizada e é também necessário controlar a temperatura da fermentação, por causa das leveduras o mosto que foi transformado no liquido da cerveja chamado de cerveja verde é novamente esterilizado e também filtrado para que não fique compostos sólidos e nem substancias indesejáveis, feito isso é inserido o gás da cerveja adicionando dióxido de carbono e por fim o envase, que são engarrafadas o liquido das cerveja ficando mais um tempo na refermentação dentro da garrafa por alguns dias, aí é resfriado e comercializado ou consumido.

A processo que se encaixa como uma síntese seria na fermentação onde o mosto é transformado no liquido que conhecemos hoje que é a cerveja, com a atuação de organismos vivos nas leveduras que contem glicose transformando as em etanol e gás carbônico, sob condições anaeróbicas, essa conversão só dá com a liberação de calor.

E o processo de purificação tem vários tem a fervura que esteriliza o mosto para que não seja infectado o mosto com organismos indesejáveis, e também o processo de filtração onde é separado o liquido dos insumos do malte e também de compostos sólidos que não fazem parte da cerveja.

Na fabricação de cerveja artesanal é necessário seguir os seguintes processos:

  1. Moagem: no moinho é colocado os grãos do malte para que sejam moídos de forma uniforme que não seja nem muito fino e nem muito grosso, nessa etapa é necessária a quebra dos grãos, para que o amido seja exposto e preservando a casca. A grande importância nessa etapa, é que, se for bem executada resulta em uma boa filtrabilidade e clarificação do mosto, e se for mal executada podem resulta em cervejas adstringentes.
  2. Brassagem: em uma panela própria para a fabricação de cerveja artesanal com agua que foi pré-aquecida na temperatura de acordo com o tipo de cerveja desejada, nela foi acrescentado o malte moído, favorecendo a atuação de enzimas na quebra de açucares não fermentáveis em fermentáveis, Esses são aqueles que serão transformados em álcool e em gás carbônico. 
  3. Mosturação: em seguida deixe cozinhar em cerca de 60 a 90 minutos, para que haja a hidratação do malte, e enquanto as enzimas são ativadas, favorecendo a conversão de amidos em açucares fermentáveis. Deixe repousar, e enquanto isso colete uma amostra, e sobre uma superfície branca pingue uma gota de iodo, se ficar preto ainda a presença de amido, após isso espere 15 minutos e faça o teste novamente se ficar marrom, essa etapa está completa. Volte aquecer até o líquido estivem em uma temperatura de 75ºC e desligue o fogo.
  4. Filtragem: é separação da parte da solução açucarada do bagaço e também das impurezas do mosto, por meio de um processo de clarificação ou recirculação, é pego um pouco do liquido despejando dentro da panela contendo uma peneira limpa corretamente para que se ocorra a filtração dos resíduos sólidos e fique só o liquido repetindo este processo várias vezes até percebe-se que não há mais resíduos sólidos no liquido. Esta fase, apesar de lenta é de extrema importância para a qualidade do produto final.
  5. Lavagem: comece a transferir o mosto para a segunda panela, e sempre que ele estiver a 2 cm acima da camada de grãos, acrescente agua previamente aquecida até que encha a panela. Quando o mosto se encontrar mais límpido ocorre a etapa de lavagem para que os açúcares residuais do malte sejam extraídos através de altas temperaturas, e em seguida o mosto é colocado na tina de fervura.
  6. Fervura: leve a panela no fogo, assim que começar a ferver acrescente 15g de lúpulo, após 55 minutos de fervura acrescente o restante e espera mais 5 minutos e desligue. A intensa fervura, tem por objetivo esterilizar o mosto, isomerizar o lúpulo, que é quando o lúpulo libera suas enzimas e óleos essenciais que dão sabores diferenciados as cervejas, também é importante para acertar a densidade inicial da cerveja e evaporar compostos indesejáveis da mistura. A lúpulos de amargo e de aroma, sua ordem de adição é opcional de cada cervejeiro.

Deixe repousar por 2 minutos, depois mexa o bem para que os sedimentos se concentrem no fundo da panela, e deixe água repousar. Observação: a partir de agora borrife ácido peracético em abundancia para sanitizar tudo que entrar em contato com o liquido.

  1. Resfriamento: agora, abra a torneira e transfira o líquido para o fermentador já sanitizado faça isso com cuidado para que os resíduos do fundo não serem transferidos para o fermentador, tampe o balde e coloque-o em um isopor já sanitizado, com gelo até o mosto atingir 30°C.

O resfriamento é uma etapa importante para que o mosto atinja a temperatura ideal para adição de levedura e evitar a contaminação do mosto. A temperatura escolhida dependerá do tipo de fermentação desejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (233.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com