TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE REFRIGERAÇÃO CÂMARA DE REFRIGERAÇÃO PARA ARMAZENAMENTO DE CERVEJA ARTESANAL

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal do Triângulo Mineiro[pic 1]

Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas

Carolina Moreno de Freitas

Francieli de P. Gomes

Isabela Cardoso Ramos

Kellen Heloisa Lechinovski

PROJETO DE REFRIGERAÇÃO

CÂMARA DE REFRIGERAÇÃO PARA ARMAZENAMENTO DE CERVEJA ARTESANAL

UBERABA – MG

JULHO DE 2017

[pic 2]      UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Carolina Moreno de Freitas

Francieli de P. Gomes

Isabela Cardoso Ramos

Kellen Heloisa Lechinovski

PROJETO DE REFRIGERAÇÃO

Projeto apresentado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro como parte dos critérios de avaliação da disciplina curricular Refrigeração e Cadeia do Frio do curso de Engenharia de Alimentos ministrada pelo docente Gustavo Araújo Teixeira.

UBERABA – MG

JULHO DE 2017[pic 3]

Sumário

LISTA DE SÍMBOLOS        4

1 - INTRODUÇÃO        5

1.1 Histórico        5

1.2 Equipamento a ser dimensionado        6

1.3 Produto e embalagem        6

2 - OBJETIVO        7

3 - MATERIAL E MÉTODOS        7

3.1 Dados de projeto        7

3.2 Equações        8

4 - RESULTADOS        8

4.1 Cálculo da carga térmica absorvida pelas paredes ()        8[pic 4]

4.2 Cálculo da carga térmica de troca do ar ()        9[pic 5]

4.3 Cálculo da carga térmica de produto e embalagem ()        9[pic 6]

4.4 Cálculo de carga térmica mista (        10[pic 7]

5 – LAYOUT        11

6 - PESQUISA DE MERCADO        13

7 - CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14


[pic 8]

LISTA DE SÍMBOLOS

Q: carga térmica

U: Coeficiente global de troca térmica

A: área

: Variação da temperatura[pic 9]

Vint: Volume interno

m: Taxa mássica

Cp: Calor específico

W: Potência

x: Espessura do material

: Condutividade térmica[pic 10]

C: Comprimento

L: Largura

H: Altura

V: Volume total

1 - INTRODUÇÃO

1.1 Histórico

A empresa Prazer do Malte é bastante recente, inaugurada em 03 de maio de 2017, tendo como sócios Carlos “Mutão”, Oziris Borges e Sabrina Chaban. A ideia principal não é atuar como uma distribuidora de cervejas em garrafas, mas sim como uma estação onde se possa encher um growler e consumi-la em outros lugares, ou seja, o foco não é o consumo no local. A empresa conta uma câmara fria e tem à disposição diariamente diversos estilos de cerveja.

A cadeia produtiva do setor cervejeiro brasileiro movimenta R$ 74 bilhões, respondendo por 1,6% do PIB nacional e 14% da indústria de transformação, segundo os dados de uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas para a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (Cerv Brasil). Em 2015, o mercado das cervejas artesanais apresentava 0,7% do volume total de cervejas no país, que representava um volume de aproximadamente 91 milhões de litros anuais. O Brasil fechou 2015 com 372 cervejarias artesanais no país, com crescimento de 17% em relação a 2014. (FILHO, 2011)

O processo de fabricação varia com o tipo de cerveja artesanal a ser produzido, sendo as principais etapas: moagem do malte, que consiste na rápida exposição dos componentes do malte reduzindo o tamanho do grão; mosturação, etapa de adição de água, a tempo, temperatura e pH controlados, para ativação de enzimas que convertem o amido em açúcares fermentáveis e não fermentáveis; Filtração do mosto, trata-se da separação da parte sólida insolúvel da massa do filtrado; Ebulição do mosto, etapa de adição do lúpulo e tem como principais finalidades a eliminação de substâncias voláteis indesejáveis e esterilização e fixação da concentração final do mosto; fermentação, onde ocorre a adição da levedura da cultura selecionada para o tipo de cerveja que se pretende produzir; maturação, que corresponde ao período de estacionamento da cerveja a temperaturas adequadas para liberar componentes voláteis indesejáveis; estabilização, para estabilizar e fixar as propriedades da cerveja; clarificação, eliminando o restante dos elementos em suspensão e, por fim, envase.

1.2 Equipamento a ser dimensionado

Uma câmara fria é qualquer espaço de armazenagem, que tenham as suas condições internas controladas por um sistema de refrigeração, devendo manter a temperatura interna inferior a temperatura externa. A câmara escolhida para o projeto possui as dimensões 4,43ft x 12,30ft x 8,20ft de altura, e se encontra ajustada para 0°C com uma variação em torno de 2°C. O consumo de cerveja não sofre grandes variações por períodos do ano, apenas pequenas alterações em determinados dias da semana, como um maior consumo aos finais de semana. Como serão consideradas as condições mais severas, a quantidade de entrada de cerveja será de 534,93 lb, referente a um dia de abastecimento, e apenas uma pessoa realizando-o.

1.3 Produto e embalagem

As cervejas são transportadas à temperatura ambiente, ou seja, a temperatura de entrada do produto corresponde a aproximadamente 85°F e são refrigeradas a 32°F. O calor específico do produto sofre pequenas alterações, variando de 0,92 Btu/(lb°F) a 1,002 Btu/(lb°F) > FONTE dependendo do tipo e da composição da mesma. Sabendo dessa variação, será considerado o maior calor específico. A temperatura de congelamento da cerveja é 28°F, podendo-se constatar que não ocorre o congelamento. As cervejas são envasadas em dois tipos de barris, de inox e de PET (Polietileno Tereftalato) com capacidade de 30 litros ambos, como pode ser observado nas Figuras 1 e 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (612.5 Kb)   docx (622.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com